Gaming

Como iniciar seu próprio servidor de Minecraft

Rodar seu próprio servidor de Minecraft pode ser uma experiência muito gratificante. Ao passar dos tempos, você poderá crescer sua própria comunidade de jogadores fiéis e, com isso, ter o potencial de crescer em popularidade caso você jogue suas cartas corretamente e administre seu servidor bem.

Embora possa parecer complicado, rodar seu servidor próprio não é tão difícil como você possa imaginar. Você não precisa de muito conhecimento técnico para iniciar. Apenas mantenha uma coisa em mente, que você deverá saber sobre o Minecraft muito bem se você irá tentar fazer isso!

Minecraft
DOWNLOAD
7

Rodar seu próprio servidor te dá controle criativo completo, e existem centenas de modificações as quais aumentam a experiência multiplayer além da simples, sobrevivência no Minecraft baunilha; é isso que tem feito os servidores multiplayers de Minecraft tão populares entre jogadores.

Como iniciar seu próprio servidor de Minecraft

1. Decida um tema para seu servidor e então escolha um provedor para hospedar ele.

O primeiro passo é decidir um tema para o servidor, e existem inúmeros deles que você pode escolher como: facção, prisão, sobrevivência clássica, vilarejo, entre outros. Cada tema possui seu próprio gameplay, levando uma dinâmica completamente diferente ao jogo, mas você provavelmente já tem uma em mente.

Quando você tiver escolhido um tema, você deverá escolher um provedor para hospedar o servidor. Você pode hospedar seu servidor em seu computador, mas isso não é factível caso você queira ter um servidor público que permaneça online 24/7. Além disso, hospedar um servidor em seu computador requer uma quantidade considerável de conhecimento técnico, e é muito mais fácil então começar com um provedor de hospedagem, onde sua configuração será tão fácil quanto alguns cliques. Existem vários provedores de hospedagem para Minecraft por aí, mas vamos usar agora o Nitrous Networks – uma companhia do Reino Unido – como um exemplo.

2. Montando seu servidor

Quando você tiver pago pelo servidor e tiver tudo processado, navegue até o painel de controle de seu servidor. Ele irá parecer como esse (a maioria dos provedores de hospedagem seguem um layout similar):

Aperte “Iniciar” e o console do seu servidor (onde todas as mensagens registradas por tempo estão) irá iniciar, preparando sua área de início. Isso irá levar de 10 a 20 segundos – você poderá ver que está pronto quando não existirem mensagens novas.

Para entrar no servidor, vá até o “client” do Minecraft e conecte diretamente ao endereço de IP de seu servidor.

E é isso ai – é realmente simples assim! Embora seu novo servidor seja bem básico… é isso o que é chamado de “Minecraft baunilha”, que significa Minecraft básico.

Embora seja possível rodar um servidor “baunilha”, eles não são tão populares como servidores do tipo facções e jogador versus jogador.

Minecraft
DOWNLOAD
7

3. Instalando Bukkit ou Spigot

Nós recomendamos instalar um módulo API para desenvolvedores Minecraft como Bukkit ou Spigot – os dois mais populares modificadores de servidor de Minecraft os quais dão mais possibilidade de controle e funcionalidade aos servidores Minecraft – permitindo que você instale modificações adicionais(chamadas de “plugins”, como Facções ou Vilarejo) no seu servidor Minecraft.

Não fique intimidado pelo jargão, instalar estes programas é muito simples. No painel de controle de seu servidor, vá até “Modpacks” e escolha entre Bukkit ou Spigot, então clique em Instalar. Pronto, é isso.

Nesse ponto, não faz muita diferença qual você escolher, mas o Spigot possui mais funcionalidades e é melhor otimizado para suportar servidores grandes que abrigam centenas de jogadores.

 

Você não precisa se preocupar muito sobre o que são os softwares Bukkit ou Spigot; eles fazem muito pouco autonomamente e são ferramentas para desenvolvedores que expõem um API o qual pode ser usado por desenvolvedores para adicionar funcionalidade aos servidores de Minecraft. Essa funcionalidade adicional é implementada através de “plugins” (e existem milhares), os quais podem ser baixados livrementes e adicionados ao seu servidor.

4. Tornando-se um “Op”

Um “Op”, abreviação de operador, é um administrador em um servidor de Minecraft. Essas pessoas possuem acesso adicional aos comandos e às habilidades (por exemplo, eles são capazes de desconectar ou banir jogadores usando /kick ou /ban, invocar itens usando /give, ou voar usando /fly.)

Como o dono do servidor, você irá querer se tornar um operador porque esse é o maior nível administrativo que você ter em um servidor. É recomendado que você apenas forneça privilégios de operador para você e para quem você confia, pois alguns comandos podem causar destruição em seu servidor e causar danos irreparáveis.

Para se tornar um Op pela primeira vez, navegue até o painel de controle de seu servidor e digite ‘op [name]’na caixa de texto, substituindo o [name] pelo seu nome no Minecraft.

No futuro, você poderá digitar ‘/op [name]’ dentro do seu servidor para tornar mais pessoas operadoras. Mas, para a primeira vez, isso deve ser feito no painel de controle.

5. Instalando plugins

Plugins dão vida para seu servidor, e existem milhares deles. Para ter uma ideia de o que são plugins e o que eles são capazes de fazer, nós recomendamos instalar algum e ir testando suas funcionalidades.

Com a maioria dos provedores de hospedagem de Minecraft renomados, instalar plugins é algo que pode ser feito via painel de controle. Navegue até “Plugins” e comece a ler sobre os diferentes tipos disponíveis. Nós iremos instalar um plugin que mostra uma mensagem aos jogadores que entrarem em seu servidor. Na barra de procura de “Plugins”, escreva “welcome message” e instale o seu primeiríssimo plugin.

 

Clique “Ver” e então “Instalar” e aguarde alguns minutos. Então, reinicie seu servidor indo até o “Configurar” e clicando em “Reiniciar”. 

Minecraft
DOWNLOAD
7

Seu plugin agora será instalado. Antes do plugin funcionar, você deverá configurá-lo antes. Isso é muito simples e a maioria dos plugins possuem um arquivo amigável chamado de ‘config.yml’, o qual permite que você modifique suas configurações.

Para acessar as configurações do plugin, navegue até a pasta “plugins”, dentro da aba “File Manager”, abra o folder exclusivo do plugin (o qual normalmente possui o nome do plugin) e então clique “Editar” próximo do ‘config.yml’ e siga as instruções dadas pelo desenvolvedor. É muito fácil e não requer nenhum conhecimento especial.

6. E agora?

Existem muitas possibilidades em rodar um servidor de Minecraft, e a melhor delas é apenas seguir o fluxo, descobrir plugins novos e ir descobrindo tudo com o tempo – você apenas conseguirá aprender a rodar um servidor rodando um servidor, mesmo que seja apenas você que jogue para descobrir as coisas!

Alguns dos maiores servidores de Minecraft e redes de servidores abrigam milhares de jogadores a cada mês, e se você criar uma comunidade vinculada à comunidade geral do Minecraft, você poderá se encontrar criando uma fama muito rapidamente.

Minecraft
DOWNLOAD
7

 

 

  • Link Copiado!
Carregando comentários