Black Friday Brasil: veja como aproveitar os descontos para comprar o game dos sonhos

Hoje é dia de Black Friday! E se você acordou tarde e só está sabendo disso agora, já perdeu boas horas do evento, que começou à meia-noite e termina às 23h59.

Mas, afinal, o que é a Black Friday?

Black Friday é o termo como ficou conhecida a sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e que abre a temporada de compras natalinas. Aproveitando o feriado que sempre cai na quinta-feira, os americanos saíam em massa no dia seguinte para antecipar a compra dos presentes de Natal e, vislumbrando uma grande oportunidade, os lojistas organizaram um dia promocional para atrair ainda mais consumidores. Essa sexta-feira foi batizada de Black Friday, com as lojas oferecendo descontos especiais durante todo o dia.

E o que é a Black Friday Brasil?

Aproveitando-se da influência norte-americana, em 2010, algumas empresas brasileiras se organizaram para fazer uma Black Friday nacional. A primeira edição do evento no Brasil contou com apenas 50 lojas e venda exclusivamente online. Com o passar dos anos, o evento vem se desenvolvendo e ganhando cada vez mais anunciantes e seguidores, dentro e fora do mundo online. E a expressão Black Friday Brasil se popularizou.

Onde comprar e aproveitar os descontos da Black Friday Brasil?

O evento acontece no Brasil inteiro e você pode encontrar as promoções em todos os lugares, da loja da esquina aos megamagazines online. Entretanto, três sites concentram a maior parte das ofertas online: Busca Desconto, Dark Friday e SaveMe.

Para ajudar, o Gizmodo preparou uma lista com os descontos de apps para iPhone, Android, PC e Xbox. Outra lista de ofertas mais genérica inclui games – como o PES 2013 – e até o Microsoft Office Home & Student 2010, com atualização grátis para o Office 2013.

A loja online Steam também participa da Black Friday Brasil e estende os descontos até a próxima segunda-feira, dia 26. A lista de jogos para PC em promoção inclui títulos como The Walking Dead, Max Payne 3 e Age of Empires III. Vale lembrar que a Steam já vende jogos em reais.


E os descontos são reais?

Para não cair no conto do vigário e comprar gato por lebre, o melhor é conhecer o preço original do produto antes da Black Friday Brasil. Se você não ficar atento a isso, pode acabar pagando até mais caro do que o valor original. Uma (boa e velha) sugestão é comparar preços. Dois sites podem ajudar nesse trabalho, evitando que você tenha que acessar diversas páginas para fazer a comparação: Baixou e JáCotei. Algumas lojas, como a Steam, facilitam o trabalho e colocam o preço do antes e depois.

Para acompanhar o que a galera está falando sobre a Black Friday Brasil, você pode seguir as hashtags #BlackFridayBrasil e #BlackFridayBR no Twitter.

Carregando comentários