Como copiar seus contatos do Android para um chip, cartão SD ou nuvem

Como copiar seus contatos do Android para um chip, cartão SD ou nuvem

Aqui estão três métodos simples e eficazes para criar uma cópia de backup da agenda de contatos do Android e nunca mais perder um número.

Ter uma única cópia da agenda de contatos do celular é perigoso. Se o seu telefone quebrar, você não terá mais acesso aos números e endereços. E se você perder seu telefone e não tiver backup da agenda em seu computador ou online, todos os seus números de telefone serão perdidos. Imagine o trabalhão para recuperar tudo…

Por esta razão, é importante fazer cópias regulares dos seus contatos. Existem três opções:

  1. Copiar do telefone para o chip (se o telefone quebrar, você pode restaurar a agenda de contatos em outro telefone)
  2. Fazer um backup dos contatos em um cartão SD
  3. Criar uma cópia de backup na nuvem

Veja como executar cada uma dessas três operações.

Como copiar contatos do telefone para o chip

Este procedimento salva sua agenda em caso de quebra irreparável do telefone, mas também é útil para aqueles que usam mais de um telefone com o mesmo chip, porque permite ter sempre a agenda à disposição.

Você pode exportar os contatos do telefone para o chip usando aplicativos como o Copy SIM card, que é bastante fácil de usar e eficiente.

Faça o download e abra o aplicativo. Selecione Contatos do telefone (Contacts on phone) e marque a caixa Selecionar tudo (Select all).

Selecione todos os seus contatos com Copy to SIM Card

Agora toque o menu com os três pontos verticais no canto inferior direito e escolha a opção Copiar selecionados para o SIM (Copy selected to SIM).

Pronto! Agora uma cópia da agenda armazenada no chip. Não se esqueça, porém, que a sua capacidade é limitada. Dependendo do tipo de cartão (32K, 64K ou 128K) e do modelo de telefone, a quantidade de números armazenadas pode variar entre 200 e 750, e nem todas as suas informações de contatos são gerenciadas (por exemplo, fotos do perfil e, em alguns casos, o segundo número).

Como exportar contatos para um cartão SD

Para fazer um backup de sua agenda no cartão SD você pode usar o MyBackup.

Instale o aplicativo, abra e clique no menu New Backup e, ao escolher o tipo de backup que deseja executar, escolha Dados (Data).

Aparecerá uma pergunta sobre onde deseja salvar uma cópia da agenda. Selecione a opção Local (Local). Na próxima tela, escolha o que copiar. Selecione o item Contatos (Contacts).

Escolha o que você desejar salvar com MyBackup

Na etapa seguinte, escreve um nome para o seu backup. Pode deixar o padrão, que contém a data de criação da cópia de segurança, ou use um nome conveniente para você lembrar. Clique em OK. O backup é armazenado automaticamente no cartão SD.

Um esclarecimento: a versão gratuita do aplicativo não permite restaurar os contatos da cópia de segurança. Para fazer isso, você vai precisar comprar a licença da versão profissional (disponível diretamente no app).

Como salvar um backup da sua agenda na nuvem

O método mais prático para deixar a salvo seus contatos é fazer uma cópia da agenda na nuvem. Neste caso, nós indicamos o gerenciador de arquivos online Dropbox. Desta forma, aconteça o que acontecer, você sempre estará protegido contra qualquer risco.

Se você não tiver Dropbox, baixe o aplicativo e crie uma conta, seguindo os passos (é gratuito e simples). Depois abra a lista telefônica e do menu com os três pontos verticais no canto inferior direito, escolha Importar / Exportar (Import/export).

Selecione o item Compartilhar contatos visíveis (Share visible contacts) e, para completar a ação, selecione Dropbox.

Envie sua lista telefônica para o Dropbox

Escolha a pasta onde você deseja salvar o backup, e depois selecione Adicionar (Add). Assim, o backup da agenda é armazenada online e pode ser resgatado a qualquer momento.

O backup, seu melhor amigo

Considerando as muitas opções disponíveis para fazer uma cópia de segurança da agenda telefônica, você só precisa escolher qual prefere e proceder. Lembre-se de repetir periodicamente a operação: os contatos continuam crescendo e é sempre melhor manter todos a salvo.

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários