Anúncio

Notícias

A Microsoft admite que o Publisher está obsoleto e será descontinuado

A Microsoft admite que o Publisher está obsoleto e será descontinuado
Daniel García

Daniel García

  • Atualizado:

A Microsoft anunciou que o Publisher, o serviço da empresa focado na diagramação de publicações, será gradualmente descontinuado e terá seu suporte completamente abandonado a partir de 2026. Com isso, a empresa revela que as expectativas em relação a esse serviço, que está em vigor há mais de 30 anos, não estão sendo atendidas há algum tempo, levando a Microsoft a tomar a decisão de removê-lo da equação.

O Microsoft Publisher é um dos programas que tem acompanhado o pacote profissional do Office 365 por muito tempo. É possível que muitos usuários nunca tenham conhecido esse serviço, já que, além de estar sendo pouco utilizado nos dias de hoje, ele está disponível apenas para usuários pagos.

Microsoft Publisher Acessar

O suporte ao Publisher será encerrado em 2026

Através de uma postagem em seu blog oficial, a Microsoft anunciou que o Publisher não fará mais parte de seus planos como serviço no futuro. Como sempre, para garantir uma transição suave para as pessoas e empresas, eles manterão o serviço por um tempo adequado para que os usuários encontrem outras alternativas. No entanto, em outubro de 2026, o serviço será oficialmente descontinuado.

Quando o serviço expirar, ele deixará de fazer parte do Microsoft 365, portanto, não estará mais acessível. Enquanto isso, as pessoas que usavam esse serviço terão dois anos e meio para encontrar uma alternativa próxima aos seus interesses.

A nova estrela é Copilot

Por outro lado, enquanto alguns serviços já têm sua morte anunciada, há outros que não param de se expandir. Esse é o caso do Microsoft Copilot, a Inteligência Artificial sobre a qual a empresa está focando grande parte de seu marketing. Na verdade, nos últimos dias, o serviço de Microsoft Teams de Chat 365 já foi rebatizado como tal, e meses atrás, o Bing Chat também foi descontinuado para que o Copilot também assumisse o controle.

Trata-se de uma estratégia agressiva por parte da Microsoft, que quer seguir o curso da indústria tecnológica, que tem focado a maior parte de seu interesse em tudo o que envolve a Inteligência Artificial. E é que, Copilot, embora tenha apenas um nome, em seu interior engloba uma ampla gama de serviços e que cada vez faz parte de mais aplicativos dentro da Microsoft.

Microsoft Publisher Acessar
Daniel García

Daniel García

Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.

Os mais recentes de Daniel García

Diretrizes Editoriais