Como usar o Graph Search do Facebook

Com o Graph Search do Facebook ficou muito mais fácil descobrir assuntos e pessoas relacionadas aos seus interesses na rede social mais famosa do planeta. Quer saber quais dos seus amigos gostam de escalar? Quer descobrir em quais restaurantes seus amigos comeram no último mês? Quer ver fotos de um show ou evento que você não pôde ir? O Facebook Graph Search mostra tudo isso para você.

Quem já tem o Graph Search ativado pode buscar fotos, vídeos, pessoas, lugares e em breve até mesmo postagens publicadas no Facebook. Tudo de uma maneira muito fácil e prática. Caso você não tenha entendido muito bem como funciona, não se preocupe, aqui vão algumas dicas de como usar o Graph Seach do Facebook:

Escreva frases simples, em inglês

Usar o Graph Search é muito fácil. Basta escrever frases simples em inglês, dizendo o que você está procurando.

Por exemplo: você pode escrever “Photos taken in Rio de Janeiro” (fotos tiradas no Rio de Janeiro, em português), para ver as fotos postadas no Facebook tiradas no Rio:

Ou ainda melhor: você pode escrever “Photos of my friends taken in Rio de Janeiro” (fotos dos meus amigos tiradas no Rio, em português), para ver as fotos dos seus amigos que estão ou foram para a cidade maravilhosa.

Quer ver uma coisa curiosa? Faça uma busca com a expressão “Photos of my friends taken before 2005” (fotos dos meus amigos antes de 2005, em português), para ver todos os seus contatos – e você também! – com cara de criança.

Você pode pesquisar amigos (ou amigos de amigos) que tenham o mesmo interesse que você, ou o mesmo gosto musical. Quer ir no próximo show da Ivete Sangalo e não tem ninguém para acompanhar? Basta procurar por “My friends who like Ivete Sangalo” (amigos que gostam de Ivete Sangalo, em português) e pronto!

Experimente as inúmeras possibilidades

Mesmo estando em inglês, as possibilidades que o Graph Search proporciona são infinitas. O próprio Facebook ajuda, usando o recuso de autocompletar para dar sugestões de pesquisas relacionadas. A melhor forma de descobrir como usar a ferramenta é ir provando, pouco a pouco. Comece com frases simples e depois experimente deixá-las mais elaboradas, adicionando novos termos:

Refine sua pesquisa

Às vezes, quando estamos procurando alguma informação, a quantidade de resultados pode ser muito grande. Por exemplo, na primeira busca que fizemos acima, com a expressão “Photos taken in Rio de Janeiro”.

Logo depois fizemos outra pesquisa delimitando apenas para as fotos dos amigos, mas o próprio Facebook oferece ferramentas para filtrar os resultados sem precisar fazer outra busca. Basta abrir o quadro “Refine This Search”.

Ao clicar nesta caixa, você visualiza uma série de opções: Location (localização), Time (tempo), Liked by (Curtido por)… A partir delas, você pode escolher se quer ver fotos suas, dos seus amigos/familiares, de uma pessoa específica, etc.

Como vimos, o Graph Search é uma ferramenta poderosa, que lista tudo o que foi postado no Facebook. Isso significa que tudo o que você já postou como “público” pode aparecer para qualquer pessoa. Com o busca social do Facebook, sua privacidade na rede social está ainda mais comprometida.

Não quer que suas fotos, comentários e curtidas apareçam para qualquer usuário do Facebook? Confira como proteger a sua privacidade para o Graph Search e não se esqueça de restringir todas as suas postagens no seu muro.

Carregando comentários