Anúncio

Dicas e truques

Como controlar o carro nas curvas no F1 2013

Como controlar o carro nas curvas no F1 2013
Jan-Hendrik Fleischer

Jan-Hendrik Fleischer

  • Atualizado:

No simulador de corrida F1 2013, uma das coisas mais esquecidas pelos pilotos iniciantes é cuidar dos pneus. Ao negligenciá-los, você perde posições e a chance de vitória. Seguindo estas dicas você não vai ficar perdido nas curvas.

Isso pode ser muito frustrante: a corrida está quase terminado, mas de repente os pneus falham e o Fórmula 1 começa a derrapar. Justo nas curvas finais o carro se comporta como se estivesse em uma pista ensaboada, e você vê os outros carros passando sem ter a chance de lutar pela sua posição. Você pode evitar isso.

Qual controle usar

Quem tenta controlar seus carros nas curvas com um teclado no PC já começa muito mal. A direção com as teclas é tão abrupta que dosar a direção com cuidado é quase impossível. Isso desgasta os pneus rapidamente.

Não importa se você joga o F1 2013 no Windows ou no Mac OS X, é melhor usar um gamepad ou volante, como fazem os que tem um Xbox 360 ou Playstation 3. Os sticks analógicos permitem uma melhor dosagem de direção e força na frenagem. Isso protege o pneu.

Um volante dá um controle ainda mais aprimorado dos carros, e é a melhor opção para os pilotos de fim de semana. O F1 2013 suporta diversos modelos de volantes nas três plataformas. Uma lista oficial com os modelos de volante compatíveis está disponível no blog da Codemasters.

F1 2013 Tyres

Aprimore o estilo de pilotagem

Só um gamepad ou volante não transformam alguém em um vencedor. Mais importante do que isso é dirigir com cuidado, para não passar mais tempo na grama do que no asfalto. As regras básicas são conhecidas por todos os pilotos ambiciosos, mas no calor do momento todos exageramos às vezes. Como na vida real, os pneus não duram muito tempo e recompensam um estilo de condução suave:

  • Freie antes das curvas
  • Vire o volante com cuidado
  • Não derrape
  • Acelere depois do ápice (aproximadamente a metade da curva) na saída
  • Não abuse das zebras

Em caso de problemas, você pode usar a função de repetição do jogo. O erro pode ser corrigido, e você tem a chance de aprender a dominar a curva de forma segura.

Ajuste as ajudas de pilotagem

Se o carro estiver muito difícil de controlar, você pode ajustar as ajudas de condução nas configurações do jogo. Para os pneus principalmente, o ABS e o controle de tração desempenham um papel importante. Se você tem errado sempre a hora de usar os freios, pode usar também a ajuda de frenagem. Uma vez que você tenha alguma experiência com F1 2013, você pode desligar as ajudas uma de cada vez.

Para acessar as opções de ajuda no menu principal acesse “Meu F1 > Configurações > Dificuldade”.

F1 2013 Settings

Use o Ajuste Rápido

No início da maioria das corridas, você pode falar com o engenheiro e fazer uma configuração rápida para o carro. Ele oferecerá opções de ajuste para seco e molhado e fará um ajuste automático do veículo para mais agressividade ou alta aderência.

Na maioria dos casos, é recomendado usar uma configuração equilibrada. Nas pistas com um monte de retas longas, você pode usar um ajuste mais agressivo. Nesse caso, no entanto, tome mais cuidado nas curvas.

F1 2013 - Quick Setup

Personalize a configuração para a pista

Pilotos desatentos podem estragar o próprio carro em instantes, abrindo a configuração do carro antes da corrida. Para cada pista, você deve ajustar a aerodinâmica, freios, equilíbrio do veículo, suspensão, transmissão e estabilidade, cada um dos ajustes faz diferença na pista. Quando encontrar a configuração ideal, não se esqueça de gravá-la para poder usar novamente mais tarde.

É aconselhável, nas pistas mais estreitas e sinuosas, como Mônaco ou Sepang aumentar a angulação das asas do que em pistas velozes como Suzuka ou Spa. Recomendamos criar duas configurações para cada circuito – uma para seco e outra para pista molhada. Uma boa dica é consultar os ajustes usados por outros jogadores, confira a página de sugestões do fórum Racedepartment (em inglês), por exemplo.

F1 2013 Advanced Settings

Confira a análise do F1 2013: Mac OS X, Windows.

Curte Fórmula 1, mas gosta mesmo de acompanhar as provas? Confira nossa lista de apps para ficar por dentro do mundo da velocidade.

[Artigo original em alemão]

Jan-Hendrik Fleischer

Jan-Hendrik Fleischer

Diretrizes Editoriais