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A Sony quer que os seus jogadores de PlayStation tenham sempre a experiência perfeita com esta patente

Pode ser o maior avanço nos videogames em uma década

A Sony quer que os seus jogadores de PlayStation tenham sempre a experiência perfeita com esta patente
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

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A Sony Interactive Entertainment registrou uma patente para uma função que poderia modificar a dificuldade dos jogos de acordo com a habilidade dos jogadores. A ideia, em poucas palavras, seria ajustar a dificuldade ao nosso nível para que todos tivéssemos a mesma experiência.

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A patente, que foi publicada no início deste mês e compartilhada no site da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), refere-se à função como ‘calibração de dificuldade adaptativa para atividades baseadas em habilidades em ambientes virtuais’.

Essencialmente, refere-se à ideia de coletar dados dos usuários enquanto jogam, que posteriormente poderiam ser avaliados para descobrir como seu nível de habilidade ‘corresponde a um nível esperado de desempenho’.

Uma experiência igual para todos, é justo?

Além disso, a patente explica que se a habilidade de alguém não corresponder ao chamado ‘nível de desempenho esperado‘, diferentes parâmetros relacionados à dificuldade (velocidade de movimento, número de inimigos e força dos personagens dos jogadores) podem ser ajustados automaticamente e incrementalmente.

Curiosamente, também não parece que a coleta de dados e a adaptação da dificuldade se limitariam a apenas um jogo. A patente continua dizendo: ‘Em certos casos, uma habilidade associada a um jogo pode corresponder a uma habilidade de outro jogo. Por exemplo, uma pessoa habilidosa em se mover para novas posições em um jogo de tiro em primeira pessoa pode corresponder a uma pessoa que corre rapidamente em um jogo de corrida’.

‘Alternativamente, uma fraqueza de uma pessoa que joga um jogo em primeira pessoa pode incluir demorar muito para mirar com precisão em um alvo e essa fraqueza pode corresponder a uma tendência dessa pessoa de não reagir rapidamente quando um veículo tenta ultrapassar seu veículo em um jogo de corrida. Isso significa que os dados coletados de um jogo podem ser usados para ajudar a selecionar os parâmetros de dificuldade que serão atualizados quando uma pessoa jogar um jogo diferente.’

Assim como acontece com qualquer função patenteada, é importante lembrar que o fato de ter sido registrada não significa que será implementada definitivamente no futuro. No início deste ano, foi publicada outra patente da Sony que descrevia uma função que permitiria aos jogadores repetir campanhas a partir de ‘pontos de ativação’ selecionáveis por streaming.

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No entanto, isso também não é algo que tenha se tornado realidade ainda. Dito isso, esse tipo de inovações fazem pensar muito e sugerem novas abordagens que os desenvolvedores poderiam adotar no futuro. Embora pareça muito difícil padronizar isso e fazer bem.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

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