Anúncio

Notícias

Desmontam o MacBook Air M3 e encontram esta pequena grande surpresa

Uma mudança na configuração de armazenamento que faz uma grande diferença

Desmontam o MacBook Air M3 e encontram esta pequena grande surpresa
David Bernal Raspall

David Bernal Raspall

  • Atualizado:

Como já é tradição, a iFixit desmontou os novos MacBook Air com chip M3. Um desmonte que passaria despercebido se não fosse por uma pequena mudança no modelo de entrada que faz uma grande diferença. Uma mudança na configuração de armazenamento do dispositivo que o coloca no mesmo nível dos outros modelos e à frente de seus antecessores com a mesma configuração.

Apple Store Download

Dois chips em paralelo equivalem a mais velocidade

Ao contrário de seu antecessor, equipado com o chip M2, o novo MacBook Air M3 com 256 GB de armazenamento vem com dois chips de 128GB cada. Essa mudança aparentemente pequena é na verdade um avanço muito significativo que resulta em velocidades de SSD consideravelmente mais rápidas, marcando uma melhoria substancial em relação ao modelo anterior.

Os primeiros testes, realizados por Max Tech no Youtube, com a ferramenta Disk Speed Test da Blackmagic e com um arquivo de teste de 5GB, já revelaram mudanças. Comparando os resultados dos modelos M2 e M3 do MacBook Air de 13 polegadas com 256GB de armazenamento e 8GB de RAM, o SSD no modelo com o chip M3 alcançou velocidades de gravação até 33% mais rápidas e velocidades de leitura até 82% mais rápidas em comparação com o SSD no modelo com o chip M2. Um aumento de desempenho muito significativo que agora foi confirmado fisicamente ao ver a configuração de chip duplo.

A decisão da Apple de optar por um único chip de armazenamento de 256GB para o modelo base do MacBook Air M2 gerou conversa na época. Por não poder aproveitar a combinação de dois chips em paralelo, a velocidade era mais baixa do que em outras configurações, como as de 500GB, que usavam dois chips de 256. Agora, até mesmo a configuração básica, a de 256, usa um armazenamento de dois chips de 128GB, tanto para o modelo de 13 quanto para o de 15 polegadas do MacBook Air.

É verdade que notar essa diferença de velocidade requer bastante do equipamento, pois no dia a dia normalmente não a perceberemos. Dito isso, a mudança é claramente bem-vinda. Além disso, a desmontagem que podemos ver no vídeo deste artigo revelou que os modelos de MacBook Air M3 têm um design interno praticamente idêntico aos modelos M2.

Apple Store Download

No entanto, a desmontagem do MacBook Air M3 pela iFixit confirmou essa pequena, mas importante mudança na configuração de armazenamento para os modelos de entrada. Uma mudança que nos permitirá desfrutar das mesmas velocidades de gravação e leitura que em qualquer outra configuração de armazenamento. Sem dúvida, ótimas notícias.

David Bernal Raspall

David Bernal Raspall

Arquiteto | Fundador do hanaringo.com | Instrutor em tecnologias Apple | Escritor na Softonic e iDoo_tech, anteriormente na Applesfera

Os mais recentes de David Bernal Raspall

Diretrizes Editoriais