Seu PC tem andando mais lento? Ou é apenas a sua imaginação? Você pode descobrir o quão rápido é o seu computador através de um teste de benchmark (performance). Mas que provas você deve realizar? Te explicamos em 10 passos como avaliar o rendimento do seu PC.
E você sabe quais são os programas adequados para esta tarefa? Existem ferramentas de benchmark gratuitas que levarão sua CPU ao limite, além do seu HD e da sua placa gráfica.

Atenção: estas dicas não são exaustivas e não são um substituto válido para uma avaliação de maior profundidade. A Microsoft, por exemplo, te oferece um guia para avaliar o rendimento, que pode ser acessado aqui (DOCX, em inglês): Performance Testing Guide for Windows.
Antes de provar: instale, atualize, reinicie
1. Baixe, instale e verifique os programas necessários
Em primeiro lugar, baixe o programa de benchmark a ser usado. Para nossa prova utilizamos o PCMark 8.
Instale o programa escolhido e verifique que ele seja executado sem problemas ou mensagens de erro.
2. Instale as atualizações do Windows e desative as atualizações automáticas
Instale as últimas atualizações enquanto o Windows se encontra em seu estado normal e mesmo assim é possível conseguir um melhor rendimento. No campo de buscas do menu Iniciar, escreva Windows Update e clique no primeiro resultado da lista. Se você ler a frase Windows está atualizado, não é necessário fazer nenhuma atualização. Caso contrário, clique em Buscar atualizações para o PC para instalar aquelas que ainda faltam.
A seguir, vá até Mudar a configuração. Você deve desativar as atualizações automáticas do Windows – se uma delas é instalada durante o benchmark, os resultados serão afetados.
3. Selecione o plano de energia Equilibrado
Para que o rendimento não seja alterado devido ao plano de economia de energia, selecione a opção Equilibrado. O menu de configuração se encontra em Inicio > Painel de Controle > Opcões de energia.
4. Verifique se todos os componentes funcionam corretamente
Uma placa gráfica ou qualquer dispositivo com controladores inapropriados gerará resultados errôneos. No Painel de Controle > Sistema > Administrador de dispositivos você poderá ver detalhes de todos os componentes de seu PC. Aqueles que não funcionam corretamente estarão indicados com um sinal de exclamação amarelo. A Microsoft publicou um tutorial no qual explica como encontrar e corrigir um controlador defeituoso.
5. Na medida do possível, desconecte todos os dispositivos externos
Discos rígidos externos, impressoras, mouses, teclados e outros dispositivos externos influenciam sobre o rendimento do sistema. Se possível, desconecte-os antes de começar os testes.
A prova: Reiniciar, reiniciar, reiniciar
6. Reiniciar uma e outra vez
Antes de começar os testes, você deve reiniciar seu PC e concluir todas as instalações feitas, como, por exemplo, a do programa de benchmark. O programa Passmark Rebooter será de grande ajuda, já que permite programar reinícios automáticos. Ao reiniciar, você também pode fixar o tempo de espera para que se fechem todas as aplicações executadas em segundo plano – em nosso exemplo, programamos 150 segundos.
7. Não toque em nada
Enquanto o teste é realizado, você poderá usar o seu PC
8. Salve e reinicie
Quando a primeira prova é finalizada, salve ou tome nota dos resultados. Se assegure de registrar também os dispositivos e o programa benchmark, que permitirá fazer comparações posteriores. A seguir, reinicie o PC, ao menos, mais três vezes.
Execute a mesma aplicação de benchmark e novamente salve os resultados. É necessário repetir este processo três vezes para poder tirar conclusões significativas.
Depois dos testes – as comparações são úteis
9. Calcule as médias
Calcule as médias de todos os dados salvos. Estes valores representam o rendimento do seu PC de acordo com o benchmark aplicado.
10. Compartilhe seus resultados
A imensa variedade de PCs existentes é ideal para fazer comparações. Utilizando os resultados do benchmark, você poderá descobrir a verdadeira velocidade do seu PC. Crie uma conta no site da companhia desenvolvedora do PCMark 8, a Futuremark, e inicie a sessão. Você também poderá comparar especificamente seus testes com aqueles benchmarks que tenham outros componentes de hardware.
E agora? Encerro processos inúteis e utilizo programas de otimização?
Se o processo de benchmark não lhe trouxe resultados satisfatórios, leia nosso artigo sobre 20 procesos de Windows que você pode matar. Como alternativa, você também pode dar menos prioridade a certos processos e usar programas de otimização, tais como CCleaner, TuneUp Utilities, Glary Utilities, WinOptimizer, SystemOptimizer ou Avira System Speedup.