Como ativar a verificação em duas etapas da Apple

Como ativar a verificação em duas etapas da Apple

Em 16 de julho de 2014, a Apple disponibilizou a verificação em dois passos do ID Apple no Brasil. Não sabe do que se trata? Trata-se de uma confirmação em duas etapas (como também é conhecida) que dá mais segurança à sua conta, ao exigir um código de verificação além da sua senha para fazer login, alterar dados e comprar na App Store.

O processo de ativação da verificação em dois passos da Apple é simples, mas bastante longo. Para dar ainda mais segurança ao processo, a empresa da maçã ainda o dividiu em duas fases. E a segunda parte só por ser executada três dias após concluir a primeira.

Se você já concluiu a primeira parte, pode ir direto para a segunda parte do processo.

Para ajudar você, preparamos um tutorial visual e prático de tudo o que deve fazer para finalizar o processo. Siga os passos e boa segurança:

Parte 1

1. Acesse a página Meu ID Apple e clique em Gerenciar seu ID Apple

Tela inicial do Meu ID Apple

2. Digite seu ID Apple e a sua senha e clique em Iniciar sessão

Tela de login do Meu ID Apple

3. Acesse a seção Senha e segurança e responda às questões de segurança e depois clique no botão Continuar

Tela de perguntas de segurança do Meu ID Apple

4. Na página seguinte, clique em Iniciar logo abaixo do texto sobre a verificação em dois passos

Tela de acesso à ativação da verificação em dois passos do ID Apple

5. Finalmente você chegou ao início do processo de verificação em dois passos para o ID Apple. Leia o texto explicativo com atenção e clique em Continuar

Tela explicativa da verificação em 2 etapas do ID Apple

6. Mais informação: a página seguinte deixa claro que, depois de ativar a verificação em dois passos, você deverá usá-la sempre que modificar as informações da sua conta. Após ler a explicação, clique novamente no botão Continuar

Tela explicativa da confirmação em 2 passos do ID Apple

7. Pontos importantes para lembrar: a Apple se preocupa em deixar bastante claras as consequências de ativar a verificação em dois passos. Leia e clique – finalmente – em Iniciar

Pontos importantes a lembrar sobre a verificação em 2 passos do ID Apple

8. Há mais explicações. A Apple informa que é necessário esperar três dias para finalizar a ativação da verificação em dois passos do ID Apple por questões de segurança. Verifique a data em que você deve voltar para completar o processo e clique em Concluído.

Tela de conclusão da primeira parte da ativação da verificação em 2 passos do ID Apple

Após concluir a primeira parte da ativação, você receberá uma mensagem da Apple no e-mail cadastrado na sua conta. O texto confirma que a solicitação de confirmação em dois passos foi efetuada e relembra você da data que deve voltar ao Meu ID Apple para continuar o processo de configuração.

Parte 2

Para começar, é necessário repetir os passos anteriores de 1 a 7. Em seguida, o sistema informa que serão necessário mais quatro etapas.

1. Configure seus dispositivos de confiança

Neste passo, você deve informar o número do seu celular, que deve permitir receber SMS e que será usado sempre que for necessário confirmar a identidade do usuário.

Clique em Adicionar um número de telefone e depois escolha o país e digite o número do seu telefone. Para finalizar, clique no botão Próximo.

Parte 2 - Passo 1: Escolha o país e digite o número do seu celular

Você receberá um código via SMS no seu celular. Insira o código corretamente na janela do navegador e clique em Verificar.

Parte 2 - Passo 2: Insira o código de verificação que recebeu por SMS

Se você digitou o código correto, verá o status de verificado no navegador e o link para Adicionar outro número de telefone, que é opcional. Logo abaixo, aparecem também os dados do seu telefone, como modelo e o nome, que você define na seção Geral » Sobre dos Ajustes do iPhone.

Se tudo estiver ok, é hora de clicar em Continuar e seguir para o próximo passo.

Parte 2 - Passo 3: Se tudo estiver correto, o símbolo de verificado aparecerá

2. Guarde sua chave de recuperação

Este é provavelmente o passo mais importante de todo o processo de ativação da verificação em duas etapas da ID Apple. A Apple informa sua chave de recuperação, que deve ser usada para acessar sua conta caso você se esqueça da senha ou perca seus dispositivos de confiança, no caso, o celular.

Parte 2 - Passo 4: Imprima ou escreva sua chave de recuperação e guarde-a num local seguro

A Apple sugere que você imprima sua chave de recuperação. Ao clicar em Imprimir a chave, a janela de impressão se abre automaticamente. Se você não tem impressora, anote o código e guarde-o num local seguro (mas que você se lembre depois). Clique em Continuar e vá para o próximo passo.

3. Confirme sua chave de recuperação

Agora que você já sabe de cor (ou não) sua chave de recuperação, é hora de utilizá-la pela primeira vez. Insira o código completo no campo identificado com uma chave dourada. Se você digitar corretamente, a validação é automática e o botão Confirmar fica ativo, em azul. Clique e vá para o passo 4.

Parte 2 - Passo 5: Confirme sua chave de recuperação

4. Ative a verificação em dois passos

O processo de ativação da verificação em duas etapas está chegando ao fim. Nesta página você encontra uma série de recomendações e alertas sobre o uso do sistema, como, por exemplo, o que é necessário ter sempre em mãos para gerenciar seu ID Apple.

Leia tudo com atenção, marque a caixa de Compreendo as condições acima e, finalmente, clique no botão Ativar verificação em dois passos.

Parte 2 - Passo 6: Último passo da ativação da verificação em dois passos do ID Apple

Parabéns! Você acaba de concluir com êxito o processo para ativar a confirmação em duas etapas do ID Apple e agora sua conta está mais segura contra bisbilhoteiros e ladrões.

Como dissemos antes, o passo a passo é longo. Tudo em nome da segurança. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a verificação em duas etapas do ID Apple ou quer saber mais sobre como funciona, acesse a página Perguntas frequentes sobre a verificação de duas etapas do ID Apple em português.

Desativar a verificação em duas etapas do ID Apple é possível e será mostrado em um novo tutorial (mas podemos adiantar que é bem mais fácil e rápido).

Você já ativou a verificação em duas etapas da sua conta Apple? Com quais outros serviços você também usa essa solução de segurança?

  • Link Copiado!
Carregando comentários