Anúncio

Artigo

Comparativo de navegadores 2014: Chrome, Firefox, IE e Opera

Comparativo de navegadores 2014: Chrome, Firefox, IE e Opera
Daniel Barranger

Daniel Barranger

  • Atualizado:

Internet Explorer, Chrome, Firefox e Opera: quem é o melhor? Nós testamos todos os navegadores em diferentes situações para encontrar o melhor e o mais adequado às suas necessidades.

O que você faria com um computador sem um navegador? Vinte anos atrás, isso não seria tão importante. Hoje, provavelmente, você não saberia o que fazer com ele.

O navegador é, de fato, a sua porta de entrada para a computação e internet. É a sua janela para o mundo em cima de sua mesa, que também executa a maioria das tarefas no seu PC. Quase um entidade à parte.

Mas nem todos os navegadores são iguais. Alguns têm mais experiência, como o Internet Explorer, outros são mais livres, como o Firefox, alguns são patrocinados, como o Google Chrome, e alguns são mais tímidos, como o Opera. Cada um deles tem o seu próprio grupo de fãs dispostos a jurar que o que eles usam é o melhor.

Por um momento decidimos deixar de lado nossas crenças esportivas, as paixões musicais e ideologias sobre softwares. Levamos esse desafio entre navegadoresa sério e os comparamos em provas objetivas para mostrar o melhor.

Para o nosso comparativo de navegadores, nós escolhemos o Internet Explorer, Firefox, Chrome e Opera. Nos testes foi utilizado um computador com o Windows 7: e esta é a razão que nos levou a excluir da lista um grande navegador como o Safari, que é usado principalmente em Mac

Como em qualquer competição, nós estabelecemos critérios para determinar os vencedores. Depois, comparamos os navegadores entre eles, como se fossem carros de corrida.

Os critérios que escolhemos são: velocidade, consumo de memória e desempenho na internet (velocidade e eficiência). Com esta escolha, nós excluímos características subjetivas e não mensuráveis​​, porque, afinal, a escolha do seu navegador também depende do gosto pessoal.

Para saber como realizamos nossos testes, tais como as medidas e os métodos que usamos, nós escrevemos um artigo com a metodologia utilizada para o comparativo dos navegadores.

Mas vamos ver como se comportaram os competidores, quem venceu e qual é o melhor navegador para você.

Velocidade: preparar, contar, vai!

Toda vez que você inicia o navegador, uma nova janela com a página do Google se abre? Ou retoma a partir da última vez que fechou, ou seja, com um monte de abas abertas?

Para ser o mais fiel possível à realidade, ambos casos foram considerados no teste de velocidade. Primeiro, iniciamos o navegador com uma única aba. Depois testamos o desempenho deles com 11 abas abertas.

Além disso, também dividimos o teste em dois contextos diferentes: iniciando com o Windows ou abrindo o browser após a inicialização do sistema. Para a primeira, abrimos o navegador como o primeiro programa ao iniciar o Windows. Fechamos, e então abrimos novamente para fazer a segunda prova.

Neste vídeo, você pode ver o teste abrindo o navegador pela segunda vez com 11 abas:


brightcove.createExperiences();

Os resultados falam por si mesmos: o Firefox é o navegador mais rápido em cada prova.

Mozilla Firefox venceu a disputa entre quem inicia mais rápido

Se para você o que interessa é a inicialização, com o Firefox pode ficar tranquilo. A diferença com relação aos outros concorrentes é significativa: a abertura de uma única aba a frio é quase duas vezes mais rápida que o segundo colocado, enquanto que com 11 guias a quente é quatro vezes mais rápida que a última.

A medalha de prata vai para o Chrome, enquanto o Internet Explorer e o Opera lutam para não ficarem na lanterna. A curiosidade é que, apesar do Opera ser baseado no Chromium, o mesmo mecanismo por trás do Chrome, seus tempos foram muito mais longos que o navegador do Google.

Sobre os resultados, deve-se dizer que o Firefox usa um truque muito inteligente que aumenta a vantagem contra os concorrentes na abertura de várias abas ao mesmo tempo. Enquanto o Chrome, Internet Explorer e Opera carregam todas as abas numa única vez, o Firefox se foca naquela em primeiro plano, deixando as outras em segundo plano, que acabam de ser carregadas somente quando você precisar delas.

A vantagem é considerável: desta forma, os recursos não são consumidos desnecessariamentes. O esforço é concentrado na aba que você precisa abrir imediatamente. Isso agiliza a inicialização comparado aos outros.

O Firefox é mais rápido que os outros concorrentes na inicialização graças a uma estrutura simplificada.

Consumo de memória

Quanta memória RAM cada navegador gasta? O navegador deixa o seu PC lento? É isso que levamos em conta no teste de memória.

Analisamos o consumo de recursos em várias ocasiões: com uma aba aberta, com 20 abas abertas e com apenas uma só, depois de fechar as outras 19. Para os testes, usamos a ferramenta Chrome memory.

Também aqui temos um vencedor, embora menos evidente que nas provas anteriores. No uso diário, o Firefox é o navegador que consome menos memória.

