Como conhecer a velocidade do seu PC?

Seu PC tem andando mais lento? Ou é apenas a sua imaginação? Você pode descobrir o quão rápido é o seu computador através de um teste de benchmark (performance). Mas que provas você deve realizar? Te explicamos em 10 passos como avaliar o rendimento do seu PC.

E você sabe quais são os programas adequados para esta tarefa? Existem ferramentas de benchmark gratuitas que levarão sua CPU ao limite, além do seu HD e da sua placa gráfica.

Atenção: estas dicas não são exaustivas e não são um substituto válido para uma avaliação de maior profundidade. A Microsoft, por exemplo, te oferece um guia para avaliar o rendimento, que pode ser acessado aqui (DOCX, em inglês): Performance Testing Guide for Windows.

Antes de provar: instale, atualize, reinicie

1. Baixe, instale e verifique os programas necessários

Em primeiro lugar, baixe o programa de benchmark a ser usado. Para nossa prova utilizamos o PCMark 8.

Instale o programa escolhido e verifique que ele seja executado sem problemas ou mensagens de erro.

2. Instale as atualizações do Windows e desative as atualizações automáticas

Instale as últimas atualizações enquanto o Windows se encontra em seu estado normal e mesmo assim é possível conseguir um melhor rendimento. No campo de buscas do menu Iniciar, escreva Windows Update e clique no primeiro resultado da lista. Se você ler a frase Windows está atualizado, não é necessário fazer nenhuma atualização. Caso contrário, clique em Buscar atualizações para o PC para instalar aquelas que ainda faltam.

A seguir, vá até Mudar a configuração. Você deve desativar as atualizações automáticas do Windows – se uma delas é instalada durante o benchmark, os resultados serão afetados.

medindo velocidade PC 01

3. Selecione o plano de energia Equilibrado

Para que o rendimento não seja alterado devido ao plano de economia de energia, selecione a opção Equilibrado. O menu de configuração se encontra em Inicio > Painel de Controle > Opcões de energia.

medindo velocidade PC 02

4. Verifique se todos os componentes funcionam corretamente

Uma placa gráfica ou qualquer dispositivo com controladores inapropriados gerará resultados errôneos. No Painel de Controle > Sistema > Administrador de dispositivos você poderá ver detalhes de todos os componentes de seu PC. Aqueles que não funcionam corretamente estarão indicados com um sinal de exclamação amarelo. A Microsoft publicou um tutorial no qual explica como encontrar e corrigir um controlador defeituoso.

5. Na medida do possível, desconecte todos os dispositivos externos

Discos rígidos externos, impressoras, mouses, teclados e outros dispositivos externos influenciam sobre o rendimento do sistema. Se possível, desconecte-os antes de começar os testes.

A prova: Reiniciar, reiniciar, reiniciar

6. Reiniciar uma e outra vez

Antes de começar os testes, você deve reiniciar seu PC e concluir todas as instalações feitas, como, por exemplo, a do programa de benchmark. O programa Passmark Rebooter será de grande ajuda, já que permite programar reinícios automáticos. Ao reiniciar, você também pode fixar o tempo de espera para que se fechem todas as aplicações executadas em segundo plano – em nosso exemplo, programamos 150 segundos.

Wie schnell ist mein PC? So misst man die Rechenleistung richtig

7. Não toque em nada

Enquanto o teste é realizado, você poderá usar o seu PC

8. Salve e reinicie

Quando a primeira prova é finalizada, salve ou tome nota dos resultados. Se assegure de registrar também os dispositivos e o programa benchmark, que permitirá fazer comparações posteriores. A seguir, reinicie o PC, ao menos, mais três vezes.

Execute a mesma aplicação de benchmark e novamente salve os resultados. É necessário repetir este processo três vezes para poder tirar conclusões significativas.

Depois dos testes – as comparações são úteis

9. Calcule as médias

Calcule as médias de todos os dados salvos. Estes valores representam o rendimento do seu PC de acordo com o benchmark aplicado.

10. Compartilhe seus resultados

A imensa variedade de PCs existentes é ideal para fazer comparações. Utilizando os resultados do benchmark, você poderá descobrir a verdadeira velocidade do seu PC. Crie uma conta no site da companhia desenvolvedora do PCMark 8, a Futuremark, e inicie a sessão. Você também poderá comparar especificamente seus testes com aqueles benchmarks que tenham outros componentes de hardware.

E agora? Encerro processos inúteis e utilizo programas de otimização?

Se o processo de benchmark não lhe trouxe resultados satisfatórios, leia nosso artigo sobre 20 procesos de Windows que você pode matar. Como alternativa, você também pode dar menos prioridade a certos processos e usar programas de otimização, tais como CCleaner, TuneUp Utilities, Glary Utilities, WinOptimizer, SystemOptimizer ou Avira System Speedup.

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários