Sam Altman quer que ChatGPT seja usado por bilhões de usuários, e não por apenas algumas centenas. E como isso é alcançado? Transformando sua ferramenta em um mecanismo de busca, como o Google.
Os rumores indicam que OpenAI, criador do ChatGPT, está desenvolvendo um novo produto de busca na web que poderia competir com empresas consolidadas como o Google e o Bing.
De acordo com um artigo recente do The Information, a OpenAI está trabalhando em uma ferramenta de busca que provavelmente usaria a funcionalidade de busca do Bing da Microsoft como base.
O futuro da OpenAI passa por transformar o ChatGPT em Chrome
Embora a OpenAI não tenha confirmado oficialmente esses planos, seus esforços para expandir o conhecimento e as capacidades de navegação na web do ChatGPT sugerem que a empresa está avançando para uma abordagem mais contextual e conversacional da pesquisa.
O relatório especula sobre a possibilidade de que a nova ferramenta seja integrada diretamente no próprio ChatGPT como uma função premium para assinantes pagos. No entanto, seu lançamento como um produto de busca independente também continua sendo uma opção.
O fato de a OpenAI recorrer ao Bing para impulsionar elementos de sua suposta oferta de busca coincide com os vultosos investimentos que a Microsoft tem feito na startup de IA nos últimos anos.
A Microsoft já incorporou os modelos da OpenAI em produtos como Bing Web Search e Copilot. Aproveitando as forças de ambas as empresas, a ferramenta de busca da OpenAI poderia adotar uma abordagem baseada no conhecimento que supere os motores de busca tradicionais focados apenas em palavras-chave e links.
Embora intrigante, ainda não está claro se a integração de IA como ChatGPT realmente atrairá os usuários da busca do Google. A Microsoft já percorreu esse caminho no passado, tentando superar o Google com experiências de busca baseadas em IA, mas mal conseguiu aumentar sua participação de mercado.
A tecnologia da OpenAI oferece novas possibilidades interessantes, mas os usuários tendem a ficar presos aos hábitos quando se trata de ferramentas básicas como a busca na web. Ou seja, é difícil sair do uso do Chrome todos os dias.