Como baixar e instalar o Windows 8

Atualização (29/2/2012): já está disponível para download a nova versão Windows 8 Consumer Preview.

O Windows 8 deu hoje seus primeiros passos com o lançamento do Windows 8 Developer Preview, uma versão pré-Beta do sistema operacional da Microsoft, destinada a desenvolvedores.

Claro que esta versão ainda é muito básica e instável, mas para os mais impacientes, é uma boa dica para dar uma espiada no Windows 8. O Windows 8 Developer Preview funcionará até o dia 3 de novembro de 2012 e vem em três versões diferentes: 32 bits, 64 bits e 64 bits com ferramentas especiais para desenvolvedores. Paciência na hora de fazer o download, porque o arquivo é pesado.

Os requisitos para instalar e rodar a pré-Beta são idênticos para as três versões:
– processador de 1,0GHz
– 1GB de RAM
– 16 GB de espaço livre no disco rígido

O arquivo do Windows 8 Developer Preview vem em formato ISO. Você pode gravá-lo em um DVD ou instalá-lo diretamente em uma máquina virtual (nós recomendamos usar VirtualBox). Alguns computadores podem ter problemas de compatibilidade graves que impeçam de instalar o Windows 8. Nesse caso, você verá a temida tela azul da morte típica do Windows. Sim, você leu bem… a telinha continua azul:

Quanto às funcionalidades do Windows 8, o novo Explorador traz a faixa ribbon inspirada no sistema do Office (como o Felipe já explicou por aqui) e permite a sincronização com o Windows Live.

Mas, sem dúvida, a interface Metro é a novidade do Windows 8 que mais chama a atenção. Com o Windows 8 Developer Preview, você pode sentir o gostinho do mosaico colorido que promete mudar o hábito de milhões de pessoas no mundo. A resolução mínima para testar Metro é de 1024×768 e fica muito melhor se for usado em uma tela tátil.

Carregando comentários