Anúncio

Artigo

Álbum de fotos colaborativo é a nova aposta do Facebook

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Em breve, será possível criar álbums de fotos colaborativos no Facebook. A rede social começou a testar o novo recurso com um número limitado de pessoas, mas – como de praxe – o plano é disponibilizar esses álbuns para todos os usuários no futuro.

Os álbuns de fotos compartilhados permitirão criar um álbum colaborativo com controle total de privacidade. Você poderá escolher entre compartilhá-lo publicamente, permitir acesso a amigos dos criadores ou somente aos próprios contribuintes. Dessa forma, só visualiza o álbum quem você realmente quer.

Álbum de fotos colaborativo é a nova aposta do Facebook

A versão do recurso que ainda está sendo testada tem limitações: máximo de 50 participantes e cada um pode compartilhar até 200 fotos. Os desenvolvedores do Facebook afirmam que estes números podem aumentar no futuro, se necessário. Além disso, os álbuns colaborativos funcionam apenas na web. Entretanto, não há dúvidas de que o recurso também chegará às versões do Facebook para celular e tablet quando estiver estável.

A ideia de desenvolver álbuns de fotos colaborativos surgiu dos tradicionais “hackathons” do Facebook, eventos nos quais os funcionários se reúnem fora do trabalho para propor novidades e criar funções experimentais. “Neste exato momento, se você estivesse numa festa e fossem criados três álbuns diferentes, você provavelmente não poderia ver todas a fotos [em função das configurações de privacidade], o que é bastante confuso e frustrante”, diz Bob Baldwin, o engenheiro do Facebook que chefia o projeto dos álbuns compartilhados.

O Facebook não é a única empresa que enxerga o valor por trás dos álbuns de fotos colaborativos. Durante o “I/O 2012”, o Google anunciou uma atualização para o Google+ que permitia aos usuários da rede social criar e gerenciar álbuns de maneira compartilhada. No Google+, a funcionalidade ganhou o nome de “Party Mode”.

Fonte: Mashable

Posts relacionados:

Download do Facebook:

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais