Como apagar todos os arquivos do HD para sempre?

O seu notebook ainda está com cheiro de novo e você quer repassar para frente. No entanto, você também quer apagar todos os arquivos antes de vender a sua saudosa máquina. Mas tem medo que alguém recupere seus arquivos e exponha você na internet. Vejamos, agora, como deletar os arquivos para sempre e não correr este ou qualquer outro risco.

Ao apagar seus dados, o Windows não os delete imediatamente, mas esconde para o espaço ser reutilizado. Isso significa que qualquer pessoa que use ferramentas como o Recuva pode recuperar fotos e outros documentos.

A solução mais eficaz e simples para apagar o HD inteiro de forma segura é rodar um eliminador de dados. Recomendo o DBAN, um programa que roda à partir de um CD e se encarrega de limpar o PC por inteiro.

1. Baixe o DBAN e grave-o em um CD ou DVD virgem

O DBAN se distribui em um arquivo ISO, que é uma cópia exata de um disco. Você deve gravá-lo em um CD ou DVD. O Windows 7 / 8 permite gravar arquivos ISO sem programas adicionais. Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção de gravação.

Windows tem utilitário para gravar imagens de CD

Se não a encontrar ou se estiver utilizando outra versão do Windows, você pode usar seu gravador de CD/DVD favorito. Para Windows, recomendo Nero, CDBurnerXP ou ImgBurn. Todos são capazes de gravar arquivos ISO. Quando tiver feito a instalação, vá ao passo seguinte.

2. Inicie o PC a partir do CD do DBAN

Insira no PC o CD com o DBAN. Normalmente, a maioria dos computadores se inicia primeiro a partir da unidade de CD/DVD; logo, você não deveria ter problemas nesta fase.

Configure o PC para iniciar a partir do CD

A ordem de início é alterada na BIOS do computador. Leia este guia para saber mais.

Logo que o DBAN for iniciado, você verá a tela de boas-vindas, a partir da qual pode pedir mais informações com as teclas F2 e F3.

Tela de inicialização do Darik's Boot and Nuke

3. Peça para apagar o HD por completo

Agora que o computador já foi iniciado, o DBAN fica à espera de uma ordem. Alguns dos comandos que você pode introduzir (e que podem ser consultados pressionando-se a tecla F3) são os seguintes:

  • dod: apagar os discos com o mesmo método usado pelo
    governo dos Estados Unidos
  • dodshort: mesmo método acima, porém mais rápido
  • gutmann: mais seguro e também mais lento
  • quick: eliminação muito rápida porém menos
    segura

Recomendo que você use o comando dodshort, que oferece uma excelente segurança sem sacrificar excessivamente a rapidez da eliminação. Escreva dodshort na janela e aperte Intro.

Escolha a opção para deletar mais rápido

Depois de pressionar Intro, você verá uma série de caracteres estranhos passarem pela tela: não se assuste, é o DBAN sendo iniciado no PC. Depois de alguns instantes, você chegará à tela de estado de eliminação segura.

4. Espere o DBAN completar a eliminação

Dependendo do tamanho do HD e da velocidade, o DBAN pode demorar mais ou menos algumas horas para completar O processo. Encha-se de paciência e espere a operação acabar.

Processo de eliminação pode ser bastante lenta

Acima e à direita, você pode ver o tempo que falta para a eliminação acabar (fonte)

Quando o DBAN tenha terminado de apagar o disco duro, você verá uma mensagem com as datas e horas de início e fim.

Mensagem sobre o sucesso da formatação

Lembre-se de que é uma operação irreversível!

O DBAN não danifica o disco duro, mas a eliminação que realiza é irreversível e total: execute-a apenas se tem certeza de que não vai precisar de nenhum dos arquivos que o HD contém.

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários