Anúncio

Artigo

Declaração do IRPF 2014 já pode ser enviada a partir desta quinta-feira (06/3), via PCs, smartphones e tablets

Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

A partir desta quinta-feira (06/03), os contribuintes brasileiros já podem enviar sua Declaração do Imposto de Renda de 2014 à Receita Federal.  O envio do documento já está liberado desde às 8h da manhã de hoje e a entrega deve ser feita até o dia 30 de abril, mais precisamente até às 23h e 59 minutos.

Além do envio da declaração do IR pela internet através de um PC ou notebook (baixe o programa do IRPF 2014 aqui), neste ano os contribuintes poderão usar também seus smartphones e tablets. O aplicativo leva o nome de Pessoa Física e é compatível com dispositivos Android (Google) e iOS (iPhones e iPads). O programa pode ser encontrado nas lojas virtuais de ambos os sistemas, ou aqui no Softonic para Android e iOS.

Declaração do IRPF 2014 já pode ser enviada a partir desta quinta-feira (06/3), via PCs, smartphones e tablets

No entanto, para aqueles que vão optar por fazer a declaração em seus dispositivos móveis, aqui vai um lembrete: o m-IRPF traz algumas restrições. Não podem utilizá-lo, por exemplo, os contribuintes que receberam rendimentos do exterior ou os que auferiram ganho de capital. Além disso, o aplicativo é utilizado exclusivamente para apresentação de declaração original, ou seja, o m-IRPF não permite o envio de declaração retificadora. A Receita Federal disponibilizou a relação completa dos casos de impedimento. No entanto, o próprio órgão acredita que até 90% das declarações poderão ser entregues por meio de smartphones ou tablets.

Vale citar também que há algumas limitações de funcionalidade, impostas muitas vezes pelo sistema operacional do dispositivo móvel, como por exemplo:

  • não é possível imprimir a declaração (deve-se armazenar a cópia da declaração e, posteriormente, imprimi-la usando o Programa IRPF instalado em um microcomputador);
  • não há o salvamento automático da declaração após a transmissão no sistema operacional iOS (o próprio usuário deve promover a cópia da declaração transmitida);
  • não é possível usar navegadores de internet de terceiros, pois o m-IRPF funciona somente nos navegadores nativos dos sistemas operacionais Android e iOS.

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais