Anúncio

Artigo

Novo recurso do Android detecta apps contaminados por vírus

Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

O Google anunciou na última quinta-feira (10/4) que o Android passa a contar com uma funcionalidade que aperfeiçoará a segurança dos smartphones e tablets que contam com o sistema operacional. Isso porque o recurso conseguirá detectar aplicativos que tragam códigos maliciosos (vírus, spywares, trojans, etc) instalados.

Segundo a empresa, a plataforma vai monitorar o comportamento dos aplicativos baixados, o que inclui até mesmo aqueles que foram adquiridos fora do Google Play, a loja oficial de apps do Google. Caso algum tipo de malware seja encontrado, o usuário receberá um alerta de que algo está errado com o download em questão. A partir daí, ele pode decidir se prossegue com a instalação do programa ou o remove do dispositivo.

Novo recurso do Android detecta apps contaminados por vírus

A nova funcionalidade aparecerá na opção “Verificar Aplicativos” – lançado a partir da versão 4.2 do sistema operacional – presente no menu de Configurações. Ainda que esse recurso enviasse alertas ao usuário, o comportamento do app não era verificado, o que dava margem a análises imprecisas.

O Google planeja liberar a funcionalidade nas próximas semanas, gradualmente. Ela será compatível com Androids a partir da versão 2.2. Com isso, segundo a empresa, o recurso vai alcançar até 95% da aparelhos (entre smartphones e tablets) que utilizam a plataforma.

Essa medida demonstra que a segurança do Android ganhou maior prioridade para o Google. Isso porque o sistema operacional móvel é o mais usado do mundo, com 78% de participação do mercado. Com isso, torna-se o maior alvo de criminosos virtuais.

[Fonte: Folha de São Paulo]

Veja também:

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais