BitTorrent Inc. quer dissociar marca da pirataria na internet

BitTorrent Inc. quer dissociar marca da pirataria na internet

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você escuta o nome BitTorrent? Se você logo pensa em pirataria, saiba que a BitTorrent Inc., empresa responsável pelo programa homônimo de compartilhamento de arquivos, está lutando contra essa associação negativa, usando inclusive informações divulgadas sobre o número recorde de pirataria da série Game of Thrones, da HBO.

Matt Mason, vice-presidente de marketing da desenvolvedora, escreveu um post no blog oficial da empresa sobre como o BitTorrent não é sinônimo de pirataria:

A ideia de registros de pirataria do BitTorrent (BitTorrent Piracy Record, em inglês) é uma completa invenção. Porque, definitivamente, não existe nenhum registro de pirataria do BitTorrent. Porque a pirataria acontece fora do ecossistema do BitTorrent. (…) Estes chamados “registros” são provavelmente baseados em números de sites piratas que não têm qualquer ligação com a BitTorrent, Inc. Se eles são corroborados usando dados de sites piratas, são registros de pirataria da internet. Não são registros de pirataria do BitTorrent.

Ao longo dos anos, a BitTorrent Inc. vem se esforçando bastante para mostrar que o protocolo P2P pode ser usado para fins legítimos. No início do ano, a empresa lançou o aplicativo BitTorrent Sync, que mantém seus arquivos sincronizados em todos os seus computadores, criando o seu próprio serviço de sincronização na nuvem por meio do protocolo do BitTorrent. A companhia também criou o BitTorrent Surf, uma extensão
que ajuda os internautas a encontrar conteúdo legítimo na internet para download.

Ainda assim, os argumentos utilizados por Mason são incompletos. Sim, o BitTorrent é simplesmente um protocolo para transferência de arquivos, mas também é, sem dúvida, um dos métodos mais populares utilizados pelos piratas para distribuir seus arquivos. Então, enquanto as práticas da empresa são legítimas, a reputação da tecnologia desenvolvida por ela continua muito entrelaçada com compartilhamento ilegal de conteúdo, por exemplo do Game of Thrones.

A BitTorrent Inc. ainda tem um longo caminho a percorrer para dissociar seu principal produto da pirataria na internet.

  • Link Copiado!
Carregando comentários