Anúncio

Dicas e truques

Incidente do voo da Malaysia Airlines é usado como isca para espalhar vírus no Facebook

Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Assim como acontece em todos os grandes acontecimentos que ganham destaque pelo mundo, o misterioso desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines caiu nas graças dos criminosos virtuais. O assunto está sendo usado como isca para espalhar códigos maliciosos pelo Facebook por meio de um suposto vídeo. O alerta foi dado por Fábio Assolini, especialista de segurança da Kaspersky, a partir da sua conta no Twitter.

Assim como acontece em outros golpes do gênero, os criminosos virtuais usam a velha e boa engenharia social para conseguir instalar os vírus. Eles utilizam a imagem de um suposto vídeo com uma mensagem – em inglês – indicando que o avião desaparecido foi encontrado em algum ponto perto do Triângulo das Bermudas (uma região bem distante de onde o desaparecimento ocorreu) e afirmando que os vídeo são chocantes. Para reforçar o golpe, a imagem do avião em questão é semelhante ao modelo da Malaysia Airlines, mas, claro, pertence a um outro incidente. O uso de um importante portal de notícias e um número fictício de compartilhamentos complementam o disfarce que pode induzir o internauta a acessar o conteúdo.

Cybercriminosos usam incidente da Malaysia Airlines para infectar computadores

No entanto, ao clicar no “vídeo”, o download de um arquivo executável é feito no PC da vítima. Ao ser instalado, o computador é infectado com spywares (vírus espiões) que podem roubar dados privados do internauta, como senhas bancárias, de cartões de crédito, redes sociais, e-mails, entre outros.

O ideal para essas situações é usar fontes confiáveis (sites de notícias, portais, etc.), acessando-as diretamente pela barra de endereços do navegador. Evite clicar em e-mails de origem desconhecida ou posts em redes sociais que lhe pareçam suspeitos. E, no caso do avião da Malaysia Airlines, considerando que ele ainda não foi sequer localizado, nem pense em clicar em vídeos sobre o assunto. E, claro, mantenha suas soluções de segurança (antivírus, antispyware, etc.) devidamente atualizadas, ok?

Aliás, por falar em segurança, saiba quais são os melhores antivírus para manter seu PC seguro em 2014.

[Fonte: @assolini]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga@softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais