Anúncio

Notícias

Como fazer clique direito/secundário no Mac sem um mouse ou trackpad

Um recurso para sair de mais de um aperto

Como fazer clique direito/secundário no Mac sem um mouse ou trackpad
David Bernal Raspall

David Bernal Raspall

  • Atualizado:

A Apple nos oferece uma solução engenhosa para aqueles momentos em que não temos um mouse ou trackpad (painel tátil) para o nosso Mac, ou quando esses dispositivos podem parar de funcionar, por exemplo, por falta de carga na bateria. Essa solução se chama ‘Mouse Keys’ (Teclas do Mouse), um recurso incorporado no macOS, também conhecido como macOS Sonoma, que nos permite realizar todas as funções de um mouse, incluindo o clique direito, utilizando apenas o teclado.

Apple Support Download

Como ativar as Teclas do Mouse

Para começar a usar Mouse Keys, o primeiro passo é ativar a função no sistema. Faremos isso seguindo estes simples passos:

  1. No menu Apple (), selecionamos Ajustes do Sistema.
  2. Acesse Acessibilidade.
  3. Acesse Controle do Cursor.
  4. Ative Teclas do Mouse.

Como realizar um clique direito com o teclado

Pode parecer uma pergunta simples, mas a verdade é que o sistema não é tão intuitivo se nunca o usamos antes. Além disso, o clique direito ou secundário é fundamental em algumas tarefas que podemos precisar fazer, por exemplo, quando a bateria do mouse acaba e precisamos conectá-lo novamente.

Clicar com o botão direito é tão fácil quanto posicionar o mouse onde queremos com o teclado, manter pressionada a tecla Control (⌃) e pressionar a letra ‘i’.

Este conjunto de teclas emula a função de clique direito no macOS, que podemos usar mantendo a tecla control pressionada e clicando como normalmente faríamos. Com isso, ao estilo de como usávamos System 7, poderemos resolver situações como, por exemplo, conectar nosso Mac a um monitor externo sem ter um mouse à mão.

Apple Support Download

Mouse Keys é um recurso realmente útil em muitas situações. Apesar de não ser muito conhecido, e ainda menos como usá-lo para fazer clique direito/secundário no nosso Mac, pode nos ajudar em mais de uma ocasião. É verdade que não precisaremos usá-lo regularmente, mas quando precisarmos, como podemos ver, é muito, muito simples.

David Bernal Raspall

David Bernal Raspall

Arquiteto | Fundador do hoyenapple.com | Instrutor em tecnologias Apple | Escritor na Softonic e iDoo_tech, anteriormente na Applesfera

Os mais recentes de David Bernal Raspall