Firefox também venceu a competição entre quem consome menos recursos

Entrando em detalhes, vemos que o Internet Explorer é o navegador que usa menos memória RAM com apenas uma aba aberta. Ao contrario, o Firefox é o melhor com dezenas de abas abertas. O Chrome é capaz de liberar mais memória depois de fechar muitas abas, embora a diferença com o Opera seja muito pequena.

Por que então o Firefox é o melhor no consumo de memória RAM? Primeiro, porque ele ganhou no teste e foi bem também nas outras provas onde não costuma prevalecer. Mas a principal razão é que a maioria dos navegadores são usados ​​com muitas abas abertas ao mesmo tempo, e a isso se deve a vitória esmagadora do Firefox sobre os outros navegadores.

Para resumir, o Internet Explorer é como um carro que otimiza o consumo de combustível na partida, enquanto o Chrome e Opera economizam recursos à longo prazo. O Firefox, por outro lado, aperfeiçoa o consumo de combustível nos momentos mais importantes, graças a um sistema que permite concentrar-se apenas na aba aberta.

O navegador Mozilla é a máquina com o menor consumo, a melhor relação km/litro ou, para usar uma metáfora na linguagem informática, com bom rendimento MB/seg.

O desempenho e a velocidade na internet

Qual é o navegador que abre as páginas mais rápido? E qual reproduz os sites com maior qualidade na sua tela?

A eficiência e a velocidade do navegador foram determinadas por benchmarks, ou seja, sites especializados para medir o desempenho do navegador por meio de testes específicos realizados em tempo real.

Entre tantas opções diferentes, nós escolhemos o Peacekeeper, voltado para a velocidade e capacidade de execução do JavaScript, e o Browsermark, que analisa diversos aspectos do desempenho geral. Os dois benchmarks usam uma escala de pontuação própria e independente.

Veja o teste dos navegadores no PeaceKeeper:


brightcove.createExperiences();

Os quatro navegadores executando o teste de desempenho no Browsermark:


brightcove.createExperiences();

Nos dois testes, os navegadores baseados no Chromium demonstraram mais potência que os concorrentes: Chrome e Opera tiveram melhor desempenho geral.

Chrome e Opera venceram a disputa nos testes específicos para navegadores

No Peacekeeper, o Opera ultrapassou a todos com velocidade e deixou o Chrome para trás. Já no Browsermark, aconteceu exatamente o contrário: Google Chrome ficou em primeiro lugar, seguido pelo navegador norueguês.

As avaliações de desempenho ressaltaram a distância entre o Firefox e o Internet Explorer contra os programas baseados no Chromium. O navegador da Mozilla e da Microsoft conquistaram, respectivamente, o terceiro e quarto lugar nos dois testes.

O núcleo do Chrome e Opera escondem uma potência acima da média, que aumenta (e bastante) a velocidade de navegação comparado aos concorrentes diretos.

Resultado final

Então, qual é o melhor navegador? De acordo com as nossas avaliações, o melhor navegador é o Firefox, vencendo dois dos três testes, como você pode ver no gráfico.

Resultado final: Firefox superou os concorrentes e é o grande vencedor

A verdade é que escolher um navegador depende de critérios pessoais, sites geralmente visitados e como usá-lo. Resumindo, o melhor navegador é o melhor para você. Existem outros fatores que afetam a escolha, tais como aparência, extensões disponíveis, integração com outros serviços, usabilidade… Por esta razão, pensamos em dar algumas dicas simples para ajudar a sua escolha.


brightcove.createExperiences();

Firefox é o melhor navegador. Desde que você não tenha um PC de última geração. É rápido para abrir e consome poucos recursos, o que garante um bom desempenho em qualquer PC. É como um carro compacto de alto nível: tem baixo consumo de combustível e é ágil. Além disso, pode ser personalizado com muitas extensões.

O Chrome é uma excelente opção. Mas só se tiver um computador acima da média. O navegador da Google tem (junto ao Opera) o melhor desempenho e velocidade na internet. É como um carro americano: tem um grande motor de vários cavalos, embora seja pesado e pouco ágil.

Tão eficiente quanto o Google Chrome, o Opera é uma ótima saída para manter sua independência do Google. Embora a inicialização do navegador norueguês seja mais lenta, o Opera consome menos memória que o Chrome. É como escolher um carro de motor fabricado por uma marca famosa, mas vendido numa carcaça de outra casa.

O Internet Explorer é recomendado aos seguidores fiéis da Microsoft. Ficando para trás no teste de velocidade de início e no desempenho na internet. É como um carro de produção nacional, muito vendido no próprio país, mas sem reproduzir o mesmo sucesso no exterior.

Ei, isso não acaba aqui!

Nos próximos meses, analisaremos as novas versões do navegador em outros testes e comprovar se as atualizações melhoraram o desempenho de cada um. Em novembro, esperamos encontrar o Firefox 36, Chrome 38, Opera 25 e (talvez) o Internet Explorer 12. Fique atento para o próximo teste do Softonic!

Este artigo foi escrito com a colaboração do Fabrizio Ferri (dados e metodologia), Abel Bueno (gráfica), Antoni Noguera (vídeo)

[Artigo original em italiano]

Daniel Barranger

Daniel Barranger

Os mais recentes de Daniel Barranger

Diretrizes Editoriais