Aonde o reset não chega: como apagar arquivos do Android para sempre

Quando você apaga uma foto no celular, ainda é possível recuperá-la, mas, com estes apps, você poderá eliminar qualquer arquivo para sempre. Funciona assim.

Quando resetamos o celular ou apagamos seus apps, os arquivos não desaparecem para sempre, permanecendo em um limbo do qual podem ser resgatados. Por quê? Porque, para apagar um arquivo para sempre, é preciso sobrescrevê-lo muitas vezes, uma operação que gasta recursos e bateria.

Mas o que acontece se quiser vender ou dar o telefone de presente? Ou se o celular cair em mãos erradas? Seus segredos poderiam estar em perigo. Talvez seja baixa a probabilidade de que alguém busque informações comprometedoras no seu Android, mas você quer correr esse risco? Se prefere estar seguro, então é preciso apagar os arquivos para sempre.

Os apps de eliminação vão ajudá-lo

Existem aplicativos que permitem apagar qualquer arquivo no Android para sempre. Isso é possível por meio de técnicas de eliminação segura que impedem a recuperação futura desses arquivos.

O meu favorito é o Secure Delete, um app simples que elimina qualquer arquivo da memória interna ou do cartão SD do telefone. Não é preciso ter permissões especiais para usá-lo nem fazer root no aparelho.

Outro que é muito útil é o Secure Wipe, que apaga todo o espaço livre do telefone. É no espaço livre em que ficam todos os restos de arquivos apagados anteriormente, e por isso mesmo é possível recuperá-los a partir daí.

Para apagar arquivos, vamos usar o Secure Delete. Se o que você quer é apagar todos os dados do celular de forma segura, vá diretamente ao passo número 5.

1. Instale o Secure Delete no celular

Secure Delete é grátis e compatível com o Android 2.3 ou versões superiores (ou seja, com quase todos Android). Ocupa menos de um megabyte.

2. Escolha o tipo de arquivo que deseja buscar

Pressione o ícone Secure Delete para abri-lo. Você verá uma lista de pastas que correspondem à memória do telefone.

Pressione o ícone do Secure Delete para visualizar as pastas

Antes de selecionar os arquivos, marque primeiro o tipo. Há quatro atalhos a escolher: fotos, downloads, apps e cartão SD.

Escolha o tipo de arquivo a ser pesquisado

Uma ação conveniente se você vai apagar fotos é marcar a pré-visualização de imagens, o que facilita bastante a busca.

É possível pré-visualizar as imagens numa pasta

3. Selecione os arquivos que deseja apagar

Assinale os arquivos que deseja apagar para sempre. Você pode organizar a lista por ordem alfabética usando os botões superiores.

Assinale os arquivos que você deseja excluir

4. Confirme a eliminação segura dos arquivos

Preparado? Tem certeza de que quer mesmo apagá-los? Então aperte o botão verde na parte inferior do app para deletar tudo.

Pressione o botão Secure Delete se não tiver dúvidas sobre a exclusão dos arquivos

Antes de iniciar a eliminação, confirme a operação escrevendo uma palavra (neste caso, yes). É uma medida de segurança para evitar eliminações acidentais.

Confirme a exclusão dos arquivos digitando a palavra "Yes"

Após escrever a palavra e pressionar OK, o Secure Delete vai apagar os arquivos. Lembre-se de que a eliminação segura é muito mais lenta do que a normal: quanto mais arquivos apagar, mais a operação vai demorar.

A operação para deletar definitivamente pode demorar um pouco

Ao finalizar o processo e apenas se você apagou fotos, o Secure Delete o lembrará de apagar também as miniaturas dessas imagens, que costumam ser reunidas na pasta .thumbnails.

Secure Delete o lembrará de apagar as miniaturas de imagem

Se vai excluir fotos, não se esqueça da pasta .thumbnails, que contém imagens de pré-visualização!

5. Para apagar todo o conteúdo do Android, use o Secure Wipe

O Secure Delete é ideal para eliminar arquivos ou pastas, mas não para apagar todos os arquivos do celular. Se você vai dar o aparelho para alguém ou mesmo vendê-lo, é preciso aplicar a eliminação segura em todo o celular.

Para isso, primeiro restabeleça a configuração de fábrica do celular (Ajustes > Cópia de segurança > Restabelecer dados de fábrica). Em seguida, use o Secure Wipe para remover todos os arquivos.

Secure Wipe exclui todos os arquivos do celular

O app é muito simples de usar: basta marcar todas as opções e pressionar o botão Start Wiping. Faça isso apenas quando seu celular estiver sendo recarregado: uma eliminação segura exige muito tempo.

Quando a eliminação não é suficiente para deixar você 100% tranquilo

Se as suas fotos foram sincronizada no Google+ ou algum outro serviço, cópias dessas imagens foram armazenadas nessas páginas. Para impedir o compartilhamento automático de fotos com o Google+, leia este tutorial.

Impeça o Google + de copiar suas fotos

Por outro lado, codificar o celular é outra opção considerável. Alguns desenvolvedores do prestigiado programa BleachBit recomendam ainda destruir o disco fisicamente antes de jogá-lo no lixo.

Quer o mesmo para PC? Leia como apagar todos os arquivos do HD para sempre.

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários