Apple apresenta nova versão do seu sistema operacional móvel: o iOS 8. Veja as novidades

Nesta segunda-feira (2/6), durante o WWDC 14, a Apple apresentou a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis (iPhone, iPad e iPod touch): trata-se do iOS 8, que estará disponível a partir do segundo semestre deste ano, mais precisamente entre agosto e outubro.

A nova edição da plataforma está centrada em polir recursos da versão anterior que precisavam de aperfeiçoamento. A primeira novidade está na central de notificações. Agora, é possível interagir nesse ambiente, como, por exemplo, responder a uma mensagem do WhatsApp sem precisar abrir o aplicativo ou responder a um evento.

O teclado também ganhou novas funcionalidades e agora consegue completar uma frase que você esteja digitando, baseado nos seus hábitos. E para quem fica preocupado com a questão da privacidade, a Apple promete que essas informações não serão compartilhadas com ninguém e ficarão armazenadas apenas em seus terminais.

Outra novidade fica por conta da inclusão do Healthkit, um aplicativo de saúde, que consegue monitorar desde os hábitos alimentares do usuário até a sua rotina de exercícios. O software ainda consegue registrar indicadores como pressão arterial, ritmo cardíaco e ciclos de sono. Tudo organizado por cartões e compartilhado com até seis dispositivos Apple.

Aliás, esse compartilhamento familiar traz outras novidades: a compra de conteúdo, por exemplo, pode ser autorizada por apenas um membro da família. Ou seja, se um filho quer comprar um jogo para o seu iPod, ele vai precisar da autorização do pai ou da mãe, que receberão uma notificação da aquisição e decidem se pode autorizá-la ou não.

A parte de fotografias também ganhou melhorias: o recurso de buscas agora inclui ciclos temporais, álbuns e outros critérios. É possível ainda editar as fotografias e carregá-las ao iCloud em tempo real.

o iTunes Radio ganhou o status de um aplicativo independente. A funcionalidade não vinha tendo o protagonismo necessário para brigar com serviços como o Spotify e sua “emancipação” pode tentar mudar o cenário.

Por último, o Siri também ganhou bem-vindas melhorias. Agora, o assistente de voz consegue reconhecer músicas, a exemplo de softwares como o Shazam. Ele também passa a suportar compras de conteúdo via iTunes e  vai entender os comandos de voz de mais 22 idiomas. No entanto, a Apple não confirmou quais seriam essas línguas e nem se o Português está incluído na relação.

Atenda as chamadas do iPhone no Mac ou iPad

A integração entre o iOS 8 e o Yosemite (OS X) – nova versão do sistema operacional da Apple para desktops e notebooks Mac – também ganhou uma melhoria que vai facilitar o uso do recurso de “tethering”. Agora, para utilizar o iPhone ou iPad como um modem 3G/4G, há um botão de acesso direto no Mac que o sincroniza ao dispositivo móvel automaticamente.

A partir dessa integração, o usuário também poderá atender chamadas de voz e vídeo do iPhone diretamente no Mac, usando os alto-falantes e microfones embutidos no computador. Além disso, será possível visualizar mensagens e e-mails do smartphone. Esses recursos também podem ser executados no iPad.

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários