Android KitKat está instalado em apenas 1,8% dos dispositivos, três meses após lançamento

Android KitKat está instalado em apenas 1,8% dos dispositivos, três meses após lançamento

Apesar de toda a campanha em torno da chegada do Android 4.4 KitKat em outubro do ano passado, a mais recente versão do sistema operacional do Google está instalada atualmente em apenas 1,8% dos dispositivos que acessam o Google Play.

Os dados, colhidos entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro, são do próprio painel de desenvolvedores Android do Google. O Android KitKat foi lançado há mais de três meses, mas a disponibilização do sistema está sendo feita gradualmente para os aparelhos mais novos. Além disso, o Google depende de diversos fabricantes de celulares para fazer chegar aos usuários as atualizações do sistema operacional, ao contrário da abordagem centralizada da Apple. O resultado disso é que o iOS 7, um mês após o lançamento, já estava instalado em mais de 70% dos dispositivos compatíveis.

Ainda hoje, a versão mais comum do Android é a Jelly Bean, com aproximadamente 60% de todos os aparelhos. Em seguida, vem o Android Gingerbread, de 2010, com expressivos 20%. Certamente, levará muito tempo para que o Android KitKat atinga o mesmo nível de presença do iOS 7, o que mostra que a luta do Google contra a fragmentação do seu sistema operacional móvel ainda está longe de terminar.

A fragmentação do Android não é ruim apenas para os desenvolvedores. Os usuários de dispositivos mais velhos e versões mais antigas do sistema começam a ter dificuldade para atualizar aplicativos e instalar novos apps.

[Fonte: Android Developer Dashboard]

  • Link Copiado!
Carregando comentários