Aplicativo permite que cegos e surdos possam frequentar cinemas

Aplicativo permite que cegos e surdos possam frequentar cinemas

Um aplicativo chamado WhatsCine promete ser de grande ajuda aos deficientes audiovisuais que gostariam de frequentar cinemas. Isso porque se trata de um programa que exibe na tela de um smartphone um intérprete da língua brasileira de sinais (a libra) e legendas para surdos, além de audiodescrição para cegos.

WhatsCine permite que deficientes audiovisuais frequentem salas de cinema

Até o momento, o app funciona apenas nas salas de cinema do shopping Frei Caneca e é compatível com alguns poucos filmes (veja a relação no site do programa). Para que o WhatsCine passe a rodar em outros títulos, é necessário uma negociação direta com as produtoras para a adaptação do conteúdo de tradução para os deficientes audiovisuais (a interpretação das libras, as legendas e a audiodescrição).

WhatsCine permite que deficientes audiovisuais frequentem salas de cinema

O WhatsCine está alinhado com as definições do Digital Cinema Initiatives (DCI), estando inteiramente preparado para o cinema digital. A tecnologia é implementada sem alteração nas cópias dos filmes, uma vez que o sincronismo é realizado via áudio externo, sem necessidade, portanto, de adaptação ou conexão com os equipamentos das salas de cinema.

As salas de cinema também também precisam dispor de uma rede wi-fi para que seja feita a comunicação entre o smartphone com o aplicativo e o notebook que deve ficar instalado na sala de projeção. Além disso, para a iluminação da tela do smartphone ou tablet não atrapalhar outros frequentadores, o brilho da tela é reduzido, caso a opção de legendas – exibidas na cor branca sobre um fundo preto – seja escolhida. Além disso, no sistema de libras, o intérprete também utiliza uma camiseta preta, e no caso da audiodescrição, um fone de ouvido é usado.

WhatsCine permite que deficientes audiovisuais frequentem salas de cinema

O WhatsCine foi criado na Universidade Carlos III, localizada em Madri (Espanha), e no Brasil funciona em parceria com a entidade Mais Diferenças, que trabalha com diversos projetos e políticas de inclusão. O app é compatível com dispositivos Android e iOS (iPhone e iPad) e permite a veiculação de publicidade interativa e transmissão de informações diretamente nos celulares.

[Fontes: WhatsCine | Uol Tecnologia]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Ver todos os comentários
Carregando comentários