Como proteger arquivos e e-mails com um ZIP criptografado

Como proteger arquivos e e-mails com um ZIP criptografado

Criptografar arquivos e e-mails não é tão complicado assim: arquivos ZIP protegidos por senha são uma ótima opção aos programas de criptografia complexos. Siga nossas instruções para usar o 7-Zip Packer e você terá arquivos protegidos em poucos minutos.

Programas como o WinZip, WinRAR ou 7-Zip comprimem com a possibilidade de criptografar e proteger os arquivos com senha. Depois, você pode descompactar os dados sempre que quiser usando a senha definida anteriormente.

Em comparação com os programas de encriptação mais complexos, este método oferece várias vantagens:

  • Você não precisa de um software complicado: com uma senha você pode abrir seus arquivos sem nenhuma dificuldade técnica. Todo computador deve possuir um bom compactador.
  • Disponível em todas as plataformas e dispositivos: existem descompactadores de arquivos ZIP para Windows, Mac, Linux, tablets e até mesmo smartphones.
  • Flexível: os arquivos ZIP criptografados podem ser usados em e-mails, na nuvem (como o Dropbox) ou mesmo com USBs.

A encriptação de arquivos em ZIP é simples e pode ser feita seguindo poucos passos. No nosso tutorial explicamos como funciona o 7-Zip:

1. Instale o 7-Zip

Baixe o 7-Zip e instale o software usando as configurações padrão.

2. Criptografe arquivos e pastas

Abra o Windows Explorer e selecione os arquivos/pastas que você deseja criptografar. Atenção: se você quiser criptografar um e-mail, salve o texto previamente no Word ou em qualquer outro editor.

3. Botão direito e acione o 7-Zip

Clique com o botão direito do mouse em um dos arquivos selecionados e selecione 7-Zip e depois Adicionar ao arquivo.

Clique com o botão direito do mouse no gerenciador de arquivos para abrir as opções do 7-Zip

4. Opções de compressão e senha

O programa abrirá uma janela com as opções para compressão:

  • Selecione Formato de arquivo ZIP e no Nível de compressão o nível desejado. A configuração normal aparece como padrão. Se você quiser criptografar sem comprimir, não selecione a compressão.
  • Escolha uma senha segura. Recomendamos o uso de um gerador de senha, com pelo menos 30 dígitos. Até mesmo a melhor criptografia seria inútil se sua senha fosse fácil de decifrar.
  • Escolha AES-256 como método de criptografia. O AES é difícil de decifrar – até mesmo com supercomputadores. É um método padrão nos Estados Unidos, usado nos níveis mais altos do governo que têm necessidade absoluta de sigilo. A outra opção, ZipCrypto, é menos precisa.

Selecione o nível de compressão desejado e o método AES de criptografia

5. Crie um arquivo ZIP criptografado

Clique em OK e o 7-Zip compactará todos os arquivos em um arquivo ZIP criptografado. Ninguém poderá acessar seus arquivos sem a senha.

6. Descompacte o arquivo ZIP

Se você ou um destinatário deseja extrair os arquivos, deve usar a senha criada quando foi realizada a compactação.

Importante: Nem todos os descompactadores suportam arquivos criptografados. Os arquivos ZIP criptografados não são reconhecidos no Mac OS X sem um software extra, mas no Windows sim. Verifique se você usa um compactador adequado, como 7-Zip, WinZip ou WinRAR. O WinZIP também está disponível para Android e iOS.

Artigo original em alemão, escrito por Markus Kasanmascheff.

  • Link Copiado!
Carregando comentários