Como prevenir que o “Responder a todos” arruine a sua vida

Existem alguns momentos em que temos vontade de desaparecer, sumir no mapa. Um bom exemplo disso é quando, por descuido, você clica em “Responder a Todos” e envia um e-mail para 50 pessoas – sendo que deveria ser apenas para um destinatário…

Em alguns casos, pode ser só uma mensagem inofensiva, que vai incomodar um monte de gente. Entretanto, como a Lei de Murphy é a força mais poderosa do universo, você só clica em “Responder a Todos” quando se trata de algo realmente sério…

A boa notícia é que, com algumas configurações e um pouco de bom senso, é possível evitar que o “responder a todos” arruine completamente a sua vida. Veja como:

Função “Cancelar envio” no Gmail

1. Se você usa o e-mail do Google, pode ativar uma função experimental chamada “Cancelar envio”. Para isso, entre no seu Gmail, clique no botão da engrenagem e selecione “Configurações”:

2. Na página de configurações do Gmail, selecione a opção “Labs” na barra superior. Note que existe um campo de busca assinalado com a flecha: é aí que você procura o que quiser.

3. Os Labs nada mais são do que plugins para o seu Gmail. Existem centenas deles e, no nosso caso, basta digitar “cancelar envio” e bingo! Em seguida, marque a opção “Ativar” e clique em “Salvar Alterações”:

4. A página recarregará automaticamente e o recurso já estará disponível em “Configurações”. Agora, basta você ajustar o tempo de cancelamento (5, 10, 20 ou 30 segundos):

5. Em seguida, faça o teste: funciona mesmo! Quando você enviar o e-mail, o Gmail exibe a opção “Desfazer”, no topo da página:

Infelizmente, o Yahoo! e o Outlook.com não têm recurso parecido 🙁

Extensões para o Microsoft Outlook

Se você usa o cliente de e-mail da Microsoft, saiba que é possível usar alguns plugins que permitem, por exemplo, exibir um aviso de confirmação quando você clica em “Responder a Todos”. Um destes plugins é o TuneReplyAll e funciona como uma espécie de “tem certeza disso?”.

Outra extensão bacana é o NoReplyAll – desenvolvido pela própria Microsoft. Entretanto, o seu funcionamento é um pouco diferente – neste caso, o que acontece é que você consegue desabilitar a função de Responder a Todos no Microsoft Outlook. Além disso, o NoReplyAll também pode impedir que uma outra pessoa, destinatária do e-mail, use o “Responder a Todos” ou encaminhe a mensagem.

Bom senso!

Nada substitui o bom senso. Use o botão de responder a todos apenas quando for inevitável e revise a mensagem sempre! Ainda que seja chato e você perca um pouco mais de tempo, com uma simples revisão você pode evitar muitas situações desagradáveis.

E você, tem alguma dica para melhorar o uso do “Responder a Todos”? Conte para a gente nos comentários!

Carregando comentários