BitTorrent Sync chega à Beta junto com app para Android

BitTorrent Sync chega à Beta junto com app para Android

BitTorrent Sync, o aplicativo que permite sincronizar arquivos com segurança usando a tecnologia distribuída da empresa, chegou à versão Beta. Sync foi construído por razões práticas em primeiro lugar, de acordo com Brett Nishi, diretor sênior da BitTorrent. “Um engenheiro queria uma maneira simples de compartilhar fotos com sua mãe e construiu o aplicativo em um dos ‘hackatons’ da nossa empresa”, afirma Nishi. E assim nasceu o BitTorrent Sync.

A primeira aparição do programa aconteceu no início deste ano como uma versão Alpha fechada e, somente em abril, tornou-se pública. Agora, menos de três meses depois, a empresa lança Sync em versão Beta. “Desde que disponibilizamos a versão Alpha, os usuários já transferiram mais de 8 petabytes de dados”, explica Nishi.

“Desde que disponibilizamos a versão Alpha, os usuários já transferiram mais de 8 petabytes de dados.”

Junto com a atualização de hoje para o BitTorrent para PC, chega um aplicativo totalmente novo para Android, com o objetivo de ajudar os usuários a sincronizar arquivos com dispositivos móveis. Um app para Android era um pedido constante daqueles que testavam o BitTorrent Sync Alpha, segundo Christian Averill, Diretor de Comunicações da BitTorrent. “A comunidade realmente se envolveu com os testes e nós tivemos uma grande quantidade de feedbacks positivos”, diz Averill. “Temos 25 milhões de instalações dos nossos produtos em aparelhos com Android, então reconhecemos que se trata de uma ótima plataforma para desenvolvermos.”

O BitTorrent Sync para Android roda em dispositivos com Android 2.2 ou superior, o que significa que funciona em praticamente todos os celulares e tablets atuais. Os usuários podem fazer backup de fotos, vídeos e diversos outros arquivos diretamente do seu Android. Por enquanto, não há existe uma versão do BitTorrent Sync para iOS, mas a desenvolvedora afirma que está a caminho.

Desde a descoberta do programa de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional), conhecido como PRISM, a preocupação com privacidade e segurança de informações na indústria da tecnologia cresceu consideravelmente. O BitTorrent Sync oferece um método seguro de transferência de arquivos com criptografia AES de 256 bits entre dispositivos. Além disso, o Sync não armazena os arquivos na nuvem de uma empresa, que poderia ser objeto de monitoramento do governo norte-americano. Como alternativa, o aplicativo permite que você crie sua própria nuvem pessoal.

“Temos um grande respeito pela privacidade do usuário. De fato, guardamos informações básicas dos usuários sobre a quantidade de dados transferida e qual cliente é utilizado, mas não temos qualquer informação sobre o que eles estão transferindo”, assegura Nishi.

“Nós vamos avançar o mais rápido possível. A versão completa estará disponível quando tudo estiver estável.”

Sobre o cronograma para lançamento da versão final do BitTorrent Sync, nada está planejado. “Nós vamos avançar o mais rápido possível. A versão completa estará disponível quando tudo estiver estável”, diz Averill.

Download do BitTorrent Sync Beta:

  • Link Copiado!
Carregando comentários