O que ver na Campus Party Brasil: os destaques da agenda

A Campus Party Brasil, maior evento de tecnologia e internet do país começa hoje com uma programação lotada de palestras e workshops. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, a Softonic preparou um roteiro com as melhores palestras, debates e workshops sobre o mercado de aplicativos brasileiro e que vão acontecer na Campus Party Brasil 2014, a partir desta terça-feira (28/1).

Está aí a oportunidade ideal para conhecer o setor mais a fundo, ampliar seu networking e, quem sabe, uma oportunidade valiosa de mostrar seu trabalho.

Vale lembrar que alguns eventos acontecem simultaneamente, então você deve escolher aquele que melhor se encaixa no seu perfil profissional.
Bom proveito!

Terça-feira, dia 28

The Web is Dead. Long Live the Web

Descrição: Nesta apresentação, Carlos Domingo discutirá a forte relação entre os processos de evolução da Web tradicional e Web móvel e como, a partir dessa perspectiva, o Firefox OS tem todos os elementos para mudar radicalmente a concorrência entre os navegadores em telefones celulares, da mesma forma como ocorreu na internet tradicional. É uma oportunidade única de ouvir diretamente do principal líder de Inovação do grupo Telefônica sua perspectiva para o futuro deste mercado, que com um forte crescimento, representa uma enorme oportunidade para desenvolvedores de aplicativos.

Palestrante:

– Carlos Domingo Presidente e CEO da Telefônica I+D (Pesquisa e Desenvolvimento), e CEO de Innovation e New Digital Business da Telefónica Digital. Também e membro dos conselhos de administração da Telefônica Digital, Jajah, Tuenti e Tokbox. Ph.D. em Engenharia da Computação pela UPC e Mestre em Engenharia da Computação pelo Tokyo Institute of Technology também possui uma pós-graduação em direção de empresas na Stanford Graduate School of Business. Com mais de vinte anos de experiência no mundo das TIC, desenvolveu uma parte importante de sua carreira profissional no Japão e nos Estados Unidos. Durante o pouco tempo livre que dispõe, tem se dedicado a exercer mentoria e ser business angel de startups de tecnologia e Internet.

Onde: Palco principal
Horário: 10hs

Lançamento Concurso Internet of Things

Descrição: Quer ficar por dentro do conceito de Internet of Things e ainda ganhar prêmios? Serão divulgados todos os detalhes do concurso que, além de premiação, irá dar kits de desenvolvimento a todos os campuseiros participantes que entregarem suas soluções!”

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 10hs

Workshop – Scratch: quando design e programação viram brincadeira de criança

Descrição: Aprender ou ensinar programação não precisa ser chato. O computador pode ser usado de forma lúdica para dar forma e vida a personagens do imaginário. Nesta oficina serão experimentadas as possibilidades de brincadeiras com Scratch, a ferramenta de programação em software livre do MIT. Os instrutores, pai e filho, mostrarão como fazem para brincar mesmo morando a 10 mil km de distância.

Palestrantes:

– Frederick van Amstel é editor do blog Usabilidoido e coordenador da Plataforma Corais. Bacharel em Comunicação (UFPR) e Mestre em Tecnologia (UTFPR), Frederick vive na Holanda, onde realiza pesquisa de doutorando sobre Design Participativo na Universidade de Twente.

– Aruni van Amstel – Aruni van Amstel brinca de programar no Scratch desde os 8 anos de idade. Criado numa família construtivista, Aruni é um nativo digital que não tem medo de caixa preta. Sua brincadeira preferida é reconstruir no imaginário objetos que lhe interessam. Nas horas vagas, atua como busólogo.

Onde: Workshop II
Horário: 10h30

Open APIs for Open Minds – Apresentação FIWARE

Descrição: A internet tem evoluído para ser a nuvem onde executamos os aplicativos chaves do nosso cotidiano pessoal e profissional. Assim, é fundamental ter a disposição uma plataforma standard aberta que, além de conectar, ofereça APIs simples e potentes que facilitem o desenvolvimento de aplicativos inovadores. APIs com especificações públicas, livres de royalties e que não dependam de um único provedor. Essa é a função da plataforma FI-WARE: tornar a Internet do Futuro em um standard aberto. O FI-Lab, baseado no FI-WARE, cria um ecossistema de inovação aberto e global que agrupa os empreendedores com seus potenciais clientes e investidores, onde a Administração dispõe seus dados abertos ao serviço da inovação e do empreendimento. Conhecer tudo sobre FI-WARE, FI-Lab e os novos desafios que serão abertos durante a Campus Party com direito a prêmios para os empreendedores!

Palestrantes:

– Jon “Maddog” Hall é o Diretor Executivo da Linux International.

– Bruno Souza: Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud, é conhecido como “JavaMan”.

– Equipe de Desenvolvimento de FI-WARE: FI-WARE (http://www.fi-ware.eu/) é a peça chave do projeto “Future Internet Public-Private Partnership (FI-PPP)” do programa europeu para fomento da inovação na Rede

Onde: Palco Principal
Horário: 11h15

O ano da Copa é o ano do código

Descrição: Cansou de vir todo ano ao Campus Party e só invejar seus amigos que sabem programar? Chegou a hora de escrever código você mesmo. Em menos de uma hora você terá criado seu próprio programa e entenderá os conceitos básicos da computação. Traga seu notebook e faça ao vivo! Não há necessidade de ter nada instalado em especial.

Oficineiro:

Paulo Silveira: Bacharel e mestre em computação pela USP, autor do livro Começado a Programar pela Casa do Código e organizador do GUJ.com.br.

Onde: Workshop III
Horário: 14h30

Programando com FiWare

Descrição: Nesta palestra serão mostradas as chaves para programar o seu primeiro aplicativo usando FI-WARE, desenvolvimento de aplicações e plataforma padrão aberta, que vai protagonizar a internet nos próximos anos. Com uma demonstração prática, os palestrantes vão explicar como trabalhar com a plataforma e suas APIs abertas; coletar dados de sensores (Internet of Things), publicar e processar essas informações com conteúdo multimídia em tempo real de dados Big Data e desenvolver dados e conteúdo mashups. Comece a trabalhar com o FI-Ware e incentive para apresentar suas propostas para novos desafios, com direito a prêmios!

Palestrantes:

– David Ruiz: Geek apaixonado por desenvolvimento de software e empreendedorismo. Atuou como Consultor de Internet & Multimídia no Centro de Inovação do Grupo Telefônica e hoje lidera a iniciativa de jogos & aplicações móveis na Timepix Interactivea, além de fazer parte do Instituto Campus Party.

– Equipe de Desenvolvimento de FI-WARE: FI-WARE é a peça chave do projeto “Future Internet Public-Private Partnership (FI-PPP)” do programa europeu para fomento da inovação na Rede. Essa plataforma facilita a criação de aplicações inovadoras por meio da redução dos custos, uma ampla rede de usuários a nível global e administração da informação numa grande escala. Seu objetivo é a criação de um ecossistema de inovação sustentável no que participam empreendedores, desenvolvedores e patrocinadores de aplicações.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 17hs

Palestra – Princípios de criação de game engine para Android

Descrição: Baseado no livro “Programação de Jogos 2D para Android”, a palestra tem como objetivo destacar alguns dos principais elementos que formam um game engine, partindo da infraestrutura até chegar nos componentes de alto nível, como elementos de cena, gerenciamento de estados de jogo e transição de telas.

Palestrante:

– Edgar Damiani: teve sua primeira experiência com programação de jogos em 1987. Vinte e cinco anos de experiência com computadores lhe renderam trabalhos em diversas áreas ligadas a programação e computação gráfica, mas principalmente em duas áreas que sempre foram seus grandes interesses: jogos e ensino. Trabalha com programação de game engines desde 2006 e é autor de diversos livros publicados pela Editora Novatec, incluindo “Programação de Jogos 2D para Android” (com lançamento oficial na CP 2014), além de ter publicado artigos em revistas de computação gráfica e criado apostilas de desenvolvimento de jogos para escolas especializadas. Atualmente desenvolve jogos para Android e seu próprio game engine multiplataforma.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 21h45

Mozilla Brasil – Firefox OS

Descrição: O novo sistema da Mozilla totalmente baseado na web que promete revolucionar o acesso a internet no Brasil. Este evento trará palestras técnicas sobre desenvolvimento de apps para o novo sistema.

Palestrantes:

– Ricardo Pontes é Mozilla Reps Mentor formado em análise de sistemas. Já trabalhou com desenvolvimento web mas atualmente é fotógrafo freelancer. Ativista e usuário de softwares livres e open source sempre lutando para manter a web aberta.

– André Garzia é desenvolvedor de aplicativos mobile e voluntário da Mozilla trabalhando com a divulgação e fomento do Firefox OS. Defende uma web aberta feita por todos e para todos.
Onde: Palco Sócrates
Horário: 23hs

O que é esse Bitcoin?

Descrição: O que é o Bitcoin, onde e como surgiu, como posso usá-lo, qual o seu valor?

Palestrantes:

– Marco Gomes: Fundador e CMO da Boo-Box; Conselheiro do Grupo Jovem Nerd; indicado ao prêmio de melhor profissional de marketing de 2013. –

– Rodrigo Trindade Batista: CEO do Mercado Bitcoin, maior exchange de Bitcoin do Brasil; membro da Bitcoin Foundation. –

– Wladimir Crippa: Administrador da comunidade Bitcoin Brasil, vice-presidente da Associação Software Livre de SC, tesoureiro nacional do Partido Pirata, editor do site Nerdices.

Onde: Palco Hypatia
Horário: 23hs

Quarta-feira, 29 de janeiro

Palestra – Construindo apps para Firefox OS

Descrição: Os aparelhos com Firefox OS já estão a venda no Brasil. Essa palestra vai mostrar aos desenvolvedores como construir aplicativos para o novo sistema utilizando HTML5. Serão abordadas todas as etapas da produção de um aplicativo desde a instalação dos softwares necessários até o envio para o Marketplace.

Palestrante:

– Andre Alves Garzia: Desenvolvedor de aplicativos móveis de Niterói/RJ. Ele é voluntário da Mozilla e membro do Firefox OS Launch Team trabalhando na divulgação do Firefox OS para desenvolvedores. Nas horas vagas lê ficção científica, joga jogos de tabuleiro e bebe cuba libre, não necessariamente nesta ordem.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 10hs

Palestra – Profissões de Games

Descrição: O mercado de jogos no Brasil já fatura mais do que no Reino Unido e está em plena expansão, abrindo uma série de novas oportunidades. Nesta palestra serão abordada as oportunidades existentes e o que você precisa para se especializar no desenvolvimento de jogos.

Palestrante:

– Edward Silva Filho: Bacharel em Ciências da Computação, com 12 especializações. 20 anos de experiência em tecnologia e desenvolvimento de games, professor e escritor.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 15h45

Oficina: Crie sua primeira app com o FiWare – Parte 1*

Descrição: Desenvolva seu primeiro app para a Internet do Futuro com FI-WARE! Neste workshop você terá a oportunidade de criar o seu primeiro aplicativo com base no FI-WARE dentro do FI-Lab, um ambiente onde você pode experimentar a plataforma. Com o apoio de especialistas, serão fornecidas as ferramentas e APIs para concretizar suas ideias e preparar uma demonstração do seu aplicativo para torná-lo conhecido dentro do ecossistema global de inovação aberta, baseada na tecnologia FI-WARE.

Palestrante:

– Equipe de Desenvolvimento de FI-WARE: FI-WARE é a peça chave do projeto “Future Internet Public-Private Partnership (FI-PPP)” do programa europeu para fomento da inovação na Rede. Essa plataforma facilita a criação de aplicações inovadoras por meio da redução dos custos, uma ampla rede de usuários a nível global e administração da informação numa grande escala. Seu objetivo é a criação de um ecossistema de inovação sustentável no que participam empreendedores, desenvolvedores e patrocinadores de aplicações.

Onde: Workshop III
Horário: 15h45

*Workshop ministrado em espanhol

Debate: Carreiras na área de Games

Descrição: A área de games abrange diferentes tipos de carreira para qualquer pessoa que tem o mínimo de interesse em trabalhar com o assunto. Se você já pensou, quis ou sonhou em trabalhar com games, venha saber por onde começar, o que fazer, em qual profissão o seu perfil se encaixa e se você vai se adaptar nesse mundo.

Palestrantes:

– Denio Di Lascio
– Guilherme Loureiro

Onde: Palco Stadium
Horário: 20h30

Mesa – Apps Cidadãos

Descrição: Os aplicativos podem ser usados como uma ferramenta para ampliar a nossa cidadania? Qual o papel dos apps na integração entre cidadãos e os gestores públicos nas cidades inteligentes? Conheça as novas iniciativas no Brasil e no mundo, a importância da abertura dos dados públicos e o que você precisa para desenvolver o seu próprio App Cidadão.

Participantes:

– Mediador: Domingos Pires (USP Cidades) – Com graduação em engenharia civil em 1982 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, e larga experiência no setor privado é atualmente Coordenador Executivo do USP Cidades, Núcleo de desenvolvimento de pesquisa e difusão de soluções inovadoras para a gestão urbana no Brasil.Fundador e Diretor Executivo da Consultoria P3Urb, focada em projetos do mercado imobiliário baseados em parcerias público-privadas. Foi Diretor da São Paulo Urbanismo no período de 2010 a 2012 e Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Urbano de São Paulo entre 2011 e 2012.

– Ciro Biderman (SPTrans) – Professor nos programas de pós-graduação e graduação em administração pública e economia na Fundação Getulio Vargas (FGV); Pesquisador no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV); e pesquisador afiliado ao departamento de estudos urbanos e planejamento (DUSP) do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em economia pela FGV/EAESP em 2001 com pós-doutorado no MIT em 2007 em Economia Urbana. Interessado por economia urbana focada em em políticas públicas a um nível subnacional, com ênfase particular em economia do transporte e políticas de terras. Atualmente chefe do escritório da SPTrans.

– Gustavo Maia – Gustavo Maia é co-fundador do Colab, rede social colaborativa com foco em cidades, ganhadora do prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation 2013, e possui experiência em marketing digital com foco em política. Anteriormente, Gustavo trabalhou com marketing digital e publicidade, além de outros empreendimentos próprios. Gustavo é publicitário pela AESO, pós-graduado em Marketing pela FGV e Business Administration pelo Insper. Thiago Christof (Cidadera) – Trabalha para melhorar as cidades para os cidadãos e prefeituras como co-fundador do Cidadera.com

Onde: Palco Galileu
Horário: 21h45

Quinta-feira, 30 de janeiro

Mozilla Brasil – Webmaker

Descrição: A Mozilla tem uma iniciativa de ensinar todo mundo a fazer páginas web. O projeto webmaker é um projeto levado por voluntários que com ferramentas super inteligentes e material didático fácil e divertido ensina as pessoas a fazerem HTML e CSS.

Palestrantes:

– Ricardo Panaggio é ativista de liberdade, privacidade, Software Livre e afins. Desenvolve para Web há mais de 10 anos e atualmente é Representante da Mozilla. Acompanha o desenvolvimento da Mozilla e vários de seus projetos desde seu estágio embrionário. Já proferiu diversas palestras e cursos sobre Web standards, Web APIs, JavaScript, privacidade, neutralidade de rede, e outros assuntos relacionados com Open Web e Software Livre.

– Carlos Valim também conhecido como “Coragem”, é voluntário na Mozilla Foundation, estudante de Ciência da Computação, certificado LPIC-1, Novell CLA e DCTS. Analista de Suporte, trabalha com GNU/Linux há 4 anos. Idealizador do Movimento Mozilla na Baixada Santista.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 24hs (meia-noite)

Programar é fácil e grátis, saiba como aprender e corretar

Descrição: A internet proporciona diversas facilidades para aprender com vídeo aulas, tutoriais e manuais. Porém, é preciso dedicação, esforço e persistência. Saiba quais são as melhores alternativas para aprender de forma eficiente e, de cara, aprender um pouco sobre programação com Python.

Palestrante:

– Eric Hideki Imai Satake. Técnico em Web Design, percebeu que desenho não era sua praia e decidiu aprender a programar. Evangelista Python e Ubuntu, colaborando com projetos como Ubuntu Dicas e Pycursos. Autor do blog Aprendendo Python.

Onde: Palco Galileu
Horário: 24hs (meia-noite)

Palestra: Licenciamento em Jogos Digitais

Descrição: Quais são os direitos que um desenvolvedor de jogos tem perante à lei brasileira? O advogado Helio Coelho, especialista no assunto, vai falar sobre como lançar o seu jogo sem ter nenhum perigo de infringir direitos de imagem ou propriedade intelectual e acabar tendo que correr para os tribunais ao invés de passar mais tempo jogando videogame.

Palestrantes:

– Helio Coelho
– Willian Terras

Onde: Palco Stadium
Horário: 11h30

Palestra – Apps by You: Como capacitar para contribuir com o Mobile Ecosystem

Descrição: Uma nova geração está sendo exposta à Internet pela primeira vez através de dispositivos móveis. A criação para o mundo mobile pode ser assustadora, por isso desenvolvedores experientes não estão fazendo apps sem uma estratégia de monetização clara. Mas, como vamos resolver este problema? Além de todo o trabalho para tornar a web uma plataforma de primeira classe com FirefoxOS, o que torna o mobile mais acessível para os desenvolvedores web, está se construindo uma ferramenta separada para não-desenvolvedores para participar da festa. Venha aprender sobre AppMaker, seus objetivos, abordagem de design e arquitetura de contribuição. Você vai conhecer os planos para democratizar aplicativos móveis, capacitar uma nova classe de criadores e criar um super apps.

Palestrantes:

– David Ascher Director of Mozilla Labs: David é o líder da iniciativa Mozilla AppMaker. David teve muitos papéis na Mozilla, desde membro voluntário até CEO da Mozilla Messaging and Director of Labs. David é apaixonado por tornar a Internet um lugar onde qualquer pessoa possa aprender, criar, conectar e prosperar. David viveu em quatro países, atualmente vive em Vancouver, no Canadá. David fala Francês e Inglês e um pouco de espanhol, mas não português (ainda). David está ansioso para descobrir o Brasil e conversar com campuseiros sobre como fazer a internet móvel mais acessível a todos.

Onde: Palco Sócrates
Horário: 11h45

Palestra – Como montar aplicativos sociais mais divertidos

Descrição: Descubra como 2º tela, mobile, games, realidade aumentada e QR code podem ser utilizados de maneira inteligente no desenvolvimento de aplicativos.

Palestrante:

– Edney Souza Sócio na boo-box e 00k e-business tools, Organizador e Curador da Social Media Week São Paulo e Media Performance Day, Curador e Apresentador da área de Social Media da Campus Party Brasil e do Social Media Labs do InterCon, Professor de Redes Sociais na FGV, ESPM, Ecommerce School, Escola São Paulo, Jump Education e TKE – The Knowledge Engineers, Diretor da ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais onde preside o Comitê de Mídias Sociais.

Onde: Palco Gutenberg
Horário: 16hs

Oficina – Crie sua primeira app com com FiWare – parte II

Descrição: desenvolva seu primeiro app para a Internet do Futuro com FI-WARE! Neste workshop você terá a oportunidade de criar o seu primeiro aplicativo com base no FI-WARE dentro do FI-Lab, um ambiente onde você pode experimentar a plataforma. Com o apoio de especialistas, serão fornecidas ferramentas e APIs para concretizar suas ideias e preparar uma demonstração do seu aplicativo para torná-lo conhecido dentro do ecossistema global de inovação aberta baseada na tecnologia FI-WARE. Ajude a construir a Internet do Futuro!

Participantes:

– Equipe de Desenvolvimento de FI-WARE

Onde: Workshop III
Horário: 16h45

Palestra – Jogos hardcore para plataformas móveis

Descrição: Um jogo hardcore pode ser tão bem sucedido quanto qualquer jogo casual de passarinhos nas plataformas móveis. Durante a palestra será apontado quais são os cuidados que um desenvolvedor precisa ter para que o seu jogo tenha um futuro brilhante em um mercado tão competitivo que cresce cada dia mais.

Palestrante:

– Sebastião Liparizi

Onde: Palco Stadium
Horário: 17hs

Workshop – Aprendendo a API do Evernote

Descrição: Um workshop que abrange todos os aspectos da criação de aplicativos sincronizados com a plataforma de nuvem da Evernote, uma das cinco startups que mais cresce no Vale do Silício.

Palestrante:

– Chris Traganos, Diretor de Relações com Desenvolvedores da Evernote, lidera as relações com desenvolvedores na Evernote. Chris organiza hackatons e workshops da API da Evernote para as comunidades de desenvolvedores no mundo. Ele também é responsável por liderar o programa Aceleradora da Evernote, que apoia as melhores startups do mundo que estão ligadas à API da Evernote. Anteriormente, trabalhava na Evernote como desenvolvedor sênior de web, com foco na experiência do usuário, padrões web e arquitetura de informação para desenvolvedores. Antes disso, foi desenvolvedor web da Universidade de Harvard. Como parte da equipe de comunicação digital, Chris gerenciava o site da Universidade (harvard.edu) e o Boletim de Harvard. Chris é graduado em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade de Massachusetts. Ele vive com sua família no Vale do Silício.

Onde: Workshop II
Horário: 20h30

Então você decidiu programar jogos? Conte-me mais a respeito

Descrição: Muitos entusiastas de jogos digitais buscam trabalhar nesta vasta área de desenvolvimento de jogos, entretanto não fazem ideia do grau de complexidade em se desenvolver um jogo, bem como as disciplinas que um profissional precisa conhecer para construir um jogo por mais simples que seja. Nesta palestra, o Prof. Francisco Isidro mostra, inclusive com uma “demo”, como construir um jogo para Android 100% baseado em código e linguagem de programação, mesmo porque, em desenho ele é péssimo!”

Palestrante:

– Francisco Isidro

Onde: Palco Stadium
Horário: 20h30

Desenvolvendo aplicações multiplataforma mobile com Xamarin e Visual Studio

Descrição: Palestra como desenvolver aplicações multiplataformas mobile utilizando Xamarin aliado ao Visual Studio com C#, para iOS, Android e Windows Phone, reaproveitando o máximo da lógica de negócio.

Palestrante:

– Rogério Rodrigues. Pai, Desenvolvedor, fã de tecnologias mobile, Palestrante da comunidade Técnica Microsoft, Membro do programa acadêmico Microsoft Student Partner e fã do Star Wars.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 23hs

Sexta-feira, 31 de janeiro

Joomla no Mundo Mobile: Palestra e Memento para Dúvidas e Bate Papo

Descrição: Espaço para a comunidade Joomla no Mundo Mobile. Desenvolvimento mobile em Joomla 3.X, o que o Joomla pode oferecer para facilitar o desenvolvimento em mobile, tirar duvidas e auxiliar no que for necessário a comunidade.

Palestrante:

– Elvis barbosa Martins. Desenvolvedor Web. Ampla experiência em agências web e de publicidade digital com foco em CMS (Joomla, WordPress) e estratégias web. Técnico em Multimídia Pelo Senac Consolação, e Design Multimídia – Dom Bosco, Especialista técnico em Mídias Sociais pela ETEC – Escola Técnica de São Paulo. Certificado em Google Adwords – Google Brasil, Diretor e organizador do Joomla Day SP. Premição: 3º Lugar no StartUP Jam – BlackBerry com a equipe StartUp Hoje TEM! Sócio Desenvolvedor da Agência WebTreeX.

Onde: Palco Pitágoras
Horário: 01:00

Painel – Panorama do mercado digital no Brasil

Descrição: E-readers, editoras, aplicativos, games e transmídia. Quais são as perspectivas e oportunidades do mercado digital no Brasil? Conheça o trabalho de diversos especialistas e entenda um pouco do presente e das possibilidades futuras.

Participantes:

– Natalia Biancovilli, da EDITORA BIANCOVILLI – 36 anos, é sócia-fundadora da Editora Biancovilli desde julho de 2011, Natália é responsável pelo setor comercial, organização de parcerias e estratégias com fabricantes de tablets nacionais e internacionais. Responsável pela captação de investimentos e coordenação das equipes. Cuida também da parte de responsabilidade social da empresa, com projetos que incentivam a Educação Co-criativa. Cuida para que todos os setores da empresa se integrem. Nasceu em Cordovil, subúrbio carioca, no ano de 1977 e, aos 5 anos, mudou-se para Irajá, bairro onde cresceu. Trabalhou durante anos como secretária, depois estudou Medicina Tradicional Chinesa. Escritora, artista plástica e shiatsuterapeuta, Natália agora dedica-se integralmente aos assuntos da Editora, cuja missão considera sua razão de existir.

– Felipe Correia, da ACRIA – 25 anos é Sócio Fundador da ACRIA | Aprendizado Criativo desde março de 2012, responsável pela área de produtos, inovação e tecnologia da startup, estudou desenvolvimento de software e games mobile. Atualmente estuda neuroaprendizagem e os vários tipos de epistemologia com foco em pedagogia. Nasceu na zona sul de São Paulo, ainda adolescente começou a trabalhar com artes e com informática, mais tarde trabalhou como gerente de contas e gerente de relacionamento no mercado de capitais, atualmente Felipe se dedica integralmente a startup com o sonho de ampliar as possibilidades do aprendizado através da tecnologia.

– Mauro Barroso, do ESTÚDIO MENGA 3D VFX Luiz Borges, da BOGEY BOX STUDIO

Onde: Palco Michelangelo
Horário: 10hs

Oficina Google Glass*

Descrição: analisando o potencial de desenvolvimento de produtos e aplicativos relacionados ao Google Glass

Palestrante:

– Amanda McClure é uma empreendedora no mercado de “wearables”, tecnologias que podem ser usadas no corpo. A sua primeira startup envolvia reconhecimento facial e realidade aumentada no ambiente de trabalho. Ela foi nomeada uma das principais fundadoras do sexo feminino em 2012 pela Women 2.0 e foi selecionada para estar em uma aceleradora de startups patrocinada pelo Google, a NewMe. Com um diploma em Psicologia pela Universidade de Houston, ela deixou o sonho de estudar pós-graduação em Psicologia Industrial Organizacional para buscar uma carreira na Apple. Ela foi inspirada a criar o reconhecimento facial na Apple e tem, desde então, estado envolvida nas startups do Silicone Valley. Atualmente, ela está trabalhando no desenvolvimento de tecnologias educacionais para o Google Glasses.

Onde: Workshop III
Horário: 14h30

*Atividade em inglês

Palestra: Mágica gamer criada na terra dos Vikings

Descrição: Você ama jogar videogame? Você pensa em ter uma carreira nessa indústria? Quais são os passos que você deveria dar para caminhar em direção a isso? Saiba mais sobre a bem sucedida história da indústria de games sueca, que cresceu 600% em 6 anos, fazendo com que a Suécia se transformasse em uma das principais exportadoras de games do mundo. A região nórdica possui alguns dos melhores talentos da área.

Palestrante:

– David Garpenståhl vai contar as suas experiências pessoais como empreendedor na indústria de games e ilustrar a história da parte do mundo próxima ao círculo polar que ama jogar e é o lar de estúdios que criaram jogos como Angry Birds, BattlefieldMinecraft. David vai falar sobre os ambientes criativos e a cultura digital na região nórdica e o que podemos esperar sobre o futuro da indústria gamer na região.

Onde: Palco Stadium
Horário: 17hs

Games educativos: o Brasil na linha de frente

Descrição: Nunca houve um momento melhor para a educação digital no Brasil. O apelo popular pela melhoria na educação é intenso. Com as propostas de 10% do PIB e 75% dos royalties do pré-sal para a educação, 600 mil tablets comprados pelo MEC para as escolas públicas e mais de 5 bilhões de reais para tecnologia digital apenas no Estado de São Paulo no projeto Aula Interativa, o cenário não poderia ser mais favorável. Em paralelo, o mercado de games e de conteúdo audiovisual no país cresce rapidamente. No âmbito infantil, são inúmeros os personagens nacionais que vem se destacando com vídeos, games, aplicativos, brinquedos e outros produtos. A criança brasileira hoje pode consumir conteúdo nacional de qualidade. Basta unir os pontos para identificar o Brasil como uma potencial referência nos games educativos. O tamanho da oportunidade, as formas de ingresso no mercado e o case da Yupi Play – primeira rede de entretenimento educativo para dispositivos móveis do Brasil que conecta pais, crianças e professores – serão explorados de forma a convidar novos desenvolvedores e investidores para uma área tão rentável quanto importante para a sociedade.

Onde: Palco Stadium
Horário: 18hs

Palestra – Hoodie: Desenvolva aplicações sem se preocupar com backend, banco de dados ou servidor

Descrição: Hoodie é um projeto opensource que permite com que você desenvolva aplicações web sem se preocupar com backend, banco de dados e servidores. Através de sua API é possivel criar aplicações em menos de 15 minutos com suporte de dados offline, excelente para aplicativos moveis.

Palestrante:

– David Ruiz. Geek apaixonado por desenvolvimento de software e empreendedorismo. Atuou como Consultor de Internet & Multimídia no Centro de Inovação do Grupo Telefônica e hoje lidera a iniciativa de jogos & aplicações móveis na Timepix Interactivea, além de fazer parte do Instituto Campus Party.

Local: Palco Pitágoras
Horário: 20h30

Carregando comentários

Últimos artigos