Anúncio

Artigo

Ataques virtuais usam o vírus Ebola para atrair internautas a golpes online

Ataques virtuais usam o vírus Ebola para atrair internautas a golpes online
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Criminosos virtuais passaram a utilizar notícias sobre a epidemia do vírus Ebola para atrair vítimas, obter dados pessoais e/ou instalar Trojans (Cavalos de Troia) que criam aberturas nos computadores e podem ajudar no roubo de dados financeiros. As informações são da empresa de segurança digital Symantec.

Até o momento, foram registrados uma campanha de phishing – que envolve um falso portal do canal de notícias CNN – e três ataques contendo malwares.

No ataque de phishing, um e-mail que diz ser do canal de notícias CNN (imagem abaixo) promete trazer um breve resumo, que inclui links para a “história não divulgada” sobre o Ebola, precauções e uma lista de regiões “alvo”. Entretanto, quando o usuário clica nos links, ele é redirecionado para uma página na internet em que deve selecionar um provedor de e-mail e inserir suas credenciais de login, que são automaticamente encaminhadas aos cibercriminosos. Após isso, a vítima é, então, redirecionada para a home page real da CNN.

CNN Ebola ataques virtuais

Já as campanhas de malware, por sua vez, enviam correspondências falsas contendo apresentações sobre a epidemia, relatórios e até mesmo as últimas notícias sobre o Zmapp, droga que obteve resultados promissores contra a doença. Entretanto, os arquivos anexados possuem trojans que permitem, entre outras coisas, registrar toques no teclado (keylogs), fazer gravações a partir da webcam, abrir e apagar arquivos e pastas, além de reunir detalhes sobre aplicações instaladas e o sistema operacional do usuário.

Ataques virtuais email ebola

A Symantec aconselha a todos os usuários que fiquem atentos a e-mails não solicitados, inesperados ou suspeitos. Caso não haja certeza da legitimidade da mensagem, não responda e evite clicar nos links da mensagem ou abrir anexos. Além disso, PCs e dispositivos móveis (smartphones e tablets) devem ter suas soluções de segurança sempre atualizadas.

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais