Anúncio

Artigo

Campus Party: SAMU ganha aplicativo para prestar atendimento

Campus Party: SAMU ganha aplicativo para prestar atendimento
Rubens Eishima

Rubens Eishima

  • Atualizado:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a Campus Party nesta quinta-feira (30) e apresentou o aplicativo E-SUS SAMU. O app permite fazer pedidos de atendimento direto do celular ou tablet, sincronizado com as informações da conta no Facebook.

Também conhecido como SAMU Emergência, o app está disponível por enquanto apenas em versão web, com a previsão de lançamento para Android e iOS (iPhone e iPad) a partir do Carnaval, em março. O aplicativo também contará com versões em inglês, espanhol, francês e alemão.

O SAMU Emergência usa as informações do Facebook não só para diminuir o risco de trotes, como também para obter informações como sexo, idade e endereço do requisitante. O usuário pode ainda cadastrar dados como tipo sanguíneo, plano de saúde e até se é doador de órgãos, hipertenso, diabético ou alérgico a algum produto. Antes de enviar o alerta para a central do SAMU, o app confirma a localização do usuário pelo GPS do aparelho.

Outra característica da integração com o Facebook é a possibilidade de publicar mensagens na sua linha do tempo, ou ainda marcar algum amigo ou familiar na rede social para avisar quando um socorro é pedido. Além do Facebook, o SAMU Emergência se integra com o Waze [Android | iPhone | Windows Phone | BlackBerry], para acompanhar o trajeto da ambulância e o tempo estimado de chegada.

A versão web do SAMU Emergência pode ser acessada neste endereço: http://www.samuemergencia.com.br/.

Além do app para o SAMU, o ministro Padilha anunciou ainda um prêmio para o desenvolvimento de tecnologias que contribuam com a gestão da saúde pública e um outro aplicativo, o MED-SUS, voltado para os médicos do Sistema Único de Saúde. O MED-SUS incluirá uma lista com os 777 medicamentos disponíveis no sistema, com bula, informações científicas, dosagem e cuidados especiais. Um dos benefícios apontado pelo ministro no novo app é a sua utilização pelos médicos estrangeiros trazidos ao Brasil pelo programa Mais Médicos. O ministro não informou nem quando nem para quais plataformas o MED-SUS estará disponível.

[Fonte: Agência Brasil]

Rubens Eishima

Rubens Eishima

Os mais recentes de Rubens Eishima

Diretrizes Editoriais