Como renomear vários arquivos sem usar nenhum programa

Em nossos artigos de dicas para Windows você encontra vários tipos de conselhos, dos mais simples aos mais complicados. Este que vamos ensinar agora é um bastante simples e útil: como renomear arquivos em lote usando o Gerenciador de Arquivos do próprio Windows.

De tão fácil até parece óbvio, mas talvez você se surpreenda, como aconteceu comigo. Pensei: “Nossa! Como eu não sabia disso?”

O “truque” consiste em renomear vários arquivos ao mesmo tempo, sem usar nenhum programa externo. A dica é muito útil se você gosta de ter seus arquivos e pastas bem organizados (principalmente as fotografias!).

Siga este pequeno tutorial:

1. Abra a pasta onde estão os arquivos que você quer renomear.

2. Selecione todos os arquivos com o mouse ou clique em Ctrl + A (para marcar todos).

3. Depois de selecionar os arquivos, pressione a tecla F2 ou o botão direito do mouse e escolha a opção Renomear.

4. Escreva o nome que você quiser e dê Enter. Todos os arquivos ganharão o nome atribuído seguido de um número entre parênteses ao lado.

Os arquivos estarão numerados por ordem cronológica, mas se você quiser ordená-los de outra forma, basta classificar do seu jeito antes de renomear.

E se você não gostar do resultado? É fácil: use o velho atalho CTRL + Z ou clique com o botão direito do mouse e selecione Desfazer Renomear.

Você já conhecia esse truque do Windows? Achou útil? Deixe o seu comentário.

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários