Os aplicativos são a melhor maneira de planejar as refeições?

Eu comecei a planejar minhas refeições quando estava grávida. Tinha que ir ao trabalho, voltar para casa e depois de fazer um pouco de exercício, estava exausta! Decidir o que comer, conferir se tinha os ingredientes, preparar a refeição e, finalmente, cozinhar, me deixava sempre tão cansada, que eu duvidava se teria a energia para comer. Mas comer uma dieta bem equilibrada e variada é fundamental para manter os fetos felizes, então o que eu deveria fazer?

Alimentando você mesmo – e os outros

Planejamento da refeição. Isso foi o que eu fiz. Um domingo qualquer, me sentei com um café, meu laptop, uma pilha de livros de receitas e um bloco de notas, e planejei. Funcionou muito bem. Gostei do resultado, comia uma dieta equilibrada, tinha muitas sobras (uma coisa boa!​​), ficava menos tempo no mercado, menos refeições fora de casa, menos resíduos. Funcionou muito bem e, três anos depois, ainda estou fazendo planos semanais.

Durante esse tempo, os meus métodos mudaram e, ainda por cima, parece que um milhão de novos aplicativos de planejamento de refeição apareceram. Alguns deles são muito bacanas, outros são mais como aplicativos estilo bloco de notas, mas eu estou aqui para dizer que, se você adora comida e adora cozinhar, os aplicativos de planejamento de refeição não são a melhor maneira de planejar sua alimentação.

Mãos à obra

Por que não os aplicativos de planejamento de refeição? Porque eles funcionam limitando sua comida e o repertório de compras. Se você está precisando de tempo e cozinha para evitar que você mesmo – ou os outros – morram de fome, isso pode ser perfeito. Esses aplicativos têm um banco de receitas ou fontes de receitas.

Às vezes, este banco é realmente muito grande – o Cook Smarts, por exemplo, permite que você tire suas receitas a partir de 100 fontes de receitas diferentes – e, em outros, é um pouco mais limitado. De qualquer maneira, eles se ocupam de decidir o que você vai cozinhar, apresentando uma variedade pequena que eles acham que pode atender suas necessidades.

Planejamento de refeição

Muitos deles também permitem que você acompanhe o seu orçamento. Você pode restringir suas compras às lojas mais baratas, preencher dados para comprar em maior quantidade, cozinhar para encher o seu freezer e muito mais. Eles também permitem que você se adapte a diferentes dietas. Sem glúten? A maioria desses aplicativos são abrangentes.

Uma vez feito o seu plano de refeição, ele vai preparar uma lista de compras que significa não somente quase zero preocupações para você, mas que é também adaptável à sua loja local, de modo que ele sugere suco de maçã em lugar de compota de maçã, se esta não for vendida na sua loja.

Faça o esforço de comer

Esses aplicativos usam suas tecnologias para levar todas as suas informações, exigências e preferências a um plano limpo, claro e facilmente executável para sua semana. Em alguns casos você pode programar o aplicativo para fazer um plano de refeições que se estende às próximas semanas ou até meses.

Ele realmente se encarrega de alimentar a sua família, deixando seu tempo livre para fazer outras coisas. Se você pagar por um serviço abrangente ou contar com a entrega das compras, efetivamente, tudo o que você tem que fazer é aparecer na cozinha e seguir alguns passos simples estabelecidos.

Mas, eu gosto de pensar!

E aqui está o problema. Eu gosto de planejar meu cardápio, eu gosto de comprar os alimentos e gosto de cozinhar! É uma forma de relaxar. Adoro sentar com minhas receitas, decidir o que comer, o que está na época, o que estava bom de comprar no mercado, pratos que quero experimentar, e muito mais.

Minhas receitas têm de tudo e as opções fornecidas pelos aplicativos simplesmente não cobrem todas elas. Tenho receitas em papel, e mesmo que você possa adicioná-las manualmente em quase todos os aplicativos, é um trabalho chato e entediante. Eu não compro em lojas normais o tempo todo. Eu vou a mercados especializados, novas feiras e confiro outros supermercados para me divertir. Enfim, escrever uma lista de compras não é um grande cansaço para mim!

Meu jeito

Vou dizer o que eu faço. Pode não ser para todos, mas funciona para mim. Talvez você possa tirar algo da minha experiência.

A primeira coisa que você precisa fazer ao decidir como planejar suas refeições é ser honesto sobre de onde as suas ideias e receitas vêm. Tenho receitas antigas de sites e blogs salvos como favoritos do Chrome, o que me permite sincronizá-los em vários dispositivos. Quando eu descubro novas receitas e ideias enquanto estou navegando no iPad, eu as guardo no Pocket. Se você salvá-los no Pocket usando a extensão do navegador, você também poderá adicionar tags, que são especialmente úteis.

Chrone Sync é uma grande opção para receitas

As receitas testadas e aprovadas pela família são salvas no Delicious. É um serviço antigo com ótimas opções de marcação, bem como espaço para anotações, muito importante na hora de cozinhar. Além disso, se outras pessoas têm o mesmo link guardado publicamente, você pode ler suas notas, que vão acrescentar os comentários do blog e as avaliações das receitas.

Delicious é um app antigo, mas funciona bem

Use seus livros de receitas (de papel)

Para ser capaz de aproveitar as receitas de livros de culinária, eu uso o Eat Your Books. É um serviço pago que pega livros de receitas populares e digitaliza o índice, nomes de receitas e categorias. Você faz o login, e diz ao aplicativo quais dos livros indexados você possui. Depois de adicionar a sua coleção, você vai poder procurá-los a partir do seu computador, como se estivessem todos online.

Serviço Eat Your Books têm versões digitalizadas de livros

Depois de encontrar a receita que você quer, anote o nome do livro, caminhe até sua estante de livros e pegue ele! É verdade que o Eat Your Books não tem todos os livros de receitas em seu banco de dados…  Mas, em primeiro lugar, eles têm muitos; segundo, eles estão constantemente adicionando novos títulos; em terceiro lugar, se há um livro seu que não está indexado, você mesmo pode adicioná-lo. Note que o serviço só lida com livros disponíveis em inglês.

Fazendo o plano mestre

Depois de usar as fontes acima mencionadas eu começo a planejar. Para escrever o plano e minha lista de compras eu uso o Wunderlist. Eu faço uma nota aproximada das minhas ideias e lembretes para a semana, e, depois, rastreio as receitas que cabem no meu bolso, utilizando as opções de pesquisa e de marcação dos aplicativos mencionados acima.

Depois de decidir (deixando espaços em branco para as escolhas de última hora ou as refeições fora de casa), confiro na cozinha para não me abastecer de ingredientes que já tenho e elaboro uma lista de compras. Como todo o planejamento é feito no Wunderlist, o plano e a lista estão disponíveis em vários dispositivos, e para vários usuários, o que significa que se você quiser envolver o seu parceiro, colega de quarto ou as crianças no processo, você pode.

Lista de compras no Wunderlist

Os contras e alguns possíveis ajustes

Será que este método tem alguma desvantagem? Claro que tem. Dependendo do seu ponto de vista e, mesmo se você for como eu, que gosta de planejar a sua comida, há vários detalhes que eu tenho certeza que poderiam melhorar meu método caso fossem polidos. Para começar, é preciso pensar, e ter tempo. Não é uma quantidade enorme – se eu estou com pressa, posso fazer a lista em 15 minutos, mas eu sou mais propensa a gastar uma hora.

Você vai ter que criar uma lista de compras manualmente, que não vai ajudar na hora que você estiver fora fazendo as compras. Enfim, é mais fácil fazer em um computador ou laptop. Tem que navegar um pouco entre as abas, e fazer um monte de copiar e colar. A menos que você tenha dedos extraordinariamente hábeis, é um pouco confuso fazer isso em um tablet ou telefone.

As coisas podem ficar meio complexas

Para cortar alguns desses contras, você pode incorporar uma lista de compras e/ou um aplicativo de monitoramento da despensa. Isso funciona bem se você faz compras semanais. Há também aplicativos que vão ajudá-lo a abastecer o seu freezer, e nada impede que você use o meu método por dias, semanas ou meses.

Se o seu planejamento de cardápio é somente para alimentar as pessoas, então este método representa uma quantidade colossal de estresse que poderia ser evitada. Se você adora comida, cozinhar e pensar em ambos, então você pode transformar o planejamento do cardápio no seu novo hobby.

Como você planeja as refeições na sua casa?

[Artigo original em inglês]

Carregando comentários