Anúncio

Dicas e truques

Como criar um ponto de restauração no Windows

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

  • Atualizado:

Para quem não tem familiaridade com o termo, um ponto de restauração nada mais é do que uma cópia de segurança do Registro do Windows e seus arquivos mais importantes. Normalmente, são criados automaticamente de tempos em tempos ou depois de instalar ou desinstalar determinados aplicativos.

Um ponto de restauração pode ser bastante útil caso você tenha algum problema com o sistema operacional ou queira criar seus próprios backups do Registro. Agora, como fazer para criar um ponto de restauração manualmente?

Vamos com calma e por partes: não é nada difícil. No XP, clique em Iniciar e vá a Acessórios > Ferramentas de Sistema > Restaurar Sistema. Se você tem Vista ou Windows 7, o caminho é mais simples: clique em iniciar e digite na busca “Criar ponto de restauração”. Antes de você terminar, o sistema já oferece o que você quer 🙂

No XP, clique em “Criar Ponto de Restauração” e depois em próximo. No Vista e no Windows 7, basta clicar em “Criar”, na parte inferior da janela de Propriedades do Sistema.

Na próxima tela, você escolhe um nome para este ponto. Também pode especificar porque criou este ponto com algo do tipo “antes do vírus” ou “antes de instalar o programa X” etc.

Depois de clicar em “Criar”, o ponto de restauração já foi gerado. Simples assim. Se você não bota muita fé, clique em Iniciar > Restaurar meu equipamento. Se tudo correu bem, você verá a data em que o ponto de restauração foi criado.

Como vimos, o processo é simples e rápido. Só que muita gente diz que o ponto de restauração atrapalha mais do que ajuda. Você também tem esta opinião?

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

Os mais recentes de Felipe Pessoa

Diretrizes Editoriais