App do dia: Imagem e Ação, o tabuleiro do passado no celular de hoje

Interface do app Imagem e Ação

Adivinhar uma expressão é tema de brincadeira desde que o ser humano resolveu desenhar nas paredes de cavernas. E foi potencializada no final dos anos 80 com o jogo de tabuleiro Imagem e Ação, da Grow, que vendeu mais de duas milhões de unidades. Mas, ao mesmo tempo, a indústria de games se desenvolveu e os tabuleiros foram relegados à segundo plano.

O app Imagem e Ação foi uma tentativa em combinar o tipo de jogo de tabuleiro com a portabilidade dos celulares e a sociabilidade do Facebook. Você pode competir com outras pessoas, mesmo sem conhecê-las, ou criar um grupo restrito aos seus camaradas mais próximos. Isto apenas se você autorizar e vincular seu perfil do Face ao aplicativo.

Feito isto, a brincadeira já pode começar. Na tela inicial, em grupos, você configura como vai ser a partida. Se prefere enfrentar pessoas aleatórias, clique em jogar para enfrentar qualquer um. Detalhe: a maioria não tem noção (qualquer que seja) sobre desenhar. A chance de você encontrar desenhar abstratos que deveriam significar “árvores” são grandes.

Interface do app Imagem e Ação

Se isto acontecer, você pode pular a adivinhação ou tentar a sorte pensando em uma palavra qualquer. O problema em ir na direção do método “acerto e erro” é perder pontos. De outro lado, e também sendo parte da premiação, as moedas são úteis para conseguir novos recursos. Precisa comprar um paleta de cores para colorir os desenhos? 150 moedas.

E assim a mecânica segue. As moedas podem ser usadas para comprar dicas ou palavras para passar de nível. Se gastar todas, você ainda consegue adquirir algumas pelo módico preço de um dólar. Aqui é quando entra o seu dinheiro de verdade. Não há necessidade de adquirir tantas moedas, mas nunca é demais ter algumas. Sobretudo sem gastar dinheiro.

Imagem e Ação é uma tentativa de colocar no mercado aquele não-tão-velho jogo de tabuleiro que perdeu importância. O problema, segundo alguns usuários, é a instabilidade do aplicativo e os problemas de conexão com o Facebook. Em nossos testes, só encontramos um problema: a brincadeira envelheceu. E talvez já não seja tão divertido brincar com o tabuleiro da Grow como era no começo dos anos 90.

Baixe Imagem e Ação para Android

Baixar Imagem e Ação para iOS

Baixar Imagem e Ação para Windows 8

Reveja o nosso último App do Dia: Nossa Água


Você é desenvolvedor e gostaria de ver seu aplicativo analisado sob a ótica dos nossos editores? Ou é leitor do Softonic e quer ler nossa opinião sobre um app que usa diariamente? Deixe um comentário abaixo ou escreva para redacao@softonic.com.br.


Carregando comentários