DayZ: guia do iniciante para sobreviver às suas primeiras horas de jogo

DayZ é um jogo cruel, onde o novato é usado como isca para zumbis famintos ou para diversão de jogadores sádicos. Diante da ausência de tutorial no jogo, decidimos compilar alguns conselhos de sobrevivência, enquanto você debuta nesse fantástico jogo online!

Oriente-se

O ponto de partida no DayZ é quase aleatório: vamos dizer que você começa num ponto qualquer de uma lista. A imensa maioria está concentrada na costa sul da ilha de Chernarus. As grandes cidades do sul, como Elektrozavodsk e Chernogorsk, podem parecer atraente com relação aos pontos de interesse, mas na verdade, estão infestados de grupos de jogadores armados e sem escrúpulos. Fuja das cidades do sul como o diabo foge da cruz!

Uma boa estratégia consiste em visitar as cidades mais remotas e recuperar o material de sobrevivência básico. A população de jogadores é menor em lugares assim (mas atenção com os zumbis, são bem numerosos nos vilarejos das montanhas).

Aconselhamos usar esse mapa interativo para localizar os pontos de interesse, sabendo que você pode se orientar pela posição do sol (que nasce ao leste e se põe ao oeste), pela direção das nuvens (no DayZ, elas sempre se movem do oeste ao leste), ou pela estrela da noite (que aponta sempre para o norte).

Caso você esteja perdido, siga as linhas elétricas indicadas no mapa. Elas levam você à capital Chernogorsk.

Siga as linhas elétricas, último recurso que salva.

Seja bastante discreto

Quando uma nova partida é iniciada em DayZ, você está sem equipamento e material médico. Fatalmente vulnerável. Talvez seja necessário enfrentar outros jogadores e zumbis na porrada. Mesmo que você vença, o combate pode consumir muitas energia e deixá-lo com feridas que podem sangrar e infeccionar.

A não ser que você esteja em campo aberto, é totalmente desaconselhável correr como um louco: além de ficar visível para todos, você fará muito barulho e os zumbis não terão nenhum problema em achar sua localização. Perto de uma cidade ou de um vilarejo, fique sempre agachado. Não corra.

Os zumbis usam a visão e a audição para detectar alguém, portanto, fique esperto. Se for preciso se deslocar por uma superfície ruidosa (concreto, placas laminadas), deite e rasteje até encontrar qualquer superfície segura. Se você avistar um zumbi, deite e saia lentamente do campo de visão dele.

Se você for identificado pelos mortos-vivos, só existe uma solução: corra para o mais longe possível, saia da cidade até que você tenha desaparecido do campo de visão. Uma vez escondido na floresta ou atrás de um banco, certifique-se que o zumbi parou de perseguir você. Então pode voltar, com muito cuidado, para a cidade.

Não se envolva numa luta. Apenas entre em um combate se você tiver certeza de que pode matar o oponente sem sofrer dano (com uma arma de fogo, por exemplo).

DayZ Night Light

Evite usar focos de luz durante a noite. Você pode ficar visível de muito longe.

O mesmo serve contra outros jogadores humanos: evite confrontos inúteis porque muitos jogadores viajam em bando, e um alvo que parece isolado pode ter três amigos escondidos um pouco mais longe. Avance sempre escondido atrás de muros e edifícios e olhe ao redor para ter certeza que nenhum outro jogador armado esteja por aí (não se esqueça de olhar nos telhados dos edifícios das grandes cidades, o paraíso dos snipers).

Enquanto você explora os edifícios, sempre feche as portas atrás de você: uma porta aberta indica a passagem recente de um jogador e dá uma boa indicação aos bandidos de sua localização. Não corra dentro dos edifícios, os ruídos dos passos são escutados de longe.

Se você jogar a noite, nunca use a lanterna: a luz entregará sua posição num piscar de olhos para os zumbis e, principalmente, para os humanos. É preferível ir às opções de jogo para colocar os ajustes de gama no máximo.

Sempre que for possível, use a tecla Alt do teclado para você olhar tudo ao redor. No DayZ, o primeiro jogador que localizar o outro tem um vantagem incomensurável.

Escolhendo direito o servidor

Para começar o DayZ, é preciso escolher um servidor. Filtre a lista de servidores disponíveis para mostrar quais estão em português (ou inglês, se for o caso): a comunicação é importante, e certos servidores podem excluir aqueles que falem outro idioma. Além disso, os jogadores têm a tendência de ser hostis com aqueles que não falam a língua deles.

Um outro parâmetro a ter em conta quando você escolhe um servidor (fora o ping habitual que indica a velocidade da conexão) é o número de jogadores conectados. Um servidor escassamente povoado permite explorar o mapa livremente sem se arriscar a cruzar com um jogador em cada esquina. Ao contrário, um servidor cheio de gente será bem mais perigoso e você correrá o risco de cruzar com gangues de jogadores armados e organizados.

