5 dicas para aumentar a velocidade do Android com segurança

Dá para acelerar um Android lento. Basta aplicar as dicas abaixo. São conselhos seguros que funcionam perfeitamente.

Com o passar do tempo, o Android virou um sistema operacional muito eficiente, que esgota os recursos dos celulares e tablet ao máximo com inteligência, inclusive nos modelos mais despretenciosos. Mas é possível torná-lo ainda mais rápido.

As dicas mostradas neste artigo não exigem aplicativos adicionais – a maioria não serve para muita coisa – nem desbloquear o celular por meio do root. E, principalmente, todos os conselhos são seguros e podem ser usados sem preocupação.

1. Delete os widgets e fundos animados

Lamento comunicar que o fundo de peixes marinhos e os widgets meteorológicos têm um impacto no sistema que você não pode menosprezar. Elimine os widgets da tela inicial  e troque o fundo por um clássico.

Arraste os widgets até a ligeira e remova os fundos animados

Arraste os widgets até a lixeira para se desfazer deles

2. Remova os aplicativos não usados

Cada app que você não usa ocupa um espaço precioso e, de vez em quando, se executa em segundo plano. Se você eliminar os apps irrelevantes, ganhará não só espaço no celular ou tablet, mas também se livrará dos vampiros de recursos. Veja o passo a passo de remoção.

1. Entre em Ajustes > Aplicativos.

Acesse a opção Apps em Configurações

2. Depois, entre em um dos apps e escolha a opção desinstalar.

Desinstale aplicativos irrelevantes

3. Desative apps do sistema que você não usa

Os apps incluídos no Android não podem ser desinstalados, mas você pode… congelar. Para isso, basta abrir o menu de aplicativos (Ajustes > Aplicativos) e selecionar Desativar para cada um.

Desabilite aplicativos do sistema não usados por você

Os apps podem ser reativados em Desativados em Ajustes > Aplicativos

4. Atualize o Android

Atualizar a versão do Android pode aumentar a velocidade do sistema. Procure a atualização em Ajustes > Atualizações do sistema. Para saber quando chegará uma nova versão, consulte o site do fabricante.

Atualize o sistema operacional para aumentar a velocidade do Android

5. Escolha apps mais leves e rápidos

A maioria das vezes, a culpa da lentidão não é nem do aparelho e nem do Android, mas dos aplicativos usados. Alguns são pesados. Procure alternativas leves sempre que puder.

Uma pequena grande diferença

Existem sites que recomendam ativar as opções de desenvolvimento que não só podem danificar o telefone, como diminuem a velocidade. Não aplique essas “dicas”. Por outro lado, eu não mencionei mudar a ROM, porque, apesar de ser uma manobra útil, envolve o risco de danificar o telefone permanentemente.

Se você quiser limpar e acelerar o celular ou tablet, não complique a sua vida: as dicas acima parecem ser de senso comum, mas elas funcionam melhor que instalar um otimizador falso. Se você seguir os passos, você pode conseguir algum desempenho extra no Android sem colocá-lo em perigo.

Quais são as suas dicas para o Android favoritas?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Carregando comentários