Como aprendi a salvar minhas fotos no MyShoeBox depois de perder tudo

Armazenar fotografias de maneira segura e em um único álbum digital está mais para obrigação do que bom senso. Aqui nós explicamos como fazer isso.

Segurança, conforto ou medo da perda: existem centenas de razões diferentes para fazer uma única cópia de segurança. Graças a aplicativos como o MyShoebox, nós conseguimos manter todas as fotos em um único e cativante álbum digital. E em poucos passos.

Por que salvar as fotos?

Eu perdi todas as minhas fotos anos atrás. Foi uma tragédia de dimensões épicas, sofri intensamente durante semanas e ainda fico chateado quando penso nas lembranças de pixels que viraram fumaça.

Era minha primeira câmera digital e tirei milhares de fotos. Eu tinha guardado tudo no meu PC e fui viajar pelo projeto de intercâmbio Erasmus. Enquanto estava no exterior, eu continuei a tirar fotos e guardava todas no computador do meu companheiro de quarto.

Depois de duas semanas… o desastre. Meu amigo reinstalou o sistema operacional sem me dizer nada. ainda por cima, quando voltei para casa, encontrei o meu computador de casa infectado por um vírus engenhoso que tinha apagado apenas documentos, músicas e fotos. Eu tinha perdido mais de um ano e meio de fotos.

Problema na HD pode causar a perda de todos os arquivos

O que fazer na prática?

A lição foi: verifique se tem o melhor antivírus e ele esteja sempre atualizado. Acima de tudo, sempre faça uma cópia de backup! Mas o problema com backups é que eles também podem sofrer destinos terríveis, e agora com todos os diferentes dispositivos que temos, nós deveríamos ficar sempre conectando e carregando.

Colegas e amigos muitas vezes me falaram sobre como eles usam o Dropbox para fazer a sincronização automática das fotos tiradas com o smartphone, mas para mim não era suficiente. Então, eu comecei a procurar uma solução que funcionasse para todos os dispositivos. Foi assim que encontrei o MyShoebox, um programa para PCMacAndroidiPhone que faz o backup de todas as fotos na nuvem, grátis e automaticamente!

Tela do MyShoebox

Como funciona o MyShoebox

De modo geral, eu não confio nas promessas milagrosas, mas depois de experimentá-lo, fui conquistado pelo aplicativo multiplataforma.

Sincronizar as fotos foi mais fácil do que eu esperava. Primeiro, preenchi o formulário de cadastro e baixei o software no meu computador. Depois, apenas escolhi as pastas de sincronização para o MyShoebox começar o upload.

Configuração do MyShoebox

Mais tarde, eu baixei o MyShoebox para Android. Inseri minhas credenciais no aplicativo e optei por fazer o upload das fotos só pelo Wi-Fi (para não gastar minha limitada conexão de dados). As imagens do celular foram direto para a nuvem.

MyShoebox no Android

Passado algumas horas, eu tinha uma linha do tempo com todas as minhas fotos dos últimos 10 anos. Um álbum gigante e acessível em qualquer lugar.

Como foi organizada a minha coleção de fotos?

A principal característica do MyShoebox é organizar as fotos em ordem cronológica, mas não é só isso. Embora seja a função mais prática, o aplicativo agrupa as fotografias com outros critérios.

Tela do MyShoebox

Home. É onde você encontrará os recursos mais importantes. O menu superior traz o recurso Timeline e, mais abaixo, Explore. Este último critério vai organizar as fotografias em duas formas. A primeira é chamada de Remember when. Como o nome sugere, o intuito é provocar uma lembrança com a foto. O outro filtro, This Day in History, mostra a data das imagens em um dia específico. Por exemplo, retratos de 25 de dezembro.

Existem ainda outros filtros de exibição.

Timeline: mostra as fotos ordenadas por uma linha do tempo.

Events: nesta seção, as imagens são agrupadas mês a mês.

Search: aqui você pode pesquisar as imagens por diferentes filtros, como data, dia, câmera fotográfica (ou celular) usada, localização, etc.

Cameras: você consegue filtrar as imagens pela câmera usada na fotografia.

Shared: serve para criar galerias de imagens e compartilhar com qualquer pessoa. Dá para compartilhar por e-mail, Facebook, Pinterest ou em um simples link. Você também pode adicionar amigos à galeria e permitir que eles façam upload de fotos.

Time Travel: para mim, é a seção mais fascinante e original do MyShoebox. No Top Events você pode navegar pelas suas memórias, ano após ano. Se você clicar em uma foto, verá todas tiradas naquele dia. Rolando a página mais um pouco para baixo, você pode acessar uma série de estatísticas sobre suas atividades como fotógrafo.

O aplicativo mostra as câmeras usadas durante determinado período e quantas fotos foram tiradas em um dia, mês, ano ou estação. É possível até descobrir qual parte do dia você se sentiu mais disposto à fotografar. Os dados são exibidos com gráficos super fáceis de serem lidos (e, de quebra, você aprenderá sobre seus hábitos fotográficos).

O MyShoebox cria infográficos que mostram seus hábitos de fotografia

A solução ideal?

Comecei a usar o MyShoebox para resolver um problema dramático, proteger minhas fotografias e centralizar as capturas. Depois de enviar todas imagens para o servidor, eu comecei a navegar nas muitas funções do aplicativo e redescobri coisas escondidas e enterradas em pastas ou subpastas. O benefício foi duplo: fiz uma cópia de segurança e revi imagens de meses e anos anteriores.

Não foi só isso. Com o aplicativo para Android, eu consegui rever minhas fotos enquanto estava fora de casa e proteger outras imagens imediatamente. Para melhorar mais um pouco, MyShoebox encontra fotos duplicadas entre o PC e o Android.

Apesar de tantas vantagens, MyShoebox também tem contras. Existem defeitos que dependem de nós, como configurar a câmera na data errada e, consequentemente, ter uma linha do tempo que não corresponde a data real da fotografia.

Há outros que dependem do aplicativo. Observar as fotos aleatórias é uma das atividades mais agradáveis do aplicativo. Não conseguir ir para a data de captura ou para outras imagens tiradas no mesmo dia faz o app perder um pouco do charme da navegação.

Além disso, se você usar apenas a versão gratuita, suas fotos serão redimensionadas para 0.7 MB com tamanho máximo de 1280×720 pixels. Por isso, depois de alguns dias de testes, assinei a versão Pro, porque não faz muito sentido deixar o app reduzir as imagens, especialmente se for usado como serviço de backup.

Após alguns meses de uso, eu posso dizer que estou totalmente satisfeito com o serviço. Eu salvei minhas fotos de forma segura e, acima de tudo, resgatei boas lembranças escondidas no fundo do meu disco rígido.

Graças ao aplicativo para Android e as opções de compartilhamento, posso enviar fotos antigas aos amigos via WhatsApp, para lembrar dos bons tempos que tivemos. Enfim, o MyShoebox virou meu álbum de fotos digital e acho que não serei capaz de ficar sem ele.

Qual é o aplicativo que você usa para não perder nenhuma foto?

[artigo original em italiano]

Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados

Ver todos os Top apps