Anúncio

Dicas e truques

Como apagar um arquivo para sempre

Como apagar um arquivo para sempre
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Quando você apaga um arquivo, o PC mente: os dados não são destruídos, apenas ocultados. Para deletá-los para sempre, você precisa usar ferramentas especiais.

Os arquivos são algo muito difícil de eliminar. Apagá-los e formatar o disco não são ações suficientes: os recursos de recuperação são capazes de encontrar rastros dos dados antigos, sobretudo se quem sabe usá-los e onde procurá-los.

O que acontece ao apagar um arquivo? Uma metáfora rural

Para que você entenda porque o PC não não apaga completamente os arquivos, vou recorrer a uma metáfora. Imagine que o disco duro é como um grande pedaço de terra em que cada arquivo é uma fazenda. Cada parcela tem um cultivo distinto (dados), um proprietário, permissões, etc.

Imagine que o disco duro é como um pedaço de terra dividido em diferentes fazendas

Parcelas de terra vistas de cima. Se fosse um disco duro, cada uma seria um arquivo.

Quando você manda o sistema apagar um arquivo, ele pega a parcela-arquivo e joga fora, deixando que qualquer um possa entrar e começar um cultivo distinto. Se alguém chega a essa parcela antes de que tenha sido invadida por ervas daninhas (arquivos temporais) ou cultivada de novo, pode analisar a terra para tentar descobrir o cultivo anterior (recuperar dados).

SpaceSniffer para Windows

Com o SpaceSniffer, o disco duro pode ser visto como um campo cheio de parcelas de terra…

A única forma de acabar com o cultivo recém-liberado é apagar de forma segura. Por que o sistema operacional não faz isso? Porque é um processo lento e exigente. A falsa extinção de itens é muito conveniente, pois ao liberar o espaço ocupado antes por um arquivo, o tempo necessário para “apagar” é mínimo.

Quando é preciso apagar um arquivo para sempre?

Há situações em que a extinção de arquivos deve ser irreversível, definitiva. A destruição de dados preserva a confidencialidade e privacidade. A extinção segura de arquivos informáticos equivale, nesse sentido, à trituração de papel.

Convém usar a extinção definitiva ao apagar arquivos em computadores compartilhados ou públicos, ou quando se gestionam informações confidenciais que não devem ser divulgadas.

Ao editar arquivos em computadores públicos, convém usar a extinção segura (fonte da imagem)

Se deseja apagar um arquivo de uma vez por todas, é preciso usar programas que apliquem métodos de extinção segura. Um dos mais completos para o Windows é o Hardwipe. Explicarei como usá-lo e configurá-lo (é muito fácil).

1. Instale o Hardwipe

O primeiro que você deve fazer é instalar o Hardwipe. Existem outras ferramentas de extinção segura, algumas com antivírus e suítes de segurança, mas gosto mais do Harwipe pela simplicidade e quantidade de opções.

Tela de instalação do Hardwipe

Hardwipe também está disponível em versão portátil. Os idiomas são baixados separadamente

2. Abra as opções do Hardwipe

Antes de pagar os arquivos de forma segura, aconselho que gaste um minuto para configurar o Hardwipe. Abra-o a partir do menu Início e vá a Tools > Options. Depois, clique na aba Wipe Options.

Opções do Hardwipe

O que você verá são as opções de eliminação presentes no Hardwipe. No primeiro menu, aparecem vários métodos de remoção. Talvez alguns nomes, como Gutmann ou DoD 5220, soem familiares para você. São métodos de exclusão diferentes com relação à eficácia e ao rendimento. Têm maior número de passadas (pass), maior segurança, mas também menor velocidade de apagado.

Obções de eliminação do arquivo

Por exemplo, uma simples passada de zeros ou dados aleatórios por cima dos arquivos é mais rápido que os 35 passes do método Gutmann, mesmo que seja menos eficaz frente a ferramentas profissionais como as usadas em informática forense. É questão de experimentar. Para começar, recomendo usar o DOD 5520.22-M de três passes.

3. Clique com o botão direito em um arquivo ou pasta e escolha Hardwipe

Hora de apagar. Quando queira eliminar um arquivo ou pasta para sempre, use o botão direito do mouse para abrir o menu contextual do Windows e, em seguida, abra o menu do Hardwipe. Depois, escolha a opção Wipe File (exclusão segura).

Clique em um arquivo com o segundo botão do mouse e escolha a opção Wipe File do menu

4. Espere até a exclusão chegar ao fim

A eliminação segura é mais lenta que a normal. Dependendo do tipo de remoção escolhido e da quantidade de dados a apagar, pode demorar mais ou menos. A potência do PC também influencia.

Elimimando um arquivo com o Hardwipe

Hardwipe permite programar o desligamento do PC quando a exclusão seja completada.

Não se esqueça do espaço livre!

Se você já apagou arquivos anteriormente, seus restos estarão no espaço livre do disco duro. Já que não é possível selecioná-los  – não dá para vê-los!-, você precisa ordenar ao Hardwipe que apague o espaço livre.

Na janela do Hardwipe, clique no terceiro botão (Free Space), escolha os discos e confirme a operação. Depois de liberar o espaço livre, nenhum programa de recuperação de arquivos tradicional poderá encontrar restos dos dados no disco duro.

[Artigo original em espanhol]

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais