Anúncio

Dicas e truques

Como recuperar fotos e vídeos apagados no Snapchat?

Como recuperar fotos e vídeos apagados no Snapchat?
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Gravem esses três nomes: Snapgrab, Snapcapture, SuperSnap. Isso porque esses aplicativos recuperam as fotos do Snapchat, o app de mensagens que se autodestroem. Mas como eles conseguem essa proeza?

Snapchat é o app de envio de fotos que se autodestroem, no melhor estilo Missão Impossível. E sua premissa é simples: você envia uma foto ou vídeo, adiciona um texto e o envia. Quando o receptor abre a mensagem, este tem dez segundos, no máximo, para ver o conteúdo. Logo, em teoria, a foto ou o vídeo desaparece para sempre do telefone. Em teoria…

Como os próprios autores do Snapchat admitem, a única forma de conservar uma cópia da imagem é tirar uma foto da tela ao mesmo tempo que você estiver vendo a foto ou o vídeo. Só que isso não é simples, já que o Snapchat te obriga a pressionar a tela para ver as mensagens. Além disso, as capturas de tela são notificadas.

Entretanto, existe uma forma de guardar as imagens do Snapchat e recuperar as que foram “apagadas” sem que os outros se deem conta. Alguns apps aproveitaram essas técnicas e, por esse motivo, foram retiradas do Google Play

O que acontece com as fotos do Snapchat uma vez que foram vistas

Depois que uma foto ou vídeo do Snapchat para Android é aberta e o tempo de visualização se esgota, o arquivo é mantido em uma pasta do telefone, onde são armazenadas com uma extensão especial. Todos os arquivos recebidos acabam em .nomedia, uma extensão que os faz “invisíveis”.

As pastas onde o Snapchat guarda fotos e vídeos recebidos (fonte)

Então, o que ocorre, é que o Snapchat instrui o Android para que converta os arquivos em invisíveis, deixando para apagá-lo para um segundo momento (quando os caches de arquivos temporários são limpos). Dessa forma, o app é mais rápido: apagar arquivos é uma operação que consome tempo e recursos.

Como se recuperam as fotos e os vídeos de Snapchat

Antes, recuperar os arquivos de Snapchat era tão simples como copiá-los em outra pasta com a ajuda de um gerenciador de arquivos, eliminar a extensão .nomedia e abri-los. Alguns dos apps que foram eliminados do Google Play faziam exatamente isso.

Inclusive no caso de uma foto ou vídeo que tenham sido apagados de verdade, ainda é possível recuperá-los, usando aplicativos como Dumpster, que recuperam os dados deletados por erro, ou aplicando técnicas de recuperação de arquivos semelhantes aos usados pelos especialistas tecnológicos forenses.

Com a atualização para a versão 4.0, o Snapchat adicionou encriptação as suas fotos e vídeos. Eliminar a extensão .nomedia já não era suficiente para recuperar as mensagens do aplicativo: agora, era necessário decifrar os dados. Parecia que os problemas de privacidade tinham acabado.

As mensagens “apagadas” podem ser decodificadas

Entretanto, o tipo de encriptação escolhido pelo Snapchat é fraco. O sistema usado pelo Snapchat para encriptar fotos e vídeos foi descoberto em 2013 pelos especialistas da GibSec, que alertaram os desenvolvedores do aplicativo. Ao ver que eles ignoraram o aviso, as informações foram publicadas na sua página.

Com esse código se pode abrir as fotos e os vídeos recuperados de Snapchat (fonte)

Como apontam os fóruns da XDA, a chave para decifrar as fotos e vídeos “apagados” já está sendo utilizada. Com páginas como essa é possível decifrar JPG e vídeos em questão de segundos, e já existem apps que aproveitam essa debilidade do Snapchat para recuperar os arquivos.

Por que o Snapchat é tão pouco seguro?

As decisões tomadas pelo Snapchat indicam que sua maior preocupação é o rendimento do aplicativo e seu uso, sendo a segurança um objetivo secundário. De fato, em declarações à imprensa, o fundador da Snapchat afirmou que seu objetivo não é a segurança, e sim, que os usuários “se divirtam usando o app”

Esse tipo de decisão -rendimento antes da segurança- não é novidade. O WhatsApp também padeceu de inúmeros problemas do gênero devido ao custo que a empresa teria para reforçar um aplicativo usado por centenas de milhões de pessoas. Por enquanto, se você quiser segurança máxima, você terá que recorrer a apps de mensagens mais seguros.

As falhas de segurança do Snapchat te preocupam?

Links relacionados:

[Artigo original em espanhol]

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais