App do dia: Simet, o protetor de qualidade da internet

SIMET, ou também chamado pelo longo nome Sistema de Medição de Tráfego na Internet, mede a velocidade de download e upload da sua conexão, seja lá qual for: 3G, 4G, wi-fi…

Você acha que os relatórios de medição de tráfego na internet feito pelas operadoras merecem a sua confiança cega? Para o SIMET, não. Muito pelo contrário. O sistema não só discorda como se opõe ao método com outros parâmetros de medição (que podem ser encontrados no documento utilizado para a elaboração da Resolução 574 da Anatel, que trata sobre a qualidade do serviço).

Embora os termos técnicos sejam usados livremente para explicar a metodologia de avaliação, o SIMET faz duas coisas simples de entender: mede o tráfego dos arquivos baixados (TCP) e o tráfego multimídia de fluxo continuo (UDP), como aqueles vídeos do Porta dos Fundos que você assiste. Segundo a SIMET, as operadoras só costumam criar relatórios do tráfego de arquivos baixados. Já o streaming…

Simet, app para monitorar a qualidade do tráfego na internet

Mensurar ou avaliar a qualidade dos streamings ainda é um assunto polêmico para as operadores nacionais e internacionais. Por isto, o aplicativo é uma ótima saída para você conseguir dados importantes e questionar a velocidade mostrada pela sua operadora. O teste funciona, aliás, de um jeito bem simples. Basta tocar no ícone azulado para iniciar a medição. Depois de alguns minutos, o relatório estará pronto.

Todas informações sobre o relatório podem ser encontradas na página de perguntas e respostas do próprio sistema de medição. Lá, você encontrará boas explicações para interpretar os dados. O teste é 100% independente e, ao compartilhar o resultado, você vai contribuir com a estatística de qualidade da internet na sua região. Assim, todo mundo sairá ganhando em algum momento.

Baixar SIMET para Android

Baixar SIMET para iOS

Reveja o nosso último App do Dia: Guia TV BR põe ordem na programação da televisão


Você é desenvolvedor e gostaria de ver seu aplicativo analisado sob a ótica dos nossos editores? Ou é leitor do Softonic e quer ler nossa opinião sobre um app que usa diariamente? Deixe um comentário abaixo ou escreva para redacao@softonic.com.br.


Carregando comentários