A linha tênue entre copiar e melhorar da Apple

Muitos aplicativos e recursos do OS X 10.10 Yosemite e iOS 8 são clones de produtos que já existem. Veja por si mesmo!

Raramente a Apple inventou alguma coisa. A especialidade da empresa sempre foi outra: adivinhar quais foram as invenções de grande potencial para se apropriar e torná-las irresistíveis.

Um exemplo? O mouse, que a Xerox tinha inventado e que o Steve Jobs, percebendo o potencial, o transformou no dispositivo mais utilizado da história da computação.

Outros exemplos? A interface do usuário com janelas, uma vez mais, uma invenção da Xerox. Ou o próprio iPod.

Se é verdade que os medíocres se inspiram e o gênios copiam, então Cupertino é a casa dos gênios. A evidência mais recente foi a da palestra de abertura da WWDC 2014, em que foram apresentados ao público OS X 10.10 Yosemite e iOS 8.

Os novos sistemas da Apple, na verdade, contêm uma grande quantidade de ideias e conceitos tomados, digamos, emprestados de aplicativos existentes. É ver para crer.

Spotlight e Alfred

Alfred é uma alternativa ao Spotlight que saiu há alguns anos e desde então está sempre entre os top do download do Mac App Store. A principal característica é que, além de buscar no Mac, também pesquisa na internet e fornece um serviço de busca integrado muito completo e fácil de usar.

Alfred é uma alternativa interessante ao Spotlight

E é exatamente isso o que o novo Spotlight do OS X 10.10 Yosemite faz, apesar de ser mais rico e mais completo que o Alfred (há também previews, por exemplo), mas que se inspira muito no bom mordomo Alfred.

Novo Spotlight pega emprestado algumas ideias do Alfred

Mail e Mailbox

Mailbox é um cliente de e-mail que veio à luz em abril de 2013 e ganhou as manchetes por um tempo. A idéia por trás dele era uma nova forma de ler e armazenar e-mails.

Mailbox organiza emails como se fossem tarefas

A novidade era que você podia, com gestos na tela de toque concebidos com inteligência, arquivar, excluir, guardar para ler mais tarde (com muitas opções diferentes para escolher) ou cadastrar numa lista específica.

A ideia provou ser tão certeira que agora foi direto para o Mail do iOS 8. Agora, acredito, o sucesso está garantido. Principalmente se for igual ao MailBox.

MailBox serviu de inspiração para remodelação de email no iOS

O SwiftKey Note e o novo teclado do iOS 8

Um teclado preditivo bem feito é uma ferramenta útil, que sempre fez falta no iOS. Até a chegada do SwiftKey Notes, um aplicativo que oferece sugestões de palavras enquanto você digita, e que, graças ao algoritmo incrível, faz você compor textos e mensagens com numa velocidade impressionante.

Tecnologia do SwiftKey Note está presente na atualização do iOS

Até mesmo o pessoal da Cupertino gostou da ideia, por isso transportou o aplicativo para o iOS 8 e transformou o teclado padrão em um clone perfeito da SwiftKey Note.

Teclado preditivo ajuda a escrever com mais velocidade

Snapchat, WhatsApp e Mensagens

O novo app de mensagens do iOS 8 é um centro de comunicação muito completo, mas as funções que ele oferece não são novidade.

Mensagem enviada no iOS 8

As mensagens de vídeo “relógio”, as mensagens de áudio, a geolocalização “fácil” e a opção de vídeo ao seu alcance. Na verdade, todas as opções são emprestadas de grandes nomes de empresas de mensagens para celulares, do WhatsApp ao WeChat, do LINE ao Snapchat.

Resumidamente, nada de inovador aqui, mas combinar as melhores ideias do setor em um super-app provavelmente dará bons resultados.

iCloud Drive e Dropbox

O serviço de nuvem da Apple goza de certo sucesso, mas nunca estourou. Muitos usuários não podiam entender exatamente como ele funciona, pois a gestão do espaço era diferente de tudo aquilo ao que estavam acostumados.

No OS X 10.10 Yosemite, no entanto, a Apple aprendeu as lições do Dropbox e transformou o iCloud Drive em quase-clone, com pastas que podem ser gerenciadas como um diretório normal no Finder. E, desta vez, ele vai ser um sucesso.

Reformulação de iCloud Drive foi inspirado no DropBox

Copiar, sim, mas com estilo

De acordo com a sua história, a Apple continua vasculhando o mundo em busca de tecnologia para transformar boas ideias em aplicativos bem-sucedidos.

Se é um método aceitável ou não, é difícil dizer. Mas claro que nós, como usuários dos produtos de Cupertino só podemos tirar proveito dele.

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários