Anúncio

Dicas e truques

Como abrir legendas no VLC Media Player

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

  • Atualizado:

Imagine um final de semana chuvoso, frio, daqueles que não dá muita vontade de sair. Nada melhor do que alugar um bom filme, estourar um caminhão de pipoca e aproveitar o cobertor ao máximo. Mas, espera aí: se não dá vontade de sair como é que você vai alugar o filme?

Nestas horas que a Internet é a nossa salvação. Basta ter o VLC Media Player instalado, aproveitar o estoque de filmes que você já tem no computador e não vai faltar diversão até segunda-feira. Só que tem um probleminha: as legendas. Não existe maneira de fazê-las funcionar corretamente e a dor de cabeça já fez você desistir de usá-las…

Calma, abrir legendas no VLC Media Player é fácil e não dói nada. Claro que, para começar, você precisa ter o arquivo da legenda para o filme que deseja assistir. Não sabe onde encontrar: dê uma olhada no Legendas.tv e no OpenSubtitles.org – certeza que estas páginas têm o que você procura.

Agora, veja como é fácil usar as legendas no player mais versátil que existe:

Em geral, os arquivos de legendas costumam ter as extensões .SRT ou .SUB

1. Arquivos com o mesmo nome

Se o arquivo  tem o mesmo nome do arquivo do vídeo, o VLC Media Player reconhece e carrega a legenda automaticamente. Você não precisa mover um dedo sequer, basta conferir – e se preciso, renomear – se ambos os arquivos têm o mesmo nome e, evidentemente, estão na mesma pasta.

Entretanto, atenção: no caso de ter de renomear o arquivo, não altere a extensão!



2. Arquivos com nomes diferentes

Quando os arquivos têm nomes diferentes, basta você usar o menu superior e abrir função de Trilha de Legendas do VLC Media Player. Para isso, primeiro abra o aquivo do filme. Depois, clique em “Vídeo>Trilha de Legendas>Abrir Arquivo”.

Selecione o arquivo da legenda e espere que ela apareça na tela. Mas, não se esqueça: o arquivo da legenda deve ser sincronizado para o Release do arquivo de vídeo. Release? O que é isso? Quando você faz uma busca por um arquivo de legenda, percebe que o nome do arquivo é complexo, com alguns caracteres um pouco sem sentido, como na imagem abaixo:


A versão (ou Release) do arquivo da legenda deve ser a mesma do arquivo de vídeo por questões de sincronização, fontes e etc. Então, certifique-se de ter os arquivos corretos e aperte o “play” com força que o final de semana promete!

E então, qual vai ser a bateria de filmes que você vai assistir no VLC?

Felipe Pessoa

Felipe Pessoa

Os mais recentes de Felipe Pessoa

Diretrizes Editoriais