Anúncio

Artigo

Ataque hacker russo rouba mais de 1 bilhão de dados de login

Ataque hacker russo rouba mais de 1 bilhão de dados de login
Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Ontem (5/8), o The New York Times revelou um novo ataque em larga escala na internet. Segundo a notícia, uma gangue russa roubou de diversos sites em toda a web mais de 4,5 bilhões de registros, sendo 1,2 bilhão de combinações de nomes de usuários e senhas, e mais de 500 milhões de endereços de e-mail.

As violações dos dados foram descobertas pela empresa de segurança Hold Security. A análise demonstra que as informações foram obtidas de 420.000 páginas web. Entretanto, a lista de sites invadidos ainda não foi divulgada publicamente, o que atrasa a correção da vulnerabilidade por parte de alguns dos serviços afetados.


Leia também


Os ataques não tiveram foco em nenhuma região específica do globo. Além de terem sido realizados em todo o mundo, também não visou atingir somente os serviços online mais conhecidos, mas também sites menores.

Segundo informações da Hold Security, os hackers não venderam as informações. Em vez disso, a gangue russa estão usando as contas comprometidas para enviar spam em redes sociais. Por isso, é melhor manter atenção redobrada. Se você perceber algo entranho nas suas redes sociais, seus amigos – ou mesmo você – podem ter sido afetados por este ataque.

É cedo para se desesperar

Apesar dos números impressionantes associados ao ataque, ainda é muito cedo para avaliar sua extensão. A Hold Security ainda está trabalhando para alertar os sites sobre suas vulnerabilidades, sendo que alguns já estão cientes.

Além disso, dados de pagamento parecem não ter sido expostos. De qualquer forma, o acesso a esse tipo de informação torna-se muito mais fácil se senhas bancárias foram comprometidas. Os hackers também podem usar informações pessoais para roubar identidades dos usuários.

Esta história sobre o ataque russo a quase meio milhão de sites ainda está em desenvolvimento. Estaremos publicando atualizações sempre que novas informações importantes forem reveladas.

[Fonte: The New York Times]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais