Anúncio

Artigo

Cuidado com arquivos falsos do MSN

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Isso mesmo! Muito cuidado ao baixar o MSN da internet. Se já devemos sempre verificar com atenção a origem dos arquivos executáveis que instalamos, a precaução deve ser redobrada se você ainda quer fazer o download do Messenger.

Cibercriminosos estão se aproveitando do polêmico fim do MSN para oferecer arquivos falsos e roubar dados de usuários.

A data de fechamento do Messenger se aproxima – 30 de abril, no Brasil – e com isso, aumenta a insegurança dos internautas. O Brasil é um dos maiores mercados do MSN, que tem aproximadamente 30,5 milhões de usuários.

A união desses dois fatores cria o contexto perfeito para a ação dos criminosos virtuais, que se aproveitam para disseminar na rede todo o tipo de arquivos maliciosos como se fossem o MSN.

Profissionais da Kaspersky, renomada empresa desenvolvedora de antivírus, já detectaram diversos sites registrados no Brasil – e no exterior – com o único objetivo de distribuir arquivos falsos e invadir o computador de quem os instala.

Uma lista de webs mal-intencionadas divulgada pela Kaspersky inclui: meuportaldownloads.com, baixarmsndownload.com.br, downloadmsnbaixar.com.br e msnmessengerlive.com.br. Mas a relação pode ser bem maior.


Site falso oferece arquivo malicioso para download como se fosse o MSN (Fonte: Securelist)

Como evitar arquivos falsos do Messenger

Neste caso específico, a melhor solução é não procurar arquivos do Messenger na internet. Como o programa de bate-papo já está a ponto de fechar as portas, o mais recomendado é migrar de uma vez para o Skype, o substituto oficial.

Outra dica para evitar fraudes e invasões no seu computador: sempre faça o download de arquivos de sites que você conhece e são recomendados por quem você confia. Além disso, mantenha o seu antivírus atualizado sempre.

Aproveite e faça o download seguro do Skype.

[Via Securelist]

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais