App do dia: Sinesp Cidadão, aproximando você da segurança pública

O que você faria se achasse que um veículo desconhecido foi roubado? A primeira coisa, talvez, seria ligar para a polícia militar, comunicar a suspeita e descrever o número da placa. O Sinesp Cidadão enterra este procedimento com uma prática rotina de consulta. Ao iniciar o app, você só precisa clicar no ícone do veículo e informar os números e letras da placa.

Você também pode consultar se uma pessoa tem mandado de prisão. Neste caso, é obrigatório saber o nome completo do cidadão, nome da genitora e o número de algum documento pessoal, como RG, CPF, CNH ou Passaporte. Após poucos segundos, você saberá se a sua desconfiança faz sentido ou é pura implicância.

A iniciativa em desenvolver um meio de consulta partiu da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP), que é um órgão do Ministério da Justiça. A proposta é aproximar o cidadão da segurança pública com praticidade. Salvo o primeiro caso, verificar mandados de prisão não é muito simples de fazer porque requer informações incomuns. Mas é da própria natureza do assunto.

App Sinesp Cidadão aproxima cidadão da segurança pública

Não espere um layout inspirador no aplicativo. A proposta é agilizar a consulta de informações. A tela inicial do Sinesp contém três ícones: Mandado de prisão, Veículos e Ajuda. E nada mais. Se por um lado a simplicidade pode incomodar, que não é o meu caso, por outro, o aplicativo cumpre o papel de informar sem complicar a vida de ninguém.

A única falha é não possuir um botão de rápido acesso para ligar no telefone da Polícia Militar. Principalmente porque o próprio app recomenda que você disque o 190 e não tente, em hipótese alguma, qualquer tipo de abordagem ou aproximação. Além dos riscos serem incalculáveis, geralmente não estamos preparados para enfrentar esta situação.

Se isso vai melhorar a segurança do seu bairro ou cidade nós não sabemos. Mas agora você poderá comunicar a polícia com mais agilidade sobre os problemas de Justiça

Baixar Sinesp Cidadão para Android

Baixar Sinesp Cidadão para iPhone

Baixar Sinesp Cidadão para Windows Phone

Reveja o nosso último App do Dia: Mônica Fábrica de Tirinhas realiza o sonho de toda criança


Você é desenvolvedor e gostaria de ver seu aplicativo analisado sob a ótica dos nossos editores? Ou é leitor do Softonic e quer ler nossa opinião sobre um app que usa diariamente? Deixe um comentário abaixo ou escreva para redacao@softonic.com.br.


Carregando comentários