Anúncio

Artigo

Apple apresenta novos sistemas operacionais e novidades no iWork e iLife

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Ontem, a Apple realizou mais uma das suas apresentações cheias de estilo e novidades. Além do lançamento do novíssimo iPad Air e do iPad mini com tela Retina, a empresa da maçã anunciou uma lista de novidades nos seus sistemas operacionais – Mac OS X e iOS – e em alguns dos seus carros-chefe da sua linha de programas – iWork e iLife.

Confira os detalhes:

Apple apresenta novos sistemas operacionais e novidades no iWork e iLife

OS X Mavericks 10.9: mais veloz e mais eficiente

A nova versão do sistema operacional da Apple, o OS X Mavericks 10.9, ficou disponível para download grátis logo após a apresentação da empresa.

Além do aumento na velocidade e eficiência, a atualização introduz um sistema de notificações mais robusto, suporte para múltiplas telas melhorado e uma revisão do Finder (com sistema de abas e tags). O novo sistema também traz o recurso iCloud Keychains, para salvar senhas.

Outras novidades incluídas no Mac OS Mavericks são: novo Safari, melhores telas de gerenciamento e uma série de atualizações em tecnologias – OpenGL 4, App Nap Timer Caslescing – e aplicativos, como o Maps e o iBook.

iLife: GarageBand fica grátis com compras dentro do app

O iLife foi completamente redesenhado tanto para Mac como para iOS. A suíte criativa da Apple, que inclui iPhoto, iMovie e GarageBand, será item de série em novos computadores Mac e dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod touch).

O iPhoto para iPad agora também tem álbuns de fotos, um recurso antes incluído apenas no Mac. Dessa forma, os usuários podem criar álbuns no iPad e mandar imprimir e enviar as fotos para casa onde o serviço estiver disponível.

O iMovie para iPad foi atualizado com funções de edição de vídeo, com destaque especial para a ferramenta de câmera lenta (slow motion).

Já o GarageBand foi o aplicativo do iLife que recebeu mais novidades, além de passar a ser grátis na App Store. O app, que antes custava US$ 4,99, agora inclui compras com micropagamentos, como novos efeitos e baterias, para usar na criação de músicas. As faixas criadas no GarageBand também podem ser sincronizadas entre dispositivos, permitindo que você comece uma edição no iPad e continue no Mac, por exemplo.

Todas essas alterações também já estão disponíveis desde o final da apresentação da Apple.

iWork: enfim, trabalho colaborativo

O iWork foi atualizado para Mac, iOS e também para quem o usa no iCloud. A mudança mais visível está no desenho, que segue a linha do novo iOS 7. Outra novidade implementada na suíte de produtividade da Apple foi o modo colaborativo. Assim como os outros produtos, o novo iWork já está disponível para download e será incluído grátis na compra de novos computadores Mac e dispositivos iOS.

Finalmente, a ferramenta de colaboração chegou aos apps do iWork para que você e seus amigos ou colegas de trabalho possam editar juntos um documento. Os usuários podem simplesmente enviar uma URL para o documento, uma vez que esteja pronto. As alterações serão vistas imediatamente e a colaboração poderá ser feita em todas as plataformas, já que o aplicativo está baseado na web.

Além disso, o iWork recebeu uma série de novos recursos, incluindo transições para o Keynote e novos painéis de edição. O foco da atualização se concentra em trazer o conteúdo para o primeiro plano, permitindo que você não tenha que se preocupar tanto com configurações desnecessárias da interface e possa se dedicar mais ao que é realmente importante.

iOS 7.0.3: iCloud Keychain e menos enjoo

Após apresentar as novidades do OS X, iLife e iWork, a Apple lançou uma nova atualização para o iOS. A versão 7.0.3 também já está disponível para download e inclui o iCloud Keychain, corrige erros do iMessage e ajuda a reduzir os enjoos causados pelas animações do iOS.

O iCloud Keychain é o gerenciador de senhas da Apple, que pode ser sincronizado em todos os dispositivos. A ferramenta permite que você faça login automaticamente em sites no Safari em qualquer um dos seus dispositivos Mac ou iOS. Como complemento, a atualização também introduz um gerador de senha para o Safari, para ajudar você a criar senhas mais seguras.

O recém-lançado iOS 7.0.3 ainda ajuda a reduzir as tonturas relatadas pelos usuários como consequência do excesso de animações e movimentos do sistema operacional móvel. O redesenho que originou o iOS 7 trouxe uma extensa lista de animações para representar ações como abrir e fechar apps, mas esses movimentos acabaram gerando enjoos em alguns usuários. Agora, no iOS 7.0.3, ao desativar o recurso em “Ajustes » Geral » Acessibilidade » Reduzir Movimento”, as animações se tornam mais rápidas e o zoom desaparece.

Outras mudanças desta atualização incluem correções no leitor de digitais do iPhone 5S, de problemas na calibragem de sensores e de outros bugs.

De qual novidade você mais gostou? Deixe seu comentário.

Leia também:

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais