Atualização do Adobe Creative Cloud traz a impressão 3D para o pacote de criatividade

A suíte de aplicativos Creative Cloud da Adobe ficou ainda mais poderosa. A empresa está reforçando a integração entre vários dos seus apps e introduzindo novas funcionalidades. Agora, os elementos criados num programa do Creative Cloud automaticamente será sincronizado com os demais. A partir de hoje, Photoshop, Illustrator, InDesign, Muse e TypeKit recebem atualizações para tornar o trabalho com imagens e fontes mais rápido. São mais de 500 recursos, divididos entre novidades e aprimoramentos. Vamos detalhar um pouco os mais importantes.

Photoshop CC recebe suporte a impressão 3D

Adobe Photoshop CC 3D modeling

As maiores atualizações se concentram no Photoshop Creative Cloud, já que agora o programa oferece suporte a impressão 3D. Artistas, engenheiros e afins podem finalizar seus projetos em 3D usando o Photoshop antes de enviá-los para a impressora. O Photoshop CC permite tanto imprimir localmente, com impressoras como a Makerbot, como enviar as instruções de impressão para serviços online, como o Shapeways. A Adobe já fechou parcerias com uma grande quantidade de empresas para garantir a compatibilidade com impressoras e serviços 3D.


A Adobe não tem a intenção de posicionar o Photoshop CC como um concorrente dos programas de modelagem 3D, uma vez que possui ferramentas exclusivamente dedicadas para isso. Em vez disso, o Photoshop pretende ser o software de acabamento, que garante que tudo está perfeito antes de ser desenvolvido. Isso economiza a dor de cabeça de ter que reimprimir o objeto final e gastar toneladas de material. “Os recursos que oferecemos são muito mais precisos do que qualquer outro do mercado”, afirma Andy Lauta, gerente de produto do Photoshop.

Outra novidade no Photoshop CC é a ferramenta “Perspective Warp”, que torna a manipulação de perspectivas da imagem muito mais fácil. Os usuários podem ativar a função, desenhar uma grade em torno de um objeto ou camada e manipular a perspectiva do desenho apenas arrastando os cantos da grade. Anteriormente, o Photoshop CC podia manipular a perspectiva de imagens, mas não de forma tão rápida.


TypeKit apresenta sincronização entre apps

Está mais fácil usar as fontes do TypeKit da Adobe em outros programas do Creative Cloud. Ao baixar uma nova fonte numa máquina, você será alertado para fazer o download em outras que também utilize, configurando uma experiência uniforme entre computadores e aplicativos. Dessa forma, o trabalho colaborativo se torna muito mais fácil, já que será lembrado de baixar qualquer alteração assim que abrir a sua versão do arquivo.

Adobe TypeKit website

Os objetos inteligentes que você criar num aplicativo do Creative Cloud também serão atualizados em todos os demais programas. Por exemplo, se você faz mudanças numa logo no Illustrator CC, o desenho será automaticamente atualizado no Photoshop CC também.


Illustrator ganha Live Corners e uma nova Pencil Tool

O Illustrator CC também recebeu algumas novas funcionalidades, como a “Live Corners” e uma “Pencil Tool” completamente nova. Live Corners permite aos usuários manipular rapidamente os cantos de um objeto para arredondá-los. Os usuários agora podem “ajustar os cantos de um objeto de maneira rápida e fácil”, até mesmo em lote.

Adobe Illustrator CC Live Corners

O novo lápis foi desenhado para dar mais controle sobre a precisão e a suavidade dos traços. Se alguém usa uma caneta ou o tablet para desenhar no Illustrator CC, a precisão será mais importante, enquanto a suavidade pode ser mais útil para aqueles com um mouse nas mãos. A nova Pencil Tool podem inclusive assegurar que as linhas desenhadas estão retas.

Adobe Illustrator CC new Pencil Tool

Além disso, as linhas podem ser rapidamente manipuladas depois de desenhadas usando o recurso “Refine Paths”, que permite trabalhar diretamente nos traços sem ter que refazer o trabalho.

InDesign facilita o trabalho com links

O InDesign CC passa a oferecer um melhor suporte para hyperlinks. Os usuários não precisam mais atualizar cada hyperlink individualmente, já que a edição em massa está disponível agora. O InDesign também verificará cada link para ter certeza de que é válido e avisará o usuário caso o endereço esteja quebrado. Os estilos dos caracteres para hyperlinks também podem ser manipulados todos ao mesmo tempo, de forma que as mudanças se propagem por todo o documento.

Adobe InDesign CC URL options

O suporte a e-books é outro dos aprimoramentos do InDesign CC. O formato EPUB 3 agora também é compatível com o programa, permitindo a criação de notas de rodapé em pop-up, similar ao estilo do recurso de dicionário do iOS 7 e do Kindle. O suporte a japonês e hebraico foi melhorado com redesenho dos caracteres ao dimensionar o texto em diferentes resoluções.

Adobe ebooks font scaling

Por último, o Muse CC foi atualizado com novos efeitos de rolagem. Os web designers agora podem criar suas páginas web cheias de rich media. Como exemplo, a Adobe mostrou uma animação de um pássaro voando pela página enquanto o usuário a rolava para baixo.

Adobe InDesign CC update

Em resumo

O suporte a impressão 3D do Photoshop CC ainda é uma versão 1.0 de um produto que certamente será melhorado na medida em que criadores de conteúdo coloquem as mãos nele. A Adobe fez uma sábia escolha de integrar os recursos de impressão 3D no Photoshop em vez de criar um produto separado. Ao incluir a funcionalidade dentro de um programa mainstream como o Photoshop, a empresa reduz a barreira de entrada para os criativos que desejam começar a trabalhar com modelos 3D para impressão.

Embora a transição da Adobe para um modelo baseado em assinatura tenha irritado diversos usuários, a empresa está oferecendo atualizações consistentes para tornar sua suíte de criatividade muito mais atraente. Em 2013, o Creative Cloud da Adobe alcançou 1,1 milhão de assinantes, aumentando o número total para mais de 1,4 milhão de membros. Ao integrar ferramentas para tecnologias emergentes como a impressão 3D, a Adobe mostra que, além de antecipar as necessidades dos seus usuários, está em constante adaptação.

A Adobe oferece o pacote completo do Creative Cloud por US$ 50,00 mensais (ou US$ 20,00 para apenas um programa). Uma boa notícia é que a empresa zerou o período de 30 dias de teste, então todo mundo que testou o Creative Cloud antes está apto a experimentar a versão atualizada novamente.

Download do Adobe Creative Cloud

Carregando comentários