Anúncio

Notícias

Chrome Flex: o que é e por que as pessoas estão usando?

Chrome Flex: o que é e por que as pessoas estão usando?
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

O Google decidiu aproveitar o fato de que a Microsoft pretende tornar obsoletos milhões de PCs com Windows 10 até 2025, incentivando os usuários a utilizar seu sistema operacional ChromeOS Flex em seu lugar.

Chrome OS Flex Download

Naveen Viswanatha, chefe de produto do ChromeOS, anunciou as ’11 maneiras de ganhar com o ChromeOS Flex’ e explicou que o ChromeOS é uma excelente opção para usuários do Windows 10 que estão enfrentando o dilema de se livrar de seus dispositivos ou atualizar para o Windows 11.

Viswanatha apressou-se em apontar que centenas de milhões de dispositivos Windows 10 estão destinados ao aterro se a Microsoft tiver sucesso. Na verdade, grupos de pressão têm instado a Microsoft a reconsiderar seus planos, mas até agora sem sucesso. O suporte gratuito termina em outubro de 2025.

Aqui é onde o ChromeFlex aparece

A proposta do Google é que, em vez de descartar esse hardware antigo, os usuários possam instalar o ChromeOS Flex nele. O ChromeOS Flex é uma distribuição do ChromeOS que pode ser instalada em hardware convencional.

No mundo do Google, o ChromeOS Flex é ‘construído com a segurança como primeiro princípio, não como uma ideia de última hora’. A empresa afirma que nem mesmo precisa de software antivírus. Como se fosse um Mac.

Lembramos de outra empresa que afirmava que seus produtos eram imunes a malware, mas as coisas não correram bem. No entanto, temos certeza de que desta vez as coisas serão diferentes.

O Google também afirma que os custos de suporte de TI são reduzidos, que o ChromeOS Flex é flexível e que o sistema operacional aumenta a produtividade e funciona com os aplicativos empresariais existentes.

No entanto, há muitos avisos. Em teoria, essa medida poderia evitar que os dispositivos com Windows 10 acabem no lixo, mas atualmente apenas cerca de 600 dispositivos são certificados para executar o ChromeOS Flex. Para o Google, isso significa que ‘quase qualquer dispositivo que você tenha implantado funcionará sem problemas com o ChromeOS Flex instalado’.

Se o seu dispositivo não está na lista e você se sentir corajoso, os requisitos do ChromeOS Flex são viáveis: apenas 4 GB de RAM e um dispositivo compatível com Intel ou AMD x86-64 bits devem funcionar, embora seja provável que qualquer dispositivo fabricado antes de 2010 tenha problemas.

E depois, há os aplicativos. Esta parte é mais difícil de superar, e ignorar o elefante com forma de Microsoft 365 na sala é difícil. A suíte de produtividade da Microsoft domina o mundo corporativo, embora o Google tenha feito várias incursões ao longo dos anos com sua própria suíte de ferramentas.

Chrome OS Flex Download

A solução do Google? Streaming, é claro. Transmita esses aplicativos para sua área de trabalho ChromeOS Flex. Uma boa solução, sem dúvida, mas que exigirá esforço e despesas para as organizações que ainda não estão executando aplicativos dessa maneira.

No entanto, é improvável que a intervenção do Google provoque uma mudança generalizada para o ChromeOS Flex. De acordo com Statcounter, o ChromeOS tem uma participação de mercado de desktop de apenas 1,76%, muito abaixo dos 72,99% desfrutados pelo Windows. Até o Linux possui 3,77%.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais