Como instalar e ativar o WhatsApp em um tablet Android

WhatsApp em tablet Android

Usar o WhatsApp em um tablet, com wi-fi e sem cartão SIM, não só é possível como também é fácil. Siga os quatro passos que explicamos a seguir para poder bater papo com seus amigos em uma tela maior.

1. Ative a opção de origens desconhecidas

Se você usa um tablet, o WhatsApp não pode ser instalado a partir do Google Play. É preciso recorrer a um arquivo APK, pacote que contém o app e que é baixado e instalado separadamente.

De forma padrão, o Android impede a instalação de apps via arquivos APK, mas você pode habilitar esta função em Configurações » Segurança. Uma vez ali, marque o campo Origens desconhecidas.

2. Baixe o WhatsApp a partir do site oficial

Agora você precisa baixar o arquivo APK do WhatsApp na página oficial do aplicativo. Clique sobre o botão verde e confira o início e progresso do download.

3. Instale o WhatsApp no tablet

Depois de obter o APK, você verá que o arquivo aparacerá entre as notificações do Android. Pressione o aviso correspondente para começar a instalação. Se você ativou corretamente o recurso Origens desconhecidas, verá isso:


Confirme a instalação e o WhatsApp será instalado no seu tablet

4. Ative o WhatsApp no tablet

Agora falta apenas ativar o WhatsApp. Para isso, você precisa de um número de celular para o qual o WhatsApp possa enviar um SMS ou ligar. O número deve ser real.

Para isso, há várias opções. Cada uma tem vantagens e inconvenientes, que é preciso avaliar antes de qualquer ação.

Opção 1: mesmo número que o do seu telefone celular

Você pode introduzir o mesmo número do seu celular. Se o SMS de ativação não chegar, espere cinco minutos e, em seguida, solicite uma ligação. Uma voz automática dirá o código para ativar o WhatsApp no tablet.


Se depois de cinco minutos você não receber nada, o WhatsApp pode faz uma chamada ao número especificado (com voz automática)

Se escolher esta opção, não poderá usar o WhatsApp no celular até que o reative no aparelho. Saiba que é preciso que passe meia hora entre cada ativação para que o WhatsApp fique completamente funcional.

Opção 2: número de celular virtual

Há cada vez mais empresas que vendem números de telefone virtuais a um preço reduzido. Nos Estados Unidos, você pode usar os do Google Voice, e em outros países existem opções como textPlus, Skype ou EtherSMS.

Por pouco mais de 4 euros por mês, é possível ter um número Skype internacional

Opção 3: número novo de celular

Uma opção muito econômica é comprar um cartão SIM pré-pago ou recarregável. Você pode colocá-lo em um telefone que tenha em casa (não necessariamente um Android) para receber o SMS ou a chamada de ativação.


Passe o novo número de celular para que outros possam bater papo com você (fonte)

Lembre-se de que há apps melhores para bater papo num tablet

Se deseja bater papo em um tablet sem passar por todo este procedimento, dê uma olhada nas alternativas ao WhatsApp. Apps como Telegram, Skype ou Viber permitem enviar e receber mensagens em um tablet sem problemas.

[Artigo original em espanhol]

Leia mais sobre o WhatsApp:

Carregando comentários