Notícias
A Microsoft admite que o Publisher está obsoleto e será descontinuado


- 16 de fevereiro de 2024
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:22

A Microsoft anunciou que o Publisher, o serviço da empresa focado na diagramação de publicações, será gradualmente descontinuado e terá seu suporte completamente abandonado a partir de 2026. Com isso, a empresa revela que as expectativas em relação a esse serviço, que está em vigor há mais de 30 anos, não estão sendo atendidas há algum tempo, levando a Microsoft a tomar a decisão de removê-lo da equação.
O Microsoft Publisher é um dos programas que tem acompanhado o pacote profissional do Office 365 por muito tempo. É possível que muitos usuários nunca tenham conhecido esse serviço, já que, além de estar sendo pouco utilizado nos dias de hoje, ele está disponível apenas para usuários pagos.
O suporte ao Publisher será encerrado em 2026
Através de uma postagem em seu blog oficial, a Microsoft anunciou que o Publisher não fará mais parte de seus planos como serviço no futuro. Como sempre, para garantir uma transição suave para as pessoas e empresas, eles manterão o serviço por um tempo adequado para que os usuários encontrem outras alternativas. No entanto, em outubro de 2026, o serviço será oficialmente descontinuado.
Quando o serviço expirar, ele deixará de fazer parte do Microsoft 365, portanto, não estará mais acessível. Enquanto isso, as pessoas que usavam esse serviço terão dois anos e meio para encontrar uma alternativa próxima aos seus interesses.
A nova estrela é Copilot
Por outro lado, enquanto alguns serviços já têm sua morte anunciada, há outros que não param de se expandir. Esse é o caso do Microsoft Copilot, a Inteligência Artificial sobre a qual a empresa está focando grande parte de seu marketing. Na verdade, nos últimos dias, o serviço de Microsoft Teams de Chat 365 já foi rebatizado como tal, e meses atrás, o Bing Chat também foi descontinuado para que o Copilot também assumisse o controle.
Trata-se de uma estratégia agressiva por parte da Microsoft, que quer seguir o curso da indústria tecnológica, que tem focado a maior parte de seu interesse em tudo o que envolve a Inteligência Artificial. E é que, Copilot, embora tenha apenas um nome, em seu interior engloba uma ampla gama de serviços e que cada vez faz parte de mais aplicativos dentro da Microsoft.

Graduado em Jornalismo, Daniel é especializado em videogames e tecnologia, escrevendo atualmente para Andro4all e NaviGames, e tendo escrito para mais portais da Difoosion como Alfa Beta Juega ou Urban Tecno. Ele gosta de estar atualizado com as notícias, assim como de leitura, videogames e qualquer outra forma de expressão cultural.
Os mais recentes de Daniel García
- O aplicativo Mensagens do Google recebeu uma interface de fotos… mas não é nada de especial
- Graças ao GOG, agora você pode jogar God of War no seu PC sem nenhum DRM
- Embora a Microsoft não tenha anunciado, você já pode desativar o OneDrive no Windows 11
- A versão 2024 do Windows 11 já está disponível no Flight Hub do programa Insiders
Também pode te interessar
- Notícias
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
- Notícias
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
- Notícias
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
- Notícias
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
- Notícias
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
- Notícias
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais