Curso de informática básica 6: como usar o e-mail

Eu não consigo imaginar como seria a vida atual sem o correio eletrônico. Quando você começa a usar o computador, ter uma (ou várias) contas de e-mail é fundamental. Além de enviar mensagens para amigos e familiares, você usa vários serviços de e-mail para bater-papo, acessar redes sociais, etc.

Ter uma conta no Gmail, no Yahoo! ou no Hotmail é como ter a caixa de correio tradicional, só que no seu computador. Quer conhecer um pouco mais sobre e-mails? Vamos em frente!

O que é um e-mail?

Basicamente, um e-mail é uma forma muito prática de se comunicar com outras pessoas. Exatamente como escrever cartas, mas sem a necessidade de usar papel, selo e serviços de envio. Basta saber o endereço de e-mail para quem você quer mandar a mensagem e escrever o que quiser.

Então, para resumir em poucas palavras, um e-mail é um correio eletrônico.

O que podemos mandar?

Além de texto, o correio eletrônico permite que você envie fotos, links para outras páginas ou qualquer outra coisa que você queira compartilhar.

Posso enviar e-mails de qualquer computador? Sim, depois de criar sua conta, você manda correios eletrônicos de qualquer computador com conexão à Internet.

Ainda que pareça óbvio, isso só funcionará se você souber o endereço e a senha do seu e-mail.

Então, por onde começar?

A primeira coisa a fazer é escolher um serviço de e-mail. Existem milhares disponíveis, sendo que os mais populares são Gmail, Hotmail e Yahoo, entre outros.

Seja qual for a sua escolha, o mais importante é que estes três são grátis e você cria uma conta sem complicações.

Como criar uma conta?

Depois de escolher o serviço de correio eletrônico, você tem de preencher alguns dados básicos como nome, sexo, localização e etc. Digite o que for necessário e, mais importante, escolha um endereço de e-mail fácil de lembrar e uma senha segura.

O Arroba: o caractere @ é conhecido como arroba e é um dos símbolos mais populares da Internet.

Para escrevê-la em um teclado em português, use o atalho AltGr + 2 ou Shift + 2, dependendo da configuração que você usa.

Escreva o seu primeiro e-mail

Conta de e-mail criada, chegou o momento de escrever uma mensagem. Ainda que os passos variem de serviço para serviço, a mecânica é muito parecida e não tem o que errar. No nosso caso, vamos ver como funciona no Gmail.

1. Clique em escrever e-mail:

2. Alguns campos são fundamentais para que seu e-mail funcione. Em “Para”, digite o endereço de e-mail do destinatário. Em seguida, você pode adicionar o título do correio em “Assunto” e, no corpo da mensagem, escrever o que quiser.

3. Clique em “Enviar”. Se tudo foi feito corretamente, sua mensagem irá diretamente para a “Caixa de Entrada do destinatário.

E como eu leio as minhas mensagens?

Em um lugar chamado “Caixa de Entrada” – é ali que chegam os e-mails para você. À medida em que você usa o e-mail, verá que é importante organizar pastas, eliminar mensagens inúteis e salvar as mais importantes.

Leve em consideração

Entre as pastas da sua conta de e-mail, você verá que existe uma chamada “Spam” ou “Lixo eletrônico”. Esta pasta guarda as mensagens que o serviço de e-mail considera inapropriadas. Algumas delas são de conteúdos ofensivos, publicitários ou até perigosos.

Existe algum risco em abrir uma mensagem de alguém que eu não conheço? Na maioria das vezes, os spams são apenas incômodos, ocupam espaço no nosso e-mail e nos dão o trabalho de ter de apagá-los. Entretanto, algumas vezes podem ser mensagens perigosas, com vírus ou outras ameaças. Nesta hora que entra o clássico vale mais prevenir, que remediar. Apenas abra mensagens de remetentes que você conhece.

E agora? Vamos criar uma conta de e-mail?

Crie um e-mail no Gmail

Crie um e-mail no Hotmail

Crie um e-mail no Yahoo

Outros artigos

Para ler outros capítulos do Guia de Informática Básica, clique nos links abaixo:

Capítulo 1: Ligar e desligar o computador

Capítulo 2: Mouse e Teclado

Capítulo 3: Arquivos e Pastas

Capítulo 4: “Está tudo minúsculo!”

Capítulo 5: “A Internet e as páginas Web”

Carregando comentários