Outros critérios devem ser levados em conta: alguns servidores oferecem turnos de noite/dia, seguindo o tempo real, que ajuda a decidir se você deseja ativar a vista em terceira pessoa, proíbem ou incentivam o confronto entre os jogadores, etc.

DayZ Group Prisoner

Passear sozinho em um servidor superpopuloso pode deixar você em situações perigosas

Escolha o servidor que corresponda melhor ao seu estilo de jogo. Saiba que é melhor se fixar em apenas um: se conhecer os membros da comunidade, talvez eles parem de atirar em você sempre que o vejam. Alguns servidores são ligados a fóruns ou aos canais de discussão (via Mumble ou Teamspeak).

Viajar com colegas é bem menos perigoso: os personagens isolados não o atacarão e você pode aproveitar certas interações que só acontecem em grupo (como as preciosas transfusões de sangue para recuperar energia).

Tenha em mente que nem todas as pessoas que cruzarem o seu caminho serão hostis. Enquanto você não encontrar um jogador humano agressivo, baixe a guarda. Anuncie suas intenções no microfone e você poderá ganhar um companheiro de viagem! Mas saiba que até o mais pacífico dos comparsas pode se transformar em inimigo quando ambos encontrarem o único fuzil de assalto M4…

Para não morrer (muito rápido)

No DayZ, é possível correr para escapar dos zumbis e dos jogadores agressivos, mas você não pode escapar da fome ou doença sem as devidas precauções. A fome e a sede aparecem rápido na forma de legendas na tela: recolha o máximo de latas que puder no seu inventário.

Para abrir as latas de conserva, você precisará do abridor de lata (você também pode usar outras ferramentas, como chave de fenda ou faca, mas elas estragam rapidamente e você ainda perde comida na abertura). Quando você comer, alimente o personagem até ele estar satisfeito. Se você ultrapassar este limite, ele vomitará.

Em relação à bebida, você só precisa de um garrafa de água ou cantil cheio. Ao contrário da comida, é possível encontrar água em vários pontos espalhados pelo mapa. Verifique o mapa com frequência para encontrar um ponto de água próximo e beba até saciar o personagem.

As fontes encontradas no mapa apresentam um risco de contaminação bacteriana muito baixa. Dá para usar as pastilhas de descontaminação antes de beber, mas tenha em mente que o risco de infecção é baixo e que você pode beber sem muita preocupação.

DayZ low health

A visão desprovida de cor indica um nível muito baixo de saúde..

Quando você encontrar o material de sobrevivência básico, procure rapidamente por um hospital para pegar medicamentos e kits de primeiros socorros. Partir para a aventura sem medicamentos significa correr riscos imensos: quebrar uma perna ou ficar doente no meio da montanha sem assistência médica é um problemão.

Se isso acontecer, peça para um amigo ou a algum desconhecido no fórum (ou em qualquer canal de discussão em troca de alguma recompensa), para socorrer você. Não hesite em desconectar do servidor para minimizar as sequelas do acidente. Só comunique sua posição por mensagem privada para evitar os mal intencionados de plantão.

Quando você sofrer dano, o medidor de saúde (invisível na tela) diminui e você pode começar a sangrar. Para interromper o sangramento, abra o inventário e aplique um curativo (você também pode fazer curativos rasgando a roupa).

O único método de conhecer seu estado de saúde é ver a saturação das cores na tela. Uma vista cheia de cores vibrantes significa boa saúde, enquanto que uma vista monocromática se traduz em agonia do personagem. Nesse caso, você pode tentar a recuperação lenta dos pontos de vida, sabendo que a regeneração é triplicada se seu personagem estiver bem alimentado e hidratado.

A melhor solução é usar outro jogador para realizar transfusão de sangue. Se você tem uma arma e poucos escrúpulos, você também pode roubar um pobre desconhecido para forçá-lo a dar o precioso sangue. Se a sua vida estiver caindo muito ou não estiver alimentado, você cai inconsciente. Nesse caso, você pode ser salvo com uma solução salina administrada por outro jogador.

Esperamos que esses conselhos ajudem a sobreviver por mais tempo no mundo sem misericórdia de Chernarus. E não se esqueça que a morte faz parte do DayZ. Não importa sua prudência ou estratégia, você pode morrer do jeito mais injusto. Aceite este destino e renasça sempre mais forte para tornar-se um dos sobreviventes que conta a história sobre como derrotou um exército de zumbis e sobreviveu a uma emboscada contra seis jogadores fortemente armados. O verdadeiro herói de Chernarus.

Baixe Dayz para Windows

[artigo original em francês]

Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados

Ver todos os Top